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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarCabelo sob medida: tudo sobre a tendência de customização de shampoos

Cabelo sob medida: tudo sobre a tendência de customização de shampoos

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Marcas de haircare investem na customização e até em inteligência artificial para entregar uma rotina de cuidados personalizada

Se nós mudamos diariamente, porque nosso cabelo seria sempre o mesmo? Seja pelo clima que esfriou de repente, pela comida mais ‘pesada’ do fim de semana ou simplesmente por nosso estado de espírito, nossos cabelos são sim ‘de lua’. E por isso, nem sempre nos damos bem com os produtos disponíveis para ele — quem nunca comprou um shampoo que prometia milagres, mas na verdade fez o exato oposto?

Num mar de possibilidades capilares que o mercado nos oferece, ter um produto que resolva a maioria das nossas questões é um sonho cada vez mais real. Com muita pesquisa e um pouco de inteligência artificial, a era da personalização chegou aos cabelos! De possibilidades customizáveis à produtos totalmente personalizáveis, novas marcas estão chegando ao mercado com a premissa de entregar a rotina de haircare perfeita para cada um.

Startups hiper tecnológicas, como a JustForYou e a MeuQ, investiram em inteligência artificial para criar produtos 100% personalizados, de acordo com as vontades e necessidades dos clientes. A ideia é simples: você responde um questionário, apontando o que procura num produto e um sistema inteligente cria a fórmula ideal. Além dos seus desejos, são levados em conta o tipo de cabelo e couro cabeludo, nível de stress, dieta… Além de objetivos como hidratação, nutrição, proteção de cor, volume e definição.

“Cada vez mais, as pessoas buscam soluções que atendam suas necessidades individuais. A grande indústria, por sua vez, pelo seu modelo de negócio de produção em larga escala, acaba desenvolvendo categorias de produto para atender milhares de pessoas”, comenta Pedro Nunes, sócio proprietário da MeuQ.

Beatriz Zogaido e Rodrigo Stoqui, CEOs da JustForYou, contam que a grande vantagem disso, para a marca, é poder ter uma relação direta com o consumidor, com muito mais envolvimento, além de flexibilidade e estoque reduzido. “Com nossa base de dados grande (só em 2020 foram quase um milhão de fórmulas), conseguimos ter uma assertividade de mais de 99%, atendendo a todo mundo com sucesso”, explica Beatriz.

Por outro lado da questão, nossos cabelos realmente mudam todo dia e, talvez, a fórmula perfeita não funcione tanto assim sempre. Sendo assim, marcas como a GE Beauty, de Camila Coutinho, entregam produtos que podem ser customizados a cada aplicação! “Eu quis desenvolver uma linha de produtos que não criasse problemas para a gente. Acho muito importante a pessoa poder decidir o que ela quer fazer com o próprio cabelo, parando e pensando no que estamos consumindo e porque”, conta.

Ela desenvolveu um kit básico para que as pessoas decidam o que tratar, de acordo com a necessidade, o interesse e a vontade daquele dia. São quatro ‘boosters’ diferentes, que podem ser adicionados ao shampoo, máscara condicionadora ou leave-in. Em comum, essas marcas acreditam numa rotina minimalista, com poucos produtos, mas de alta performance, que resolvam todas as questões, sem a necessidade de encher a prateleira. A boa notícia é que todas elas tem preços medianos, mas acessíveis, comparando com o resto do mercado – afinal, queremos cabelos lindos, sem estourar o orçamento do mês, né?

Para quem já tem seu haircare perfeito e quer levar a personalização a outro nível, a tricologista Roberta Gomes criou o ‘Hair Concept by Roberta Gomes’, pioneira mundial em customização de tratamentos para saúde dos cabelos. “A partir de uma análise profunda e detalhada dos fios e do couro cabeludo, elaboramos tratamentos com tecnologias de ponta, ativos exclusivos e terapias desenvolvidas especialmente para cada tipo de cabelo e necessidade”, explica Roberta. O tratamento começa no salão e continua em casa, com produtos desenvolvidos especificamente para o cliente. Os algoritmos realmente chegaram aos nossos cabelos – que bom!

 

 

 

 

 

 

Fonte: RevistaQuem 21.05.2021

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