Comissão da UE amplia lista de produtos químicos perigosos para cosméticos
Mais de 20 ingredientes foram proibidos para uso em produtos de beleza devido aos seus efeitos graves e de longo prazo na saúde humana
A Comissão da UE ampliou sua lista de produtos químicos perigosos que são proibidos para uso em cosméticos.
Os 23 ingredientes recém-adicionados serão classificados como cancerígenos, mutagênicos ou tóxicos para a reprodução (CMR) de acordo com o Artigo 15 do Regulamento de Cosméticos 1223/2009, em vigor em 1º de março de 2022.
Os ingredientes listados no Artigo 15 são adicionados devido aos seus efeitos graves e de longo prazo na saúde humana.
O Comitê Científico da Comissão sobre Segurança do Consumidor (SCCS), bem como várias outras partes, foram consultadas sobre a decisão de proibir os ingredientes.
Os produtos químicos que serão proibidos para uso em cosméticos incluem: fibras de carboneto de silício, diclorodioctilestanano, mesotrionato e piritionato de zinco, o último dos quais pode causar queimaduras ou ardência nos olhos, boca ou nariz.
Outros ingredientes em questão, como diisooctil ftalato e 2-metoxietil acrilato, também foram proibidos devido ao seu potencial de causar asma e de serem alérgenos cutâneos.
“Ao longo dos anos, a UE reduziu significativamente a exposição dos cidadãos a produtos químicos prejudiciais”, disse o órgão em um comunicado.
“A Comissão avalia constantemente como melhorar ainda mais a proteção dos consumidores com base no progresso técnico e científico.”
Fonte: Cosmetics Business 03.11. 2021