Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Fragrâncias“Cheiro de mar”: como funcionam os perfumes inspirados pelo oceano

“Cheiro de mar”: como funcionam os perfumes inspirados pelo oceano

  • Written by:

Notas de elementos minerais e moléculas sintéticas são usadas por marcas para recriar as fragrâncias marítimas; listamos quatro opções para entender

A areia branca, o sol escaldante e, sobretudo, um oceano azul intenso. Mais que o desejo idílico, um ideal de liberdade que haveremos de reconquistar numa era pós-distanciamento. Por enquanto, porém, restam as lembranças – a dos #TBTs, é claro, mas também a daquela memória afetiva, despertada por perfumes que se propõem, de tempos em tempos, a recriar o aroma marinho. Tratam-se de edições especiais de rótulos conhecidos, lançamentos frequentes na perfumaria, que aludem ao mar, aos oceanos ou, simplesmente, à água.

Ricardo Assi, sommelier de fragrâncias da L’Oréal Luxo, diz que a associação de perfumes com o mar é frequente justamente porque o mar teria uma grande conexão com a sensação de frescor, conforto, bem-estar, tranquilidade e reenergização. Assim como as fragrâncias amadeiradas remetem à sensação de segurança, poder, intensidade e conforto, a ideia das edições marinhas seria “trazer os benefícios de um banho de mar para dentro de um frasco”.

Mas o perfume tem cheiro do mar mesmo?

Feche os olhos e tente lembrar por um segundo. O cheiro de oceano não é unânime. Peixes e córregos não sugerem o melhor dos aromas. Mas talvez o que tenha lembrado seja a sensação da maresia e da água salgada, além do frescor. É daí que partem os chamados aromas marítimos: são perfumes com “notas que contam com um toque de alga marinha, sal, frescor e energia”, diz Ricardo. Além disso, a perfumaria contemporânea ainda desenvolve outras fragrâncias sintêticas, moléculas como o calone e o edione, criadas para trazer estas referências, explica o sommelier.

Por fim, a composição das edições marinhas costumam ser associadas a outros elementos, que ajudam a aumentar a intensidade dos componentes aquáticos: “Normalmente estas fragrâncias acabam sendo combinadas com notas críticas, como o limão, a bergamota e também elementos verdes e aromáticas como a saliva, o gerânio, o alecrim, o manjericão e a menta, que são notas que possuem uma grande afinidade com notas marinhas”, explica Ricardo. Mais que o cheiro de mar, portanto, a ideia é despertar a conexão com o mar desejada pelo homem e alimentar essa relação com a natureza que mesmo o maior dos distanciamentos não parece capaz de dissolver.

 

 

 

 

 

Fonte: GQ 15.04.2021

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company