Estudo inédito criado pela Lett, E-commerce Search Ranking revela as marcas com melhor posicionamento nas buscas; edição de estreia avaliou produtos em 12 varejos do setor
O e-commerce vem quebrando recordes de vendas anualmente e diante desse cenário, é fundamental que as indústrias de bens de consumo estejam preparadas para ofertar seus produtos online e vender cada vez mais.
Para isso, é importante que as marcas monitorem o posicionamento dos seus produtos no e-commerce, visto que, de acordo com dados da Amazon, um dos maiores varejos do mundo:
• 80% das vendas online vem dos produtos posicionados na primeira página.
• 70% dos shoppers iniciam a experiência de compra pela barra de busca do varejos;
• 50% de aumento nas vendas de produtos que passam da página 2 para a página 1 do e-commerce;
• 86% de aumento nas vendas de produtos que estão entre as 10 primeiras posições na página 1 do varejo online.
Assim, o E-commerce Search Ranking é o indicador, criado pela Lett, que analisa a presença e o posicionamento das marcas por palavra-chave nos resultados de busca dos varejos brasileiros. Desta forma, é um estudo pioneiro no mapeamento destes fatores, decisivos para a tomada de decisão do consumidor no momento da compra no e-commerce.
“O E-commerce Search Ranking mostra o quão facilmente determinado produto é encontrado pelo seu consumidor quando buscado no site de um varejista, e o quão bem posicionado ele está em relação aos seus concorrentes, o que tem um impacto fundamental nos resultados, já que 80% das vendas online vem de produtos posicionados na primeira página de busca.”, avalia Filipe Silveira, diretor de marketing e vendas da Lett.
Por que criamos o primeiro E-commerce Search Ranking específico para Beleza e Higiene Pessoal?
De produtos de higiene a itens de maquiagem, o setor de beleza e higiene é um dos que mais cresceram nos últimos tempos, especialmente no Brasil.
• O Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. (Fonte: Forbes)
• O segmento de Beleza e Higiene teve um crescimento de 23,8% no número de pedidos em 2021. (Fonte: 45ª Webshoppers, da E-Bit/Nielsen)
O objetivo é permitir que as indústrias consigam ter visibilidade de como seus produtos estão posicionados nos varejos mais estratégicos do segmento, para que possam traçar planos de ação visando a melhorar o indicador e aumentar sua presença nas buscas.
Metodologia
Os dados coletados são referentes ao período de 01º de abril de 2022 a 30 de abril de 2022. Por meio da inteligência de dados da Lett, foram coletadas e analisadas informações a partir de buscas de 10 palavras-chave estratégicas para o segmento de beleza e higiene pessoal nos 12 maiores e-commerces do segmento. Veja o estudo completo AQUI (linkar).
Palavras-chave analisadas:
Beleza
• Base
• Batom
• Blush
• Hidratante Facial
• Máscara Facial
• Protetor Solar
Higiene Pessoal
• Creme Dental
• Escova de Dente
• Fio Dental
• Sabonete
Varejos analisados
• Amazon
• Americanas
• Beleza na Web
• Droga Raia
• Drogarias Pacheco
• Drogaria Pague Menos
• Drogaria Venâncio
• Drogasil
• Época Cosméticos
• Magazine Luiza
• Mercado Livre
• Sephora
O estudo considerou apenas os resultados de produtos que apareceram entre as 10 primeiras posições dos e-commerces analisados.
Além disso, também levou em conta a disponibilidade para compra do produto durante as pesquisas, resultado que é dado em porcentagem e varia entre 0% e 100%, considerando a quantidade de vezes em que o produto estava ou não disponível para compra quando apareceu em um dos resultados de pesquisas por alguma palavra-chave.
Share de buscas
O E-commerce Search Ranking analisa a presença das marcas nos varejos analisados, também chamado de “share de busca” ou “share of shelf online”.
O share de busca considerado neste estudo refere-se a quantas vezes algum produto da marca apareceu entre as 10 primeiras posições nas buscas por determinada palavra-chave nos varejos analisados. Recebe a maior porcentagem de share, a marca que teve mais produtos como resultados das buscas no período.
Na seleção de palavras-chave e varejos adotada no estudo, marcas globais como P&G, Isdin, Nívea, Vult e L’Óreal, entre muitas outras, apresentaram os melhores resultados e, portanto, melhor potencial de vendas.
“A gente quer aparecer. Não queremos só vender para aquelas pessoas que já conhecem, mas também para aquelas pessoas que não me conhecem, que é nosso maior desafio e é aí que entra a importância do share de buscas. Com informações extremamente precisas, conseguimos começar a nos mostrar e ganhar espaço dentro de categorias específicas de busca, podendo atingir um público que seria muito mais difícil acessar de outra forma.”
Para acessar os dados completos da pesquisa acesse aqui