Ciência avança para elevar funcionalidade e sustentabilidade dos produtos de hair care

Tecnologia disruptiva dos fitopeptídeos cosméticos já disputa em pé de igualdade com fármacos consagrados até no tratamento da queda capilar
Por Estela Mendonça
O planeta quase parou por conta da Covid-19, mas as transformações nas demandas dos consumidores de produtos de higiene e beleza, ao contrário, tornaram-se ainda mais evidenciadas e, em muitos casos, aceleradas pela pandemia.
Em outubro do ano passado, a Euromonitor afirmou que a pandemia de Covid-19 está acelerando grande parte das tendências em higiene e beleza que vinham ascendendo na última década, com os princípios básicos de saúde e prevenção de doenças atingindo prioridade central. “Os consumidores buscarão marcas ou produtos com forte alinhamento com saúde, segurança, imunidade, terapêutica e uma associação com o bem-estar geral”, diz o estudo, que também prevê que a sustentabilidade evoluirá em importância para os players de beleza. “Espera-se que as marcas exibam maior transparência em toda a sua cadeia de suprimentos, pois os consumidores priorizam credenciais como segurança, transparência e fornecimento ético”.
A Mintel também vem realizando uma extensa pesquisa global com consumidores desde o surgimento da Covid-19 para entender os impactos imediatos e duradouros em beleza e higiene e estilos de vida. Em sua avaliação, a exploração da ciência versus natureza assume maior relevância à medida que crescem as demandas por recuperação ambiental. Os consumidores esperam cada vez mais que as marcas protejam sua saúde e a do planeta. “A confiança na ciência aumentou e veremos marcas, fortalecidas por essa nova aceitação, trabalharem com ingredientes cultivados em laboratório, revolucionando funcionalidades e reduzindo o impacto ambiental”, prevê.
Claims de skincare
No que se refere especificamente ao mercado de hair care, a Factor-Kline reforça que os claims de skincare estão cada vez mais influenciando a categoria. Com foco no couro cabeludo, os últimos lançamentos têm destacado benefícios inéditos ou raros há dez anos, como ação no microbioma, renovação celular, barreira protetora, estimulo ao crescimento, ação antipoluição e novas formas de tratamento da caspa e da queda capilar.
Com vendas que alcançaram R$ 23,175 bilhões em 2020, registrando um crescimento em comparação com o ano anterior, mais do que replicadoras de tendências, as marcas brasileiras de hair care, que competem no quarto maior mercado consumidor global de produtos para cabelos – atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão – devem também estar na dianteira dessas tendências e demandas.
A maior oferta de ingredientes altamente eficazes e alinhados com as tendências do mercado cosmético, que atualmente prioriza ingredientes naturais, sustentáveis e em sintonia com conceitos como clean beauty e blue beauty, tem facilitado a jornada de formuladores e profissionais de marketing em desenvolver e emplacar produtos com benefícios comprovados e aceitos pelos consumidores.
Fitopeptídeos de células-tronco
Um ingrediente que ilustra bem esse novo e animador cenário é o Capilia LongaTM, um ativo que contém frações fitopeptídicas obtidas de células-tronco do rizoma da cúrcuma, por meio de um processo biotecnológico exclusivo e patenteado pela empresa espanhola Vytrus, que no Brasil tem parceria de distribuição com a Galena. “A Vytrus possui expertise na obtenção de biomoléculas a partir de células-tronco vegetais, tendo processos biotecnológicos exclusivos que permitem explorar fitocomponentes que não são possíveis de se obter através de extratos comuns”, destaca Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena.
O Capilia LongaTM, uma alternativa natural ao fármaco sintético Minoxidil, segundo Gabriel, combina a ação sinérgica de fitopeptídeos, fatores de crescimento vegetais e fatores de transcrição com um blend de diversas vitaminas e nutrientes, que auxiliam na redução da queda capilar e estimulam o crescimento de novos fios, de acordo com os estudos de eficácia.

Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena
“Seu grande diferencial é o mecanismo de ação, que não atua por vias hormonais, mas diretamente na modulação dos genes responsáveis pela redução da queda e estimulo do crescimento capilar”, afirma Gabriel, explicando que o Capilia LongaTM aumenta da produção dos fatores de crescimento endógenos, como o IGF-1, estimulando a proliferação das células progenitoras no bulbo capilar e a reativação do crescimento do fio. Estudos in vitro em cultura de células de papila dermal, em comparação com a ação do Minoxidil em diferentes concentrações, demonstraram sua atividade proliferativa e de estímulo ao IGF-1.
Eficácia comprovada
Sua eficácia também foi avaliada em estudos clínicos, com painel de homens e mulheres com diferentes tipos de alopecia, não apenas a androgenética. A aplicação de loção contendo 1% de Capilia Longa por 40 voluntários, durante o período de 150 dias, demonstrou promover até 89% de redução da queda capilar, até 52% de aumento da densidade capilar e mais 13.500 novos fios. Além disso, 85% dos voluntários observaram a formação de novos fios capilares e 95% relataram a redução da queda capilar.

Estudo clínico demonstrou até 52% de aumento da densidade capilar e mais 13.500 novos fios