Como a inteligência artificial pode cuidar do cabelo das mulheres
Toda vez que Marcela Zopponni vai fazer compras é sempre a mesma coisa: “qual shampoo e condicionador perfeitos para meu cabelo?” Sim. A universitária paulista já testou várias marcas e quase todas sempre acabam não resolvendo seu problema ou criando outro ainda pior. “Já perdi as contas de quantas marcas e tipos já testei e não encontrei uma que resolvesse, de fato, meus problemas” conta Marcela. O fato é que hoje no mercado, nem todo produto disponível é feito de forma direcionada. No entanto, cada pessoa é única, com diferentes tipos de cabelo, personalidade e momento de vida.
A sabedoria popular diz que o único jeito para achar o melhor shampoo é testar produto por produto até encontrar um que funcione bem. Mas normalmente isso envolve grandes esforços em tempo, dinheiro, disposição e uma bela dose de paciência, que nos dias de hoje valem mais que ouro.
Com a tecnologia atual, a eterna busca das mulheres por um único shampoo ideal já não faz mais sentido. Com o cruzamento de dados, algoritmos, chatbotse inteligência artificial, elas já podem receber de maneira recorrente e automática o produto certo na hora certa. Aliado a isso, também já é possível direcionar os produtos de acordo com os objetivos individuais e para diversos momentos, seja para uma viagem ao litoral, ou para aquela limpeza profunda depois da academia.
Isso levou ao desenvolvimento de novas alternativas para a personalização. Atualmente, as empresas do segmento Beauty Tech focam seus esforços na criação de experiências exclusivas, oferecendo ferramentas pautadas pela tecnologia que promovem o autoconhecimento das necessidades de cada consumidor.
Isto quer dizer que o modelo de negócio já não é mais criar alternativas de shampoo para massificar as vendas nas prateleiras. De acordo com a Euromonitor, as vendas de cosméticos pela internet, de 2002 a 2016, cresceram 602% em todo mundo, sendo 408% apenas no Brasil. Além disso, o panorama de crescimento da indústria cosmética no país precisa de investidores com estratégias tecnologicamente inovadoras e únicas, já que, segundo a Accenture Analysis, se espera que para 2021 que 25,1% do PIB do Brasil seja resultado da economia digital.
Este é o caso da REVO. Uma Beauty Tech que afirma que a beleza, bem-estar e tecnologia podem revolucionar a vida dos seres humanos e traduz isto através de uma experiência, ao invés de só um shampoo. Inspirada pela certeza de que nenhum produto funciona igualmente para todas, a startup promete criar uma fórmula direcionada para cada mulher, com ajuda da inteligência artificial.
“Nós criamos a JustForYou com esse propósito. Por meio de inteligência artificial, o algoritmo analisa os perfis individualmente e propõe a formulação ideal para a cliente. Em poucos dias ela recebe o que chamamos de ‘experiência’, pois não é só o produto. Além do shampoo e condicionador perfeitos, a embalagem é personalizada com o nome e ela também pode ter informações detalhadas sobre sua fórmula.” revela Caio de Santi, CEO da REVO.
Assim como em outros segmentos do mercado e de olho principalmente nos millennials, a empresa aposta pesado também na personalização e customização. Tendências que caíram no gosto da geração Y e que, mesmo desejando se sentirem partes de um grupo, buscam individualização e autenticidade.
Ainda inédito no Brasil, o processo para a criação de seu próprio shampoo através de um chatbot é diferente, porém muito fácil. Caio comenta: “No site julia.justfor.com.br é possível conhecer a consultora virtual da marca, a Julia. É ela quem conduz todo o processo por meio de um bate papo ‘humanizado’, onde explica o processo e convida para fazer a fórmula perfeita”.
Parece ser uma evolução natural para empresas que desejam impactar vidas através da web. No mesmo caminho traçado por Google, Microsoft, IBM e outras empresas de base tecnológica, a REVO aponta para um alinhamento constante com a inteligência artificial. Não é para menos, já que segundo Greg Corrado, neurocientista do Google, “As tecnologias subjacentes de aprendizado e inteligência artificial são aplicáveis a todos os tipos de tarefas”. Além disso, de acordo com a Accenture Analysis, os esforços em IA já representam cerca de 20% do PIB, com investimentos que passarão de US$600 milhões em 2014, para US$6.6 bilhões em 2020, só nos Estados Unidos.
A experiência JustForYou é um exemplo de revolução para o futuro da beleza, que destaca-se também por seguir princípios e valores totalmente atuais, alinhados com tendências mundiais como: não realizar testes em animais, dar prioridade para ativos naturais e não utilizar sulfatos, parabenos e corantes.
Os avanços não terminam aí. A REVO Beauty Tech está trabalhando para, em um futuro próximo, utilizar análises de DNA para compor a experiência com informações baseadas nos genes de cada pessoa. “Nosso objetivo é sempre evoluir nossas soluções, para revolucionar o dia a dia das pessoas. Assim queremos avançar a grandes passos na nova era da indústria de cosméticos”, complementa Caio.