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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosComo a pauta ESG na indústria de beleza colocará em xeque a reputação e a credibilidade das marcas

Como a pauta ESG na indústria de beleza colocará em xeque a reputação e a credibilidade das marcas

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Desvende os desafios, inovações e novos conceitos na jornada dos cosméticos sustentáveis

Por Estela Mendonça

Os fabricantes de cosméticos precisam convencer os consumidores que suas ações de sustentabilidade não são apenas ferramentas de marketing, já que 46% dos brasileiros manifestaram essa impressão na 4ª edição do estudo Who Cares, Who Does?, da Kantar, que correlaciona atitudes em torno da sustentabilidade ao comportamento de compra de bens de consumo massivo. Entretanto, o estudo também aponta que há oportunidades a serem trabalhadas, considerando que 43,4% dos brasileiros conseguem associar a sustentabilidade a marcas com históricos bem construídos. Em ordem, foram citadas: Natura, Omo, Ypê, O Boticário, Nestlé, Avon, Coca Cola, Johnson & Johnson, Unilever, Brilhante e Sadia.

O detalhamento do estudo e as oportunidades para as marcas de higiene e beleza, por Raquel Ferreira, diretora da Kantar, será um dos pontos altos do GREEN COSMETICS SUMMIT – Seminário de Tecnologia Verde & Sustentabilidade em Cosméticos, que voltará a ser realizado presencialmente nos dias 26 e 27 de outubro, no Ninety Hotel, em São Paulo, com organização da Innovation Business Media e promovido pelo Portal Cosmetic Innovation.

Próximos desafios

“O maior desafio nos próximos anos será encontrar o equilíbrio certo entre ações restauradoras que mantenham nosso planeta habitável, crescimento econômico, que sustente a segurança e a saúde, e a construção de novas dimensões virtuais da maneira mais ética possível”, prevê Fernanda Pigatto, diretora global de parcerias da Beautystreams, que traçará um cenário da evolução no lifestyle previsto entre 2022 e 2026 e os reflexos no setor de beleza.

Para Daniella Francischetti, especialista em inovação de bioativos na BASF, patrocinadora platina do evento, com o avanço da agenda ESG na indústria, as percepções e atitudes dos consumidores com relação à sustentabilidade também evoluíram. “Produtos naturais em breve não serão diferenciais, mas sim um requisito para se manter competitivo no mercado. Abordaremos a evolução da sustentabilidade da indústria cosmética, apresentando inovações e tecnologias que permeiam os temas de gestão de carbono, economia circular e cultivo responsável”, adianta.

Green Cosmetics Awards 2022

Uma das grandes novidades desta edição será o Green Cosmetics Awards 2022,  uma iniciativa do Portal Cosmetic Innovation para reconhecer as principais inovações apresentadas. A avaliação ficará por conta de especialistas reconhecidos na indústria cosmética: Carlos Praes, Emiro Khury, Kauê Boock, Monica Gianotti e Patrícia Andrei, com a coordenação de Alberto Keidi.

Murilo Marques, diretor da Innovation Business Media e editor-chefe do Portal Cosmetic Innovation, explica que a ideia da premiação deve-se ao grande número de inovações que surgiram no processo de curadoria do evento. “Sentimos que precisávamos reconhecer e destacar para o mercado os ingredientes que refletem a grande transformação pela qual a indústria de beleza está passando”, justifica.

O executivo também destaca que, superando o crescimento consistente a cada edição, em 2022 o evento promete surpreender: “Este não será apenas o maior Green Cosmetics Summit que já realizamos, mas também baterá todos os recordes de expositores, patrocinadores e público na grade de eventos realizados por nós este ano”, comemora.

Inovações sustentáveis

As mais recentes inovações em alternativas verdes serão destacadas pelos principais distribuidores e fabricantes globais de ingredientes cosméticos. Confira algumas delas:

• A AQiA apresentará suas soluções alternativas verdes para ingredientes de fontes não renováveis, como derivados petroquímicos, silicones e microplásticos.

• A Ashland mostrará ativos de origem natural e biodegradáveis para obter cabelos fortes e modelados em qualquer condição climática.

• A IFF detalhará os benefícios da linha de bioativos upcycled, desenvolvida a partir de resíduos da indústria açucareira.

• Seguindo o conceito de upcycling, a Chemyunion mostrará como transforma resíduos em ingredientes de valor para pele e cabelo.

• A Clariant demonstrará como combina a ciência ao melhor que a natureza tem a oferecer e visa apoiar a mudança da indústria para uma beleza mais acessível e responsável

• A Croda destacará suas iniciativas e tecnologias para melhorar a transparência, rastreabilidade e sustentabilidade na indústria de beleza e cuidados pessoais.

• A Dinaco levará o conceito de Oleobiota™, lançamento da Novachem oriundo da Mata Atlântica em conformidade com o Protocolo de Nagoya para biodiversidade.

• Soluções para minimizar a pegada ambiental e eliminar o óleo mineral das suas formulações com emoliente vegano multifuncional será o destaque da Evonik.

• Novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos anidros para ingressar na tendência waterless beauty serão apresentadas pela Focus Química.

• De extratos botânicos vulcânicos a células tronco, a Galena apresentará as inovações provenientes da natureza que estão revolucionando o mercado.

• A Greentech destacará alguns ativos com benefícios inovadores, como yoga-like effect e rejuvenescimento 360º do contorno dos olhos.

• A Inolex reforçará a importância da sustentabilidade no mundo cosmético, com ingredientes sustentáveis que garantem segurança, naturalidade, biodegradabilidade e eficiência.

• A Solabia apresentará seus ingredientes naturais com alta eficácia produzidos por processos sustentáveis que não agridem o meio ambiente.

• A Symrise mostrará como conectar a economia circular ao negócio da empresa e inovar o portfólio para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável.

Para mais informações sobre a programação e os palestrantes e inscrições: GREEN COSMETICS SUMMIT.

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