Pesquisa da Flora revela preferências nos hábitos de cuidados com o corpo
Um banho relaxante, seguido de uma pele e um cabelo bem hidratado fazem os brasileiros terem a sensação de cuidado com o corpo. Isso é o que aponta pesquisa sobre hábitos e comportamentos de consumo realizada pela Flora, dona de marcas como Francis, Neutrox, OX Cosméticos, Vyvedas e Kolene.
O levantamento, com mais de 500 consumidores, também apontou que o formato de sabonete preferido pelos consumidores é em barra (49%), mas 33% utilizam as duas versões: em barra e líquida. Além da hidratação (90%), a perfumação (79%) e a nutrição (53%) são benefícios decisivos na hora da compra do item.
Um ponto interessante é que esse tipo de cuidado pessoal está cada vez mais universal e independe de renda. No geral, 6 em cada 10 respondentes optam por produtos específicos para as suas necessidades, priorizando suas preferências pessoais. A variação é relativamente pequena na preferência por produtos específicos (como sabonete, shampoo e hidratante) nos cuidados pessoais. Nas classes AB, 76% priorizam esse tipo de produto, seguida por 64% de respondentes da classe C e 60%, da DE.
Para Ligia Vulcano, head de marketing e inovação da Unidade Cabelos da Flora, a percepção do autocuidado enfatizada pelos respondentes vem sendo atendida pela indústria. “Durante a correria da rotina, o momento mais fácil de reservar para si mesmo é a hora do banho. É evidente que os consumidores prezam por produtos que não só mostram resultados, como proporcionam conforto e bem-estar. Esse é o cuidado que a Flora tem com seus consumidores”, explica.
Hidratação e brilho são essenciais nos cuidados com os fios
Ainda de acordo com o levantamento, os participantes apontaram que beleza está associada diretamente a cabelos saudáveis, hidratados e brilhantes (44%), sendo que 21% prezam por fios limpos com aspecto natural. Do total de respondentes, apenas 5% consideram fundamental ter os cabelos feitos e modelados no salão para se sentirem bonitos.
O melhor custo-benefício (40%), o melhor resultado (38%) e praticidade são aspectos decisivos no momento da escolha dos produtos. Diante disso, a indústria de cosméticos para cabelos dita novas tendências de forma consistente.
O diferencial das marcas é compreender e antecipar o desejo dos consumidores. OX, por exemplo, reformulou todas as suas linhas com foco na hidratação imediata, acumulada e duradoura. As oito linhas de produtos da marca contam com o Sistema OX Beleza Duradoura, que garante a liberação sequencial de ingredientes ao longo do tempo, mantendo os ativos em contato com os fios por até 120 horas, mesmo após a lavagem. Já Kolene, marca da Flora especialista em fios com curvaturas, relançou seu portfólio completo com novos benefícios e nova categoria (a de superfinalizadores) e anunciou o lançamento da primeira linha infantil da marca, atendendo a pedidos de suas consumidoras.
“Observamos um crescimento do interesse pelo território da naturalidade. Nosso time de P&D acompanha atentamente aos hábitos de consumo para desenvolver novos produtos, formulações e relançamentos em nosso portfólio, sempre com foco nas necessidades do consumidor e tendências nacionais e mundiais do setor”, finaliza Ligia.