A Coleção ‘Aquarela Brasil’ foi uma iniciativa promovida pela Keune Haircosmetics dentro de programa interno que incentiva gratuitamente a capacitação dos profissionais de beleza
Guiada pelo dinamismo das tendências e inovações no setor de beleza, a Keune Haircosmetics, marca de produtos capilares profissionais, reafirma o seu compromisso com a educação e criatividade ao apresentar a primeira coleção de cabelos que visa celebrar a riqueza cultural, a diversidade étnica e a beleza do Brasil.
O projeto, intitulado de Aquarela Brasil, traduz a essência das 5 regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) através de cortes e cores inspirados na flora, na fauna, no clima e nas tradições locais. O objetivo é incentivar que todos abracem suas próprias identidades, celebrando as raízes e os elementos culturais de cada lugar. As localidades que serviram como base para essa criação foram: Brasília, Campo Grande, Cascavel, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Londrina, Minas Gerais, Norte e Nordeste, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
Coleção Minas Gerais
Essas criações são o resultado do “Keune Talent”, um programa gratuito de visibilidade e desenvolvimento profissional, no qual cabeleireiros convidados pela marca têm a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas, expandir seus conhecimentos e impulsionar suas carreiras. Com duração de dois anos, o projeto foi idealizado para estimular o potencial desses profissionais.
“Durante o ano passado, nosso objetivo foi proporcionar um mergulho completo para nossos Keune Talents, com uma programação diversificada que estimulasse tanto a criatividade quanto o aprimoramento técnico. Os laboratórios presenciais, espalhados por 14 cidades brasileiras, ofereceram aos cabeleireiros a chance de explorar diferentes tons e técnicas, com um foco especial em coloração e descoloração. Através desses encontros, os profissionais tiveram a oportunidade de criar uma coleção do zero, com o suporte de mentorias presenciais e on-line”, conta Silmara Perla, Diretora de Marketing e Capacitação da Keune. “Para 2025, o desafio de cada hairstylist foi traduzir a diversidade de cada região brasileira com visuais que explorassem tendências e metodologias diversas”, complementa.
Dentro dessa jornada imersiva, “Liberdade” retrata a evolução de São Paulo, desde as suas raízes coloniais até se tornar uma metrópole livre, diversa e dinâmica. A criação dos cabelos reflete a essência de cada etapa dessa trajetória, capturando a transformação e o crescimento que moldaram a cidade. Com isso, a coleção celebra São Paulo como um ícone global de liberdade e pluralidade, onde cada visual é uma expressão dessa diversidade.
Coleção São Paulo
“As Estações do Sul” explora as belezas naturais de Cascavel, no Paraná, e as diferentes cores e sensações de cada estação do ano. No outono, a paleta remete aos tons quentes das folhas que caem, do laranja ao marrom. A primavera, por sua vez, traz cores vibrantes, celebrando o renascimento da natureza. Já o inverno é inspirado pelo pinhão, que transforma a paisagem em um cenário único. Cada visual da coleção incorpora esses elementos, refletindo a essência e a energia de cada estação do ano.
Coleção Nordeste e Rio de Janeiro
“Floresta e Sertão: Um Mar de Origens” celebra a diversidade e a riqueza natural do Norte e Nordeste. Inspirada nas distintas texturas e tonalidades do sertão, ela exalta a autenticidade de cada fio e homenageia a singularidade e a força cultural dessa região.
Para Marcelo Raskin, CEO da Keune Haircosmetics no Brasil, este projeto não é apenas uma expressão artística, mas um reflexo do investimento da Keune com o potencial dos profissionais e com a educação contínua que os oferece. “Há quatro anos, investimos no programa como uma forma de impulsionar o crescimento e a evolução dos profissionais da área. Nosso objetivo é não apenas identificar e apoiar talentos, mas também proporcionar uma oportunidade real de destaque para aqueles que buscam se aprofundar e se aperfeiçoar, sempre com o foco em desenvolvimento, contribuindo para o crescimento da profissão e da indústria como um todo”.