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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.FashionCase Boca Rosa: de influenciadora à uma das marcas de beleza mais desejadas

Case Boca Rosa: de influenciadora à uma das marcas de beleza mais desejadas

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Trajetória de Bianca Andrade traz lições de como o mercado e influencers podem se beneficiar um do outro de maneira ética e próxima às tendências

Câmera ligada, selfies, look do dia e vlogs de rotina não são mais suficientes para construir a carreira de um influenciador. A capacidade de engajar e transformar cada seguidor em um potencial cliente vem se tornando essencial para atuar no Marketing Digital. Estar à frente de um perfil hoje é muito mais do que um diário da vida: é marca e negócio. Tal feito teve como uma de suas pioneiras Bianca Andrade. A carioca que começou no quarto de casa gravando tutoriais de maquiagem, hoje é uma das referências em produtos de beleza que levam o nome de seu canal no Youtube, que a catapultou para a fama: Boca Rosa.

As parcerias com marcas como Payot e Cadiveu oficializaram o que já era constatado em cada publicidade que Bianca realizava: sua capacidade de vender está diretamente ligada à sua visão empreendedora. A mais nova mãe – Cris nasceu no dia 15 de julho – analisa estrategicamente onde seu nome estará associado. Foi assim ao entrar no reality show Big Brother Brasil, que fez com que sua linha de maquiagens esgotasse em diversas lojas. Somente em 2020, ela faturou R$ 120 milhões só com sua linha de maquiagem.

Como marca e influenciadora, Bianca traz lições para os dois lados dessa relação que vem se tornando cada vez mais uma só: com o Social Commerce, os influencers passarão a ser mais vendedores, sendo até comissionados, como já acontece na China. Estar atento aàs transformações do setor que se atua é fundamental para quem almeja o sucesso nesse meio. “Quando conhecemos o mercado, conseguimos projetar as tendências e isso é muito importante. Pensar em fortes estratégias de divulgação também é um diferencial. E o mais importante: estar sempre muito conectada e engajada com seu público”, conta Bianca Andrade.

Mundo do Marketing – Quando a Bianca começou o Boca Rosa há 10 anos imaginava que seu nome seria sua marca e estaria nos principais pontos de venda do Brasil?

Bianca Andrade – Era um desejo enorme, mas não imaginava. Desde que eu comecei a trabalhar com maquiagem eu sonhava em ter a minha marca. Quando o Instagram surgiu, eu já acompanhava o movimento dos influenciadores de fora de criarem suas próprias marcas. Eu tinha em mente que queria ter a minha, mas eu precisava que alguém acreditasse no meu potencial, porque eu queria participar de todo o processo criativo, desde embalagem até a estratégia de divulgação. Foi quando a Payot me acolheu e me deu total liberdade para criar. Minha marca foi um divisor de águas na minha vida é um dos meus maiores orgulhos. Sou muito grata por todos que estão comigo nesses 10 anos de carreira na internet e três anos de BRB. Foram muitas conquistas!

Mundo do Marketing – Quando começou, já pensava em fazer da sua comunicação um meio empreendedor?

Bianca Andrade – Eu fazia storytelling nas minhas redes antes de saber o nome do termo. Eu sempre gostei de gerar curiosidade no público, de me fazer presente e de engajar. Então, esse movimento foi muito espontâneo para mim.

Mundo do Marketing – O lado empresária você notou que surgiu quando? Como foi esse processo de identificar uma oportunidade?

Bianca Andrade – Acho que meu lado empresária existe desde pequena (risos). Como eu disse, ter minha marca sempre foi um sonho e sempre brinco sobre fazer do limão uma limonada. Comigo sempre foi assim. Desde nova, sempre sonhei muito alto mesmo sem ter muitas possibilidades ao meu redor. Mas, ao mesmo tempo, sempre soube que existe tempo para tudo. Com isso, fui crescendo na internet e vi que a minha força no online já poderia converter para o offline. Então, como eu disse, eu precisava de alguém que acreditasse em mim, porque eu queria ter a liberdade de criar. Na época, recebi algumas propostas, mas nenhuma me deixava tão livre. Unimos a força de uma marca renomada no mercado com a minha imagem, que traria um público consumidor mais jovem, e está sendo um sucesso.

Mundo do Marketing – Qual é a diferença entre Bianca Andrade e a Boca Rosa nos negócios?

Bianca Andrade – Elas se completam! A Bianca Andrade é a empresária, apresentadora, produtora criativa de Boca Rosa Beauty, Boca Rosa Hair e Boca Rosa Company – empresa que cuida do meu lado criativo -; e a Boca Rosa é a minha influência e o nome que minhas marcas carregam.

Mundo do Marketing – Maquiagem sempre foi o carro-chefe, investir em linha para cabelos surgiu como?

Bianca Andrade – Eu sempre estive muito ligada ao mundo da beleza como um todo. Então, eu pensei: porque não ter uma linha de cabelo, já que é algo que também estou muito ligada? Com isso, eu recebi a proposta da Cadiveu e também foi mais um sucesso da minha força no mundo offline. Tudo também foi pensado por mim e pela minha equipe. Boca Rosa Hair é meu outro xodó e eu tenho muito orgulho de todo o crescimento da marca também em tão pouco tempo.

Mundo do Marketing – A que você credita o sucesso da sua linha de produtos? 

Bianca Andrade – Acredito que todo o lado criativo que envolve as campanhas que desenvolvemos fazem os produtos também se tornarem uma experiência, que também tem uma história pra contar. Então isso se soma ao resultado que eles trazem na prática e também faz com que o público faça parte disso. Somos muito atentos aos feedbacks, a cada processo, tudo tem muito de mim e eu sou muito exigente com cada um deles, pois sempre pensei muito como consumidora também. A aproximação e interação que a marca tem com o público também é uma chave para que ele chegue para o maior número de pessoas e isso se converta! Por isso é muito importante, além de passar verdade e credibilidade com a sua marca, deixá-la cada vez mais próxima de quem a consome.

Mundo do Marketing – Boca Rosa hoje é uma marca. Atua em quantos licenciamentos?

Bianca Andrade – Boca Rosa Beauty, minha marca de maquiagem, Boca Rosa Hair, minha marca de cabelo e Boca Rosa Company que cuida do meu lado artístico e todas as outras vertentes que cercam a minha carreira.

Mundo do Marketing – Quando você começou o “ser influenciador” era algo completamente diferente do que é hoje. Era algo não profissionalizado e você foi uma das pioneiras que mostrou que dá pra ganhar dinheiro, dá para transformar em carreira e empregar pessoas. Que características fundamentais você diria que alguém precisa ter para chegar onde você chegou?

Bianca Andrade – Acho que acreditar no que você faz e muita dedicação. Na época, eu ouvi de muitas pessoas que isso não me daria futuro, que não tinha como dar certo. Ainda mais sendo nascida e criada em uma comunidade, onde as oportunidades são bem menores. Mas, eu acreditei em mim, no meu trabalho e no meu potencial. Além disso, eu levava a sério mesmo! Postava sempre, ficava horas editando, pensava nas divulgações…eu que fazia tudo. Então, o meu conselho sempre é esse: comece e acredite no que você está fazendo!

Mundo do Marketing – Como e quanto sua participação no BBB impactou seus negócios? Bianca chorando sem nenhum borrão de maquiagem foi uma publicidade não planejada bem sucedida?

Bianca Andrade – Impactou demais e sou extremamente grata por isso. Meu intuito era fazer a minha marca ser conhecida em nível nacional e eu consegui. As vendas triplicaram, os produtos esgotaram em diversos pontos de venda. Todo o storytelling das roupas que eu usava nos domingos com as fotos no feed foram estratégicas, mas o choro foi o único que não foi pensado (risos). Eu fiquei chocada em ver o impacto disso e o quão benéfico foi para minha marca, para mostrar a qualidade e etc.

Mundo do Marketing – Que dicas você daria para um influenciador que está pensando em criar seu produto ou investir na sua marca?

Bianca Andrade – Dedicação e ficar de olho nas tendências. Quando conhecemos o mercado, conseguimos projetar as tendências e isso é muito importante. Pensar em fortes estratégias de divulgação também é um diferencial. E o mais importante: estar sempre muito conectada e engajada com seu público.

Mundo do Marketing – E para as marcas em si, o que você daria como dica para que elas possam ter a penetração com o público, como você teve?

Bianca Andrade – Eu sempre digo que um dos segredos é pensar na sua marca como se fosse uma “pessoinha”, que tem ideias, gostos e opiniões, e colocar tudo isso pra jogo na comunicação.

E não canso de dizer: a interação com o público é muito importante. É legal ouvir quem está consumindo sua marca e trazer essa galera para perto. Além disso, produzir conteúdo para todas as redes faz muita diferença em um lançamento. Um exemplo disso em Boca Rosa Beauty foi o Bia Todo Dia, que usamos uma estratégia de “Crossmedia” e produzimos diversos conteúdos que se ligavam, do Instagram ao YouTube.

E por último, e não menos importante, montar um time com pessoas criativas, antenadas e que tem boa sintonia com você, e até mesmo entre eles, é fundamental. Pensamos juntos e fazemos acontecer o possível e o impossível.

Mundo do Marketing – Com a Bianca mãe devemos esperar linha infantil? Pensa em mergulhar nesse segmento na linha própria?

Bianca Andrade – Tudo o que acontece na minha vida sempre abre um universo de possibilidades para as minhas marcas. Como costumo colocar um pouco de mim em tudo o que faço, não poderia ser diferente! Não posso dizer que isso já é uma realidade, mas a possibilidade sempre existe.

 

 

Fonte: Mundo do Marketing 26.07.2021

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