Objetivo é desenvolver competência técnica da equipe com modelo de gestão inspirado nas startups
Um grupo de cientistas do Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil criou o Science Behind Innovation, programa interno com foco em desenvolver o conhecimento técnico-científico dos colaboradores, seguindo o modelo de gestão e os conceitos inspirados em startups de sucesso, entre eles, empreendedorismo interno, gestão colaborativa e agilidade.
“Nós queríamos nos tornar detentores de nossa expertise, difundir a informação técnica cosmética e, ao mesmo tempo, sermos ágeis em atender os desafios, e poder contribuir para a inovação de produtos da L´Oréal! ”, explica Bruna Salomão, uma das fundadoras do SBI.
Após a fase inicial do programa e algumas ações executadas, o grupo percebeu a necessidade de aprimorar o treinamento e incluir elementos que trazem mais valor à iniciativa e ao negócio, como estabelecer com mais clareza as necessidades das equipes e os temas de formação; ter mais insights onde se manter atualizado constantemente; entender a oferta do mercado sobre formação cosmética e capitalizar o conhecimento disponível.
As etapas de construção do SBI foram distribuídas em um período de 5 meses, para estabelecer a missão e, inspirado nas startups, mapear os sponsors e a fonte de investimento. A partir de uma rápida estruturação, o SBI organizou sua primeira rodada em modelo misto de treinamento e consultoria de projeto, com a vinda de uma expert em físico-química ao Brasil, OdileAubrun.
Esse modelo gerou uma repercussão positiva, já que ajudou a trazer conhecimento teórico, seguido de experiência no laboratório com projetos, trouxe visibilidade aos cientistas do Centro de Pesquisa & Inovação com a visita de uma expert internacional, além de um investimento inicial de 20 mil reais da área de RH.
Com uma estrutura composta pelas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Comunicação, Produtos & Serviços e membros autônomos, o programa acelerou e as ações de desenvolvimento envolvendo treinamentos, consultorias e palestras, passaram a ser mensais. O segundo ano do SBI fechou com 15 ações e salas lotadas.
Atualmente os serviços e produtos do SBI se baseiam em três pilares correspondentes ao nível dos treinamentos, que variam entre o mais básico aos mais inovadores. No Science Behind Innovation, a curadoria dos treinamentos é feita on-demand e o desenho dos treinamentos também vai de acordo entre o tipo de conhecimento requerido e o expert que ministra a sessão. Alguns treinamentos solicitados podem ser dados por expert locais, como professores de universidade, por experts de fornecedores da L’Oréal e especialistas internacionais.
“O melhor é que essa é uma iniciativa da equipe do laboratório, fazendo com que as pessoas não enxerguem esses treinamentos como uma ordem, e sim como um comum acordo de necessidade entre os analistas. Os insights instantâneos durante os treinamentos são a maior prova de retorno de investimento”, conta Maria Clara Nucci, que participou dos treinamentos da SBI.