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Cabelos crespos e cacheados: marcas estão mais atentas, mas ainda há gaps de demanda

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Estudos apontam que os consumidores esperam maior especificidade de produtos, inclusive considerando as diferenças de texturas

Por Estela Mendonça

Conhecer profundamente as rotinas e demandas dos consumidores com cabelos crespos e cacheados é, sem dúvida, o primeiro passo para oferecer produtos que efetivamente atendam às mais diversas expectativas de um universo gigante de oportunidades. Uma importante contribuição para isso foi o estudo “Cuidados com o Cabelo”, publicado em abril pela Mintel, que analisou de forma inédita os comportamentos e atitudes dos consumidores brasileiros, conforme o tipo de textura de cabelos, considerando a nomenclatura 1 (liso), 2A (ondulado aberto), 2B/2C (ondulado), 3A (cacheado), 3B/3C (muito cacheado), 4A (crespo), 4B (muito crespo), e 4C (crespo zigue-zague).

Amanda Caridad, analista sênior de beleza e personal care da Mintel para a América Latina

“Para os consumidores que têm cabelos cacheados e crespos, a busca por fios mais naturais e o uso de penteados que celebrem sua ancestralidade têm ganhado espaço, indicando a oportunidade para que as marcas brasileiras continuem a investir em diversidade e representatividade, desenvolvendo fórmulas que respeitem as necessidades de cada tipo de textura”, avalia Amanda Caridad, analista sênior de beleza e personal care da Mintel para a América Latina.

De acordo com a pesquisa, 36% dos brasileiros que descreveram seu cabelo como tendo textura 3A (cacheado) afirmaram que durante a pandemia decidiram usar seu cabelo de forma natural. Já entre os que descreveram a textura do seu cabelo como 3B/3C (muito cacheado), 36% afirmaram que seu penteado é parte fundamental de sua identidade. “Os dados reforçam a importância das marcas continuarem a investir em produtos e campanhas que celebrem a diversidade de fios”, afirma Amanda.

Penteados preferidos

O estudo da Mintel também analisou os tipos de penteados mais usados pelos consumidores que têm cabelos cacheados e crespos. Entre os entrevistados, 43% relataram usar os fios ao natural, sem tratamentos químicos ou escova ou chapinha, e 26% mantêm os fios ao natural, mas recorrem ao uso de escova ou chapinha. Já 20% fazem uso de relaxamento, para manter os cachos mais soltos e reduzir o frizz e os demais recorrem ao penteado afro curto (13%), tranças naturais (8%), tranças com extensões sintéticas (8%), afro (7%), extensões (4%), perucas (2%) e dreads (2%).

Para Amanda, os dados revelam potencial para que as marcas explorem linhas exclusivas de tratamento e cuidados diários considerando os penteados usados por esses consumidores. “No caso das tranças, por exemplo, é sabido que alguns consumidores podem desenvolver alopecia por tração, apresentando falhas no couro cabeludo, e até incômodo causado pelo peso. Com isso, produtos focados na limpeza, cuidados dos fios e do couro cabeludo poderiam atrair esses consumidores”, analisa. “Além disso, a pesquisa reforça a necessidade das marcas continuarem a desenvolver produtos para modelar os fios dos consumidores que querem usar os cabelos ao natural”.

Afirmação cultural

Naia Silveira, especialista em tendências na WGSN, reforça que, por muito tempo, o cabelo afro não recebia a devida atenção quando o assunto era padrões de beleza e a oferta de produtos para esse público era bem escassa. “Felizmente, isso tem mudado e o cabelo afro vem se livrando das conotações negativas. As pesquisas da WGSN, que é líder mundial em previsão de tendências, têm detectado um movimento crescente de valorização dos cabelos naturais em todo mundo”.

Naia Silveira, especialista em tendências na WGSN

A especialista avalia que, à medida que essa mudança chega ao grande público, os afrodescendentes já não aceitam mais a noção de cabelo “ruim” e usam os seus fios cacheados e crespos como uma forma de afirmação cultural, política e econômica. Nesse sentido, categorias de produtos como “para todos os tipos de cabelo” ou “cabelos normais” já estão desaparecendo dos rótulos dos shampoos, condicionadores e outros de cuidado capilar. “Nossas pesquisas indicam que até 2024 não bastará ter uma única opção para crespos e cacheados, mas sim uma variedade dedicada às diversas texturas desses tipos de cabelo”, afirma Naia.

A WGSN também aponta o cuidado com o couro cabeludo como uma das tendências mais fortes em ascensão, com tratamentos para serem aplicados em casa e também nos salões. Outra tendência importante que começa a chamar à atenção, segundo Naia, são os produtos e equipamentos térmicos, como chapinhas e escovas, que devem buscar atingir temperaturas adequadas para texturas crespas e cacheadas, contemplando com a mesma efetividade raízes e pontas.

Para atender à demanda de um público cada vez mais exigente e empoderado, Naia ressalta que as marcas devem criar produtos capilares para diferentes espessuras e texturas, não se limitando à categorização mais ampla. “Quem não considerar essa necessidade de cuidados ao mesmo tempo diversificados e personalizados, certamente vai perder oportunidades de venda. Quem quiser se manter no jogo, precisa ter bem claro que diversidade é um fator não negociável”.

Entre os produtos a serem oferecidos, Naia acredita que vale a pena investir no desenvolvimento de máscaras pré e pós-shampoo para uma variedade de tipos e texturas de cabelo. Ela também chama a atenção para a skinificação dos cuidados, incluindo a aplicação nos cabelos de alguns produtos utilizados nos rituais de beleza facial. “Essa diversificação e especialização se espalha para todos os níveis de mercado, popular, luxo e profissional, já que apenas uma minoria tem condições de pagar por serviços de alta tecnologia. Por isso, vai ser cada vez mais válido ter nas lojas atendentes bem treinados e firmar parcerias com tricologistas nas redes sociais, tornando informações acessíveis para o público, mesmo que não consigam arcar com os valores dos tratamentos”, completa.

Tratamento no salão

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em parceria com o Sebrae, nos últimos anos foi observado um aumento de 47% na busca por serviços específicos para os cabelos ondulados, cacheados e crespos dentro dos salões. Ainda segundo a pesquisa, somente 11% do mercado de hair care corresponde a produtos para esses tipos de fios e mais de 56% da classe A é representada por mulheres de cabelos crespos, cacheados e ondulados.

A L’Oréal Professionnel, diante desse cenário promissor, lançou Curl Expression, linha exclusivamente para fios com curvatura, com nove produtos profissionais de alta tecnologia e ativos concentrados, que proporcionam 2 vezes mais hidratação e  11 vezes mais definição.

Com glicerina, urea H, ativo emoliente que age retendo a hidratação e reforçando a barreira hidrolipídica, e semente de hibisco, fonte natural de vitaminas e aminoácidos que oferecem umidade, força e maciez para o cabelo, a linha traz dois shampoos, duas máscaras, dois leave-ins, além de um spray de revitalização, para uma rotina profissional completa de limpeza e tratamento.  Um dos destaques é o 10 in 1 mousse, que  promete 10 benefícios para reavivar os cachos e ajudar na transição capilar.

Mariana Salgueiro, diretora de marketing da L’Oréal Professionnel Brasil

Mariana Salgueiro, diretora de marketing da L’Oréal Professionnel Brasil, conta que os produtos foram desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa e inovação na matriz da L’Oréal na França e testados por co-desenvolvedores na África do Sul, Estados Unidos e Brasil. “Quando falamos dos salões, além de oferecermos um produto de altíssima qualidade e tecnologia, estamos liderando uma agenda de treinamentos com os profissionais para que cada vez mais o salão seja um espaço plural e democrático”.

A executiva lembra que o Brasil é um país onde se pode encontrar todos os oito tipos de cabelos mapeados pela L’Oréal, desde o mais liso, até o crespo. “O lançamento de Curl Expression reforça nosso compromisso com a consumidora, pois sabemos que o público de cacheadas e crespas no Brasil é grande e queremos que cada vez mais elas estejam em todos os espaços e se sintam representadas pela nossa marca”.

Cachos longos

A L’Oréal também está apostando em produtos para o mercado de massa, mas já buscando benefícios específicos. É o caso de L’Oréal Paris Elseve Cachos Longos dos Sonhos, primeira linha que se propõe  a salvar até os últimos 3 cm dos cachos,  por meio de tecnologia que une óleo de rícino e ácido hialurônico e promete profunda nutrição da raiz até as pontas dos fios para cachos mais longos, fortes e definidos.

A linha conta com seis produtos, com destaque para Creme Milagroso 3 em 1 com multibenefícios, que pode ser usado como creme pra pentear, máscara de tratamento ou super condicionador, reduzindo o número de produtos a serem utilizados, e o Creme Noturno Anti-travesseiro, primeiro tratamento noturno com esse claim, com fórmula especificamente criada para proteger os cabelos do atrito com o travesseiro, garantindo cachos 50% mais definidos e com duas vezes menos frizz ao acordar.

Cia da Natureza

A empresa de cosméticos sergipana Cia da Natureza desenvolveu, nos últimos dois anos, um dos seus projetos mais ousados e aguardados: Naturiquè, marca de tratamento capilar à base de plantas.

Tatiana de Carvalho, gerente de marketing da Cia da Natureza

A linha Cachos que Encantam é um dos destaques, que conta com shampoo, condicionador, máscara, creme para pentear, gelatina e Day After. Manteiga de cacau, babosa, óleo de rícino e D-Pantenol são alguns dos ingredientes das formulações.

“Entendemos que as mulheres cacheadas vivem um momento de busca por produtos que atendam suas necessidades de transição e aceitação de sua identidade, além de preocupar-se com propósitos de sustentabilidade. Não basta mais cuidar da beleza sem se preocupar com os excessos do consumo e danos ao planeta”, afirma Tatiana de Carvalho, gerente de marketing da Cia da Natureza.

A Love Beauty and Planet, marca de beleza vegana do Grupo Unilever, lançada em 2017 nos Estados Unidos e presente em 28 países, apresentou em março uma linha completa criada exclusivamente para cacheadas e crespas brasileiras. A fragrância especial da linha conta com manteiga de murumuru da Amazônia e extratos de pétalas de rosa da Bulgária, ingredientes que ajudam a nutrir e hidratar os fios, deixando-os mais definidos, proporcionando movimento e brilho.

Inovação premiada

Os fabricantes nacionais também estão se destacando no mercado internacional, como é o caso da indústria brasileira Inoar Cosméticos, que teve o Ativador Inoar Afro Vegan reconhecido no Beauty Awards Woman & Home, renomado prêmio de beleza da África do Sul. O produto foi escolhido como “melhor auxiliar de modelagem de cachos” pelo júri da publicação que avaliou 500 produtos.

“Na África do Sul, nossos produtos também possuem grande reconhecimento e aceitação. Esse reconhecimento é importante e mostra a excelência dos nossos produtos, que são 100% brasileiros”, afirma Alexandre Nascimento Manoel Aroza, cofundador da Inoar Cosméticos.

Condicionador em barra

O Condicionador em Barra Cachos, da Lola Cosmetics, também é novidade. Vegano, econômico, sustentável, de origem natural e eco consciente, é formulado com Sodium PCA, agente hidratante que reduz a estática e o frizz, além de Acquasalina, que restaura o equilíbrio mineral do cabelo, e óleo de coco para melhorar a penteabilidade.

Lavagem sem espuma

Semi di Lino Curls Hydrating Co Wash, da Alfaparf, lançado recentemente, é um creme condicionador para lavagem delicada sem espuma, indicado para cabelos ondulados e cacheados. Pensado para valorizar a textura de ondas e cachos, o produto hidrata profundamente, controla o frizz e deixa os cachos mais definidos.

Máscara pigmentada

A marca Salon Line passou a oferecer dentro da linha #todecacho, composta por produtos que entregam alta finalização e tratamento, máscaras pigmentantes, desenvolvidas especialmente para a manutenção diária da coloração e mudanças temporárias dos consumidores cacheados, crespos e ondulados. Com oito cores (rosa, azul, salmão, violeta, preto, vermelho, castanho e prata) as máscaras tratam enquanto tonalizam, garantindo proteção e a forma dos cachos.

Ingredientes poderosos

“Cerca de 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Apesar de mais da metade da população ser dominada por eles, 31% acreditam que não há produtos suficientes no mercado que ajudem a cuidar desse tipo de cabelo. Quando falamos das classes AB, o número sobe para 46%”, observa Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, citando pesquisa recente encomendada pela Unilever à Opinion Box. A executiva também reconhece que este mercado já evoluiu muito, mas acredita que ainda há muito para crescer.

Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco

Como a maioria das mulheres usa o cabelo solto, as cacheadas buscam produtos que tratem o cabelo ao mesmo tempo em que mantenham os cachos. Vera afirma que isso já é possível com ativos vegetais, que combinam natureza e tecnologia, com o Capimoist™ hair active, ativo da Lubrizol distribuído pela Dinaco, que oferece a retenção da forma dos cachos por até 24 horas com aspecto mais natural e sem frizz.

Originário do extrato de agave azul (Agave tequilana), também conhecida como “mel vegano”, Vera explica que o Capimoist™ é rico em carboidratos e saponinas, que interagem com as cutículas, promovendo condicionamento, resistência e brilho. Testes de eficácia evidenciaram que ele reduz a quebra mecânica da penteação em 74% e aumenta a hidratação. “Para um público que busca cada vez mais no mercado produtos que ajudem na definição e volume dos fios, este ingrediente pode ser aplicado em produtos enxaguáveis como máscaras e condicionadores, assim como leave-ins”.

Outro ingrediente sugerido por Vera é o Maxiliss™, ativo natural da Novachem distribuído pela Dinaco, que se destaca por melhorar a definição dos cachos. O ingrediente é baseado na sinergia de fitoativos obtidos por extração enzimática da estévia, papiro e glucoproteínas. “Combinado com os demais componentes, ele forma um complexo de glucoproteínas que aporta propriedades hidratantes e reparadoras ao cabelo. Maxiliss™ nutre o couro cabeludo, relaxa e hidrata a fibra capilar, além de reparar e restaurar a cutícula”.

Crioextração de fitoativos

Para obter resultados realmente efetivos no cuidado de cabelos crespos ou cacheados, Kleidson Lobato, gerente de P&DI na Greentech Brasil, lembra que os produtos para hidratação e nutrição são passos de cuidados recomendados por especialistas e avalizados por consumidores. “Para todas essas etapas, a Greentech sugere para compor as formulações alguns de seus fitoativos, óleos e manteigas especiais”.

Kleidson Lobato, gerente de P&DI na Greentech Brasil

Utilizando crioextração, uma tecnologia própria patenteada, Lobato afirma que a empresa obteve o que há de melhor na espécie de Tilia tomentosa, obtida de cultivo e colheita sustentáveis pela Greentech França (confira o vídeo), e desenvolveu o TILICINE®. Como algumas de suas moléculas ativas estão presentes apenas nos botões, esse processo de extração, a partir dos botões frescos pós-congelamento, é capaz de preservar todas as moléculas ativas naturais da planta,

“O TILICINE® traz a sinergia de polissacarídeos acetilados únicos e açúcares livres desses botões. Rico em substâncias de crescimento e biopolímeros, envolve o cabelo em um filme que suaviza as escamas, limita a perda de água, protege a cutícula e reduz a porosidade”, explica a o  cientista da Greentech, lembrando que o cabelo fica protegido dos raios UV, do vento e do ressecamento, tornando-se sedoso, fácil de desembaraçar e com textura aveludada. O ingrediente também reduz a eletricidade estática, melhora a  plasticidade dos fios e define os cachos.

Outro ingrediente da Greentech traz nutrição e reparação capilar, especialmente para cabelos crespos e cacheados: o LIPACTIVE INCA INCHI®, obtido a partir de um processo específico de prensagem a frio da semente peruana Inca Inchi (Plukenetia volubilis) e depois purificado. O óleo é fonte de ácidos insaturados, especialmente ômega 3.

Complementando, Lobato também indica o Lipactive Murumuru, manteiga obtida a partir de sementes de Astrocaryum murumuru, com comprovadas propriedades hidratantes, purificantes e antioxidantes para o cabelo e couro cabeludo. A manteiga é rica em ácidos graxos, como caprílico, cáprico, láurico, linoléico, mirístico, oleico, palmítico e esteárico. “O Lipactive Murumuru também contém tocoferóis α, β, ϒ, δ, conhecidos por suas características antioxidantes. Eles são capazes de reduzir o estresse oxidativo criado dentro de nossas estruturas cutâneas e capilares e também por fatores ambientais”.

Gelatina definidora

“Assumir os cabelos cacheados e crespos é sinal de pura autenticidade. Cuidar dessas madeixas, por outro lado, é um desafio, pois requer atenção e cuidados especiais. Definir e manter os cachos ao longo do dia é um cuidado que todas as cacheadas buscam, e, com essa função entram em cena as tradicionais emulsões catiônicas à base de álcoois graxos”, contextualiza Rosilene Doratioto, coordenadora técnica de aplicação da Pic Química, observando que, além do visual molhado prolongado e o peso que gera nos cachos, as emulsões catiônicas estimulam também a formação da “falsa caspa” e a rancificação, principalmente se houver reaplicação do produto sem lavagem prévia.

Rosilene Doratioto, coordenadora técnica de aplicação da Pic Química

Com o slogan “O que define é autêntico”, a equipe do laboratório da Pic Química desenvolveu a Gelatina para Definição de Cachos, que conta com a performance diferenciada do MAIZE-STYLE ORGANIC (Hydrolyzed Corn Starch), um novo amido de milho modificado não transgênico, que proporciona definição para os cachos, sem deixar o aspecto molhado, pesado e endurecido. “A Pic Química demonstra para o consumidor, cada vez mais alinhado com a sustentabilidade, que sim, é possível definir os cachos com um novo veículo livre de álcoois graxos, mais eficiente e versátil, que também pode ser aplicado em outros produtos cosméticos”, destaca Rosilene.

O MAIZE-STYLE ORGANIC, apresentado na forma de pó, segundo Rosilene, é fácil para dispersar e compatível nas formulações à base de água, incluindo emulsificantes, agentes gelificantes, álcoois graxos, emolientes de origem natural, óleos, extratos, entre outros. Alternativa aos formadores de filmes sintéticos (PVP), ele é perfeitamente indicado para formulações clean beauty, oferecendo o benefício adicional de não ser higroscópico, mantendo a resistência à umidade por até 8 horas, o que aumenta a durabilidade do styling.   “Aplicou, penteou e pronto. A secagem das mechas ocorre em até 2 horas e o resultado são cachos leves, supernaturais e definidos por até 8 horas”, reforça Rosilene.

Rosilene recomenda o MAIZE-STYLE ORGANIC também para ser combinado aos quaternários e reduzir sua concentração nas formulações. Dessa forma, ele se comporta como um excelente ingrediente para formulações de definição em geral, não somente para os cachos. “Uma nova experiência, uma nova textura, uma formulação mais clean e cheia de autenticidade”, completa.  

Esquart de óleo de girassol

Maria Sílvia Marelli, gerente de P&D para o Mercosul da Stepan, lembra que os cabelos cacheados possuem formas e estruturas diferentes em relação aos cabelos lisos e, por isso, precisam de cuidados específicos adequados às suas características. Quando produtos recomendados para cabelos lisos são usados ​​em cabelos ondulados, cacheados e crespos, o mesmo efeito esperado para os lisos provavelmente não será observado.

Maria Sílvia Marelli, gerente de P&D para o Mercosul da Stepan

A gerente cita um artigo por Valcinir Bedin, Ph.D., tricologista, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), publicado no BWS Journal, afirmando que a  forma dos cabelos lisos, cacheados e crespos está relacionada à distribuição da queratina, proteína formada por aminoácidos, vitaminas e sais minerais, que determinam a curvatura dos fios de cabelos. “Se a queratina estiver distribuída uniformemente ao longo dos fios, eles devem ser mais grossos e lisos. Quando não é uniforme, o cabelo apresenta uma curvatura maior, tornando-se ondulado, cacheado ou crespo”, explica.

Com o objetivo de criar ingredientes que atendam diferentes demandas dos consumidores, a Stepan desenvolveu uma solução específica para cabelos cacheados e crespos: o novo agente condicionador de cabelos STEPANQUAT® Soleil (Dioleoylethyl Hydroxyethylmonium Methosulfate (and) Sunflower Seed Oil Glycerides), um esterquat derivado de óleo de girassol.

“O STEPANQUAT Soleil provê melhor definição dos cachos, tornando-os mais soltos, além de proporcionar redução de frizz e volume, alinhamento nos fios, leveza e suavidade, bem como maciez e facilidade ao pentear, sem provocar o efeito build up”, afirma Maria Sílvia, acrescentando que os atributos foram demonstrados em vários testes de laboratório.

Em um dos testes de avaliação de performance, segundo Maria Sílvia, o STEPANQUAT® Soleil superou os agentes condicionadores líderes de mercado – cloreto de behentrimônio (BTAC) e cloreto de cetrimônio (CETAC) – no condicionamento de cabelos tipos 3A a 4A, de acordo com a escala de tipificação de cabelos Andre Walker. “STEPANQUAT Soleil proporcionou uma redução no frizz sem sacrificar o desempenho, tornando os cachos mais definidos e soltos”.

Em outro estudo comparativo de avaliação de redução de força de penteabilidade, realizado em cabelos tipos 1A/1B, 1C e 3B/4A, com formulações contendo 2% de ingrediente ativo, o STEPANQUAT Soleil apresentou desempenho superior em relação ao BTAC e CETAC, conforme demonstrado no gráfico abaixo.

Maria Sílvia destaca ainda que o STEPANQUAT SOLEIL é prontamente biodegradável, GMO free, renovável e sustentável e livre de conservantes, álcoois e glicóis, além de promover um melhor perfil de ecotoxicidade, quando em comparação a outros agentes condicionantes catiônicos de mercado.

Ceramida-like

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, reforça que, de um modo geral, os cabelos crespos são cabelos mais finos e os cachos impedem que a oleosidade chegue até as pontas, fazendo com que os fios fiquem ressecados e mais suscetíveis à quebra, além de a cutícula poder ficar levemente levantada, o que a torna mais fragilizada e perca a umidade. Com isso, os cachos tendem a ficar danificados e desidratados muito mais rapidamente do que os cabelos lisos.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia

“Para este tipo de cabelo, hidratação e nutrição são necessárias para mantê-lo sem frizz e com aparência saudável, resultando em cachos definidos e mais fáceis de arrumar”, afirma Ana Paula, explicando que, para alcançar esse objetivo, a estratégia é repor lipídios e ceramidas, principais componentes do cemento lipídico cuticular, capazes de formar uma ligação entre as escamas da fibra capilar, garantindo a coesão das cutículas e certo grau de impermeabilidade.

Diante desses fatores, o Grupo Solabia desenvolveu o Resistanse®, molécula com estrutura semelhante à ceramida humana – ceramida-like. “O ativo proporciona resistência mecânica e ao frizz, fazendo com que os cabelos fiquem hidratados e mais fortes”, destaca Ana Paula. Com base na química verde, sem utilização de solventes, o ativo é produzido por meio de tecnologia patenteada, na qual os ácidos graxos de origem vegetal behénico (C22) e esteárico (C18) passam por esterificação.

“Resistanse® aumenta a força e flexibilidade dos cabelos, deixando-os macios e com movimento, controlando o volume e reduzindo o frizz por até 24 horas, em condições extremas de umidade e temperatura (imagem)”, ressalta Ana Paula, acrescentando que ele também aumenta a adesão das escamas, evitando a perda de água e mantendo os fios hidratados e macios.

Complementando, Ana Paula recomenda que o tratamento para cabelos crespos deve ser alternado com etapas de hidratação e nutrição. Para isso, indica o Sublim’Hair®, ativo biotecnológico obtido pela hidrólise enzimática das sementes de quinoa, rico em aminoácidos essenciais, que promove efeito imediato de reestruturação e regeneração da fibra capilar. O ativo age superficialmente no preenchimento da cutícula, diminuindo a porosidade, e de forma profunda nas áreas danificadas do córtex, devolvendo elasticidade e força aos cabelos.

Como o cabelo crespo também tende a ser opaco, a diretora da Solabia também indica o Nutrimel®, um ativo rico em inulina, que proporciona efeito reparador ao aumentar a adesão das cutículas à fibra capilar, promovendo brilho imediato e de longa duração.

Betaína natural

Um estudo instrumental realizado em cabelos brasileiros encaracolados a enrolados, caracterizados pelos folículos ovais a elípticos, revelou que o uso do shampoo com GENENCARE® OSMS BA, betaína 100% natural da IFF, proporcionou 39% menos fibras quebradas, 50% melhor penteabilidade e 30% menos efeito frizz em ambiente úmido.

Elaine Scarelli, líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF

Elaine Scarelli, líder de Home & Personal Care para a América Latina da IFF, explica que a betaína atua sobre dois aspectos que influenciam a qualidade da fibra capilar: os fios e o couro cabeludo. Quando os fios ficam danificados, as escamas da cutícula ficam abertas e a fricção e força para escovação e modelagem dos fios precisam ser maiores. Problemas no couro cabeludo, como coceira, ressecamento e caspa, por sua vez, fazem com que a haste capilar fique menos lubrificada. Juntos, esses dois aspectos contribuem para a queda e para que o cabelo fique quebradiço, com pontas duplas, emaranhados, com nós, fracos e opacos.

O GENENCARE® OSMS BA se deposita sobre a superfície capilar e penetra profundamente no córtex do cabelo. “Por se ligar às áeas danificadas, ele contribui para o cabelo ficar mais sedoso, forte e resistente à quebra”, explica Elaine. “O estudo demonstrou que, mesmo quando expostas por 24 horas em um ambiente de alta umidade, as fibras ficam melhor alinhadas, o que garante melhor aparência para o cabelo. A melhoria da penteabilidade, relacionada à redução da força para pentear os cabelos, resulta em menos frizz e, por consequência, menos danos”, completa.

Além disso, Elaine destaca que o GENENCARE® OSMS BA também é um importante aliado para melhorar a saúde do couro cabeludo, pois auxilia na melhora da integridade da barreira cutânea. Um estudo clínico realizado em 39 mulheres brasileiras revelou que o uso regular, durante 4 semanas, de shampoo e condicionador contendo GENENCARE® OSMS BA, reduz o TEWL em 9% e promove a melhoria da barreira do couro cabeludo, contribuindo para a saúde do mesmo.

“Problemas com o couro cabeludo, como coceira, secura, caspa e haste do cabelo menos lubrificada, afetam o cabelo, que pode se tornar mais quebradiço, fraco e sem brilho, ainda mais entre as cacheadas. Garantir que as células do couro cabeludo permaneçam protegidas e hidratadas é importante para contribuir para um cabelo com aparência mais saudável”, afirma Elaine.

15 ativos encapsulados

“Óleos extraordinários com tecnologia. Parece um sonho, mas trazer a umectação necessária aos cabelos cacheados e crespos por meio do poder dos óleos pode fazer parte da rotina de cuidados, desde o shampoo até os produtos de finalização”, afirma Amanda Braga, gerente de marketing da Merck, que vislumbra muitas oportunidades para o mercado de cabelos cacheados e crespos, uma vez que ele apresenta grande potencial de crescimento, mas poucas opções nas prateleiras.

Amanda Braga, gerente de marketing da Merck

Amanda garante que, para esses cabelos com necessidades bastante específicas, é possível entregar toda umectação, brilho e maciez com alta tecnologia e segurança.  “Através da tecnologia CEM (Cationic Encapsulated Microsystem), a linha Lipcuat™ da Merck entrega alta eficácia com sustentabilidade, ao encapsular até 15 ativos num único lipossoma, diminuindo a pegada de carbono e a geração de resíduo, além de oferecer excelente custo-benefício, por ter efeito perceptível com baixa concentração de uso”.

Para a necessidade dos fios cacheados e crespos, o Lipcuat™ 15U é a melhor escolha, indica Amanda. Ele contém um blend dos preciosos óleos naturais de amêndoas e de jojoba e manteiga de karitê, além de pró-vitamina B5 (pantenol). O resultado é perceptível já na lavagem com shampoo, assegura a gerente da Merck.

Para entender porque esse produto é tão bom, Amanda explica o mecanismo de ação desses lipossomas. São três formas que impactam o cabelo: pela seletividade, penetração em áreas danificadas (efeito filler) e fusão.

A seletividade, conforme descreve a executiva, é o processo em que a carga catiônica do lipossoma adere ao cabelo nas áreas onde o cabelo mais precisa, ou seja, onde há dano, a carga negativa é alta e por isso o lipossoma consegue aderir nesse espaço devido a sua carga positiva.

Já a penetração ocorre nas áreas intercuticulares da fibra capilar e se inicia o efeito fusão do lipossoma: “As partículas se fundem com a fibra do cabelo e formam uma camada de proteção e condicionamento, onde os ativos são lentamente lançados na fibra capilar”, explica Amanda.

Amanda ressalta que são muitos os benefícios que a tecnologia de Lipcuat™ 15U entrega e que a percepção no fio logo após o uso de shampoo vai impressionar os consumidores. “A indústria cosmética agora está pronta para atender a necessidade dos cabelos cacheados e crespos”.

Formador de filme natural

Para Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient, a pandemia contribuiu para o autoconhecimento, valorização da própria origem e acelerou a tendência da beleza natural. “Com isso, a ditadura do cabelo liso cai por terra e as madeixas cacheadas e crespas passam a ser valorizadas e desejadas globalmente”, diz, listando suas principais necessidades: condicionamento adequado, reparação e prevenção de danos e proteção solar.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

No que se refere ao condicionamento, Fernanda explica que, quanto mais apertado o cacho, maior é a tendência ao ressecamento, já que a forma espiral dos fios dificulta que os óleos naturais deslizem pela haste do cabelo, tornando o uso do condicionador indispensável para devolver a oleosidade natural, fechar as cutículas e formar uma camada protetora. “O Natpure Feel-M Eco® é um formador de filme natural, multifuncional e não volátil semelhante ao silicone, que oferece forte efeito condicionante. No caso de cabelos tingidos, ele ainda provê brilho, aumenta o efeito da coloração e limita a transferência de cores. É ideal para cremes para pentear, sprays de brilho e mousses condicionadores”, indica.

Quanto à reparação e prevenção de danos, Fernanda lembra que os cabelos cacheados costumam ser mais finos, frágeis e suscetíveis à quebra, condições que podem se agravar com a coloração e o uso do secador. “A Sensient tem uma tecnologia inovadora para tratar cabelos danificados, o Sensibiopro R®, uma composição biomimética que associa aminoácidos de bionutrientes e ácidos graxos de fontes vegetais, que recupera a barreira lipídica e aumenta a hidrofobicidade dos fios, resultando em maciez e redução da quebra”, recomenda, ressaltando que seu efeito é potencializado pelo calor, o que favorece sua aplicação em produtos termoativados.

Complementando, a gerente da Sensient, alerta que a fibra capilar pode ficar ainda mais sensibilizada a cada nova exposição aos raios UV, além de causar desbotamento da cor nos fios tingidos. Para esse problema, a Sensient lançou o SENSISHIELD®, fitoativo para proteção UV de cabelos tingidos, composto por extratos botânicos de chá verde obtidos pelo processo patenteado PhytoClean™, 100% a base de água. “Com propriedades antioxidantes de polifenóis e cafeína e proteção UV superior de catequinas, esta tecnologia é ideal para ser aplicada em produtos sem enxágue”, descreve, lembrando que a performance de todos os produtos indicados foi demonstrada em testes com cabelos tingidos  pela Sensient, reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de cores de alta de qualidade e pureza.

Saúde das cutículas

Estudos da Symrise sobre rotinas e necessidades de cuidados capilares, demonstraram que as consumidoras de cabelos crespos e crespíssimos buscam uma melhor hidratação e possuem uma rotina complexa e demorada. “Quando falamos de cabelos, diferentemente da pele, a hidratação não está ligada a conteúdo hídrico. De acordo com nossos estudos, hidratação em cabelos é compreendida por um conjunto de benefícios sensoriais, como penteabilidade, maciez e formação de filme, alinhamento, controle de frizz e do volume, ou seja, propriedades conectadas principalmente com a saúde das cutículas”, explica Júlio Bombonati, gerente de marketing para América Latina e hair care global da Symrise.

Júlio Bombonati, gerente de marketing para América Latina e hair care global da Symrise

Para atender essas demandas, a Symrise desenvolveu o Hydromoist® Blackcurrant, uma emulsão catiônica com vitaminas do complexo B, vitamina E, manteiga de coco e óleo de groselha negra, que reduz o frizz e o volume em 25% e melhora a penteabilidade e a maciez em 23%. Segundo Bombonati, além da reposição do conteúdo lipídico, há evidências de que, devido o óleo de groselha negra ser rico em ômegas 3,6 e 9, a ação do produto se dê pela ancoragem sobre a superfície dos cabelos, formando um filme substantivo, que torna as cutículas mais coesas.

Outra sugestão da Symrise é o SymHair® Shape & Color, desenvolvido com base no conceito de adaptogênese, a partir do óleo de camélia, que repõe o conteúdo lipídico perdido, principalmente o equivalente ao 18-MEA, devolvendo força e resistência aos cabelos, selando as cutículas e promovendo um brilho superior. “Como promove a selagem das cutículas, protege a cor de cabelos tingidos, evitando o desbotamento precoce, ao mesmo tempo em que age por meio do que chamamos de ‘memory effect’, auxiliando na perfeita obtenção dos cachos e no controle de volume e frizz. É um produto bastante eficaz para cabelos com curvatura mediana a acentuada”, destaca Bombonati.

O gerente da Symrise acrescenta que a pesquisa também revelou uma menor frequência de lavagem, em virtude da necessidade de rituais mais longos. “Muitas consumidoras que lavavam os cabelos de 1 a 2 vezes por semana relataram incômodos, como coceira, além de um couro cabeludo oleoso e um fio mais ressecado e até mesmo preocupação com mau odor”, conta.  Considerando a importância da saúde do couro cabeludo para um cabelo saudável e bonito, a Symrise desenvolveu dois produtos com ação no couro cabeludo e fios:  SymControl® Scalp, um extrato de algas do mediterrâneo que controla a oleosidade em até 66%, e o SymSoft® Scalp, que reduz a sensação de coceira em 35% e protege a queratina contra danos químicos.

Um passo à frente

Thiago Duccini, gerente de marketing e produto de cuidados capilares da Chemyunion, avalia que a nova maneira de cuidar dos cabelos deve celebrar a liberdade e a expressão criativa, mas sem exageros. “A mensagem é que o style para os cachos e crespos por si só não é mais suficiente. É preciso uma boa razão para buscar novos tratamentos. E os processos disruptivos costumam ser o melhor caminho para a invenção ou reinvenção”.

Thiago Duccini, gerente de marketing e produto de cuidados capilares da Chemyunion

O executivo pontua que oferecer ingredientes pela sua composição foi bem aceito pelos consumidores que buscavam por alternativas naturais ou vegetalizadas, mas o aprendizado e a redefinição entre as rotinas de tratamento deflagraram na exigência de alta tecnologia com benefícios palpáveis.

“É por isso que a Chemyunion oferece duas soluções que, juntas, prometem devolver a vitalidade, a textura e a forma desses cabelos a partir da sua primeira aplicação: Sensoveil Soft e Wavemax®, assegura Duccini.

O Sensoveil Soft é um ativo que atua como repositor lipídico sob demanda, entregando de maneira uniforme todos os benefícios dos óleos de crambe, abacate e girassol sem efeito build-up. Segundo Duccini, são os benefícios, como redução da força de pentear em até 2,8 vezes e manutenção da hidratação dos fios, que tornam o Sensoveil Soft  tão especial e superior ao uso somente de óleos vegetais convencionais.

O Wavemax®, por sua vez, é uma alternativa aos polímeros sintéticos rico em polissacarideos de linhaça (Linum usitatissimum) e chia (Salvia hispanica), com propriedades bioadesivas que oferece controle do penteado com sensorial agradável mesmo em ambientes com alta humidade, sem aspecto rígido, ou de falsa caspa, como demonstrado na imagem abaixo.

reposição lipídica sem pesar e o controle do penteado de maneira suave, trazem a experiência de autocuidado e a confiança que podem levar a marca a um passo à frente”, completa o gerente da Chemyunion.

Nova geração de polímeros

Elaine Sant’Anna, gerente de mercado de Beauty & Personal Care para a América Latina na Univar Solutions, destaca o HydroxySHIELD™ Polymer, um silicone amino funcional com 90% de carga ativa e os outros 10% de butyloctanol 100% biodegradável. Ele age por deposição inteligente nos fios, nas regiões danificadas através da atração de carga, formando um filme que protege, recupera e repara o cabelo. “Característica de extrema relevância quando falamos em cabelos cacheados, devido seu característico aspecto mais seco, devido à curvatura que impede a oleosidade natural do cabelo chegar ao comprimento”.

Elaine Sant’Anna, gerente de mercado de Beauty & Personal

Em teste de aplicação de condicionador, o HydroxySHIELD™ apresentou melhor performance, em comparação com o Amodimethicone, amplamente utilizado no mercado. Neste estudo (veja o gráfico), quanto menores as barras, mais condicionadas se tornaram as mechas testadas, o que indica que menos fricção o fio sofrerá, permitindo uma melhora na espalhabilidade em produtos enxaguáveis.

Atuando como um escudo para os fios e aliado da modelagem, o HydroxySHIELD™ Polymer, segundo Elaine, reduz o coeficiente de ficção, deixando o fio mais condicionado, protegendo a cor, contra calor e quebra, tudo isso sem pesar nos fios.

“Cabelos cacheados e crespos são singulares, e devem ser tratados como tal, pensando nas suas necessidades, HydroxySHIELD™ Polymer se encaixa como uma luva nos produtos capilares, uma vez que faz parte de uma nova geração de silicones amínicos, que além do propósito de condicionamento que facilita a penteabilidade a seco ou úmido, ele também evita danos maiores como quebras, pois protege os fios de agressões como secador e difusor, facilitando e tornando a secagem mais rápida, com um incrível sensorial macio ao toque”, afirma Elaine.

A gerente da Univar assegura que os benefícios, que foram percebidos já em testes com produtos enxaguáveis, são potencializados significativamente em produtos sem enxágue. “O HydroxySHIELD™ proporciona tratamento adequado para deixar o fio protegido antes de qualquer estilização ou styling. Para finalizar com chave de ouro, ele ainda reduz o frizz, deixando os fios com uma aparência mais agradável e saudável”.

Mercado gigante

Um mercado gigante que movimentou mais de US$ 83 bilhões em vendas de produtos de cuidados com os cabelos globalmente em 2021 e US$ 4,3 bilhões no Brasil, segundo a Euromonitor International, começa a aprofundar suas pesquisas e investimentos em direção ao propósito social e à inclusão.

De acordo com pesquisa da Euromonitor International, realizada em 2021, as principais preocupações de cabelo entre os entrevistados de todas as raças e etnias em 2021 foram cabelos grisalhos, cabelos com caspa, cabelos ralos, pontas duplas e cabelos oleosos. Já entre os que se identificaram como negros ou descendentes de africanos, as cinco principais preocupações foram coceira no couro cabeludo, caspa, cabelos secos ou ásperos, difíceis de pentear e pontas duplas. O cabelo difícil de pentear, que ficou nono lugar no total de entrevistados, figurou como a quarta preocupação de negros e afrodescendentes.

Amy Rollinson, analista da Euromonitor International

Para a analista da Euromonitor International, Amy Rollinson, em artigo sobre a pesquisa, embora identificar as necessidades exclusivas dos consumidores negros seja um primeiro passo para as empresas entenderem e atenderem a segmentos específicos, os consumidores estão mais empoderados, principalmente com o apoio da mídia social, e exigindo mais. “As empresas de ingredientes estão procurando expandir ainda mais sua experiência em ‘cabelo texturizado’, um termo amplo para o qual a indústria da beleza gravita e que captura melhor o amplo espectro de tipos de cabelo do que outros termos como ‘cabelo étnico’, que indica uma sensação de alteridade”.

O papel dos fornecedores de ingredientes e varejistas também é destacado pela analista: “À medida que as formulações de ingredientes e a acessibilidade dos varejistas melhoram, também aumentam a escolha e a qualidade dos produtos disponíveis no mercado”.

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