Como a última inovação da Vacation dominou a categoria de proteção solar
Certas categorias no espaço de cuidados com a pele são inerentemente chatas – produtos de limpeza para a pele, hidratantes simples e, por muito tempo, filtros solares.
Mesmo o consumidor comum pode perceber a importância de usar protetor solar. É fundamental para o antienvelhecimento, protegendo a pele dos raios fortes do sol, mas, no final das contas, não é uma categoria repleta de inovações. Pelo menos era esse o caso, até que as férias chegassem.
A marca é reconhecida por sua embalagem icônica. De acordo com Dakota Green, sócio fundador da Vacation Inc, sua estética reconhecível é uma homenagem a uma era ultrapassada. “Nossas embalagens, fórmulas e mundo da marca prestam homenagem a épocas passadas, quando o protetor solar era (infelizmente) mais focado em obter um bronzeado, mas era posicionado como sendo “divertido”. Usando o filtro para minimizar o risco de danos causados pelo sol e câncer de pele, acreditamos fortemente que a melhor maneira de fazer com que as pessoas se protejam dos danos causados pelos raios ultravioleta é fabricar produtos que elas realmente desejam usar – e reaplicar.”
Funcionando a partir de um modelo simples em que aumentar a aplicação (portanto, aumentar o reconhecimento da marca e a proteção real contra o sol) está diretamente correlacionado com a alegria da aplicação, a Vacation teve seu trabalho cortado por si mesma. Com uma base de fãs já estabelecida, leal a produtos como a Classic Lotion SPF 50 (US$ 18) e o Classic Spray SPF 30 (US$ 20) ― a ponto de exigir velas de edição limitada no aroma praiano da marca ― criar burburinho não foi difícil papel. Capturar uma inovação que focasse na diversão de reaplicar ao sol foi o verdadeiro desafio.
Foi durante uma das muitas sessões de brainstorming de Dakota e da equipe que surgiu a ideia de um protetor solar que parecesse, sentisse e agisse como uma lata de chantilly. “Existe algo tão alegre no chantilly (aquele som inconfundível de “uivo” é o pano de fundo de tais momentos felizes), e este produto captura perfeitamente essa experiência nostálgica—ao mesmo tempo em que cumpre nosso objetivo de fazer protetor solar tão divertido, você não pode deixar querer usar diariamente!” ele compartilha. A ideia surgiu organicamente. Encontrar um parceiro para fabricar o primeiro exemplar foi o próximo desafio.
Quando Kevin Martz, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Clayton Corporation – o ícone da fabricação de alimentos cujo fundador Bunny Lapin inventou o famoso Reddi-Wip – foi abordado por Vacation sobre a possibilidade de usar protetor solar, sua primeira resposta foi: “Sim, claro”. seguido por: “Mas por que alguém iria querer?” Acontece que a embalagem pressurizada aumentou a espalhabilidade do protetor solar na pele e ofereceu ainda mais produto do que um tubo tradicional do mesmo tamanho.
A partir daí, a formulação foi rápida. “Depois que provamos que isso poderia ser feito, a Vacation trabalhou para garantir que a fórmula atendesse às suas necessidades de FPS e enchimento de latas”, compartilha Martz. Desde a concepção até o desenvolvimento do produto e o preenchimento das latas da linha de produção, o processo foi uma façanha de colaboração das partes de Clayton e da equipe da Vacation. Além disso, a Dra. Elizabeth Hale―uma dermatologista certificada pelo conselho e vice-presidente sênior da Skin Cancer Foundation, que supervisionou o desempenho e a eficácia, junto com cientistas da Honeywell, que ajudaram a desenvolver a formulação do produto – também estiveram envolvidos. Tudo o que faltava era levar o Classic Whip SPF 30 ($ 22) para as massas.
Vender com uma lista de espera de mais de 1.000 é o voto de confiança mais claro que você pode obter. E embora Dakota e a equipe tenham inovado sem pensar no social, o grande sucesso do produto em plataformas como TikTok e Instagram certamente causou impacto, conquistando milhões de visualizações quase instantaneamente. Aproveitando o reinado contínuo como um best-seller em varejistas como Ulta Beauty e recebendo centenas de críticas de cinco estrelas, um revisor em particular resumiu a resposta geral ao último lançamento da Vacation. “Eu SEMPRE fui péssimo em proteger minha pele. É mais um passo para a minha rotina de cuidados com a pele. Mas o Classic Whip é tão divertido que não posso *não* colocá-lo. Meus DMs explodiram depois de postar uma história com ele, e estou levando tudo em mim para não ser pego.
Férias é pegar a conversa séria e bem conhecida sobre proteção solar e torná-la divertida. Seus produtos de “aprimoramento do lazer” buscam aumentar o prazer da experiência. “Rejeitamos o marketing baseado no medo dos últimos anos e, em vez disso, incentivamos as pessoas a praticar a proteção solar – minimizando assim o risco de câncer de pele – desenvolvendo produtos com FPS que eles realmente gostam de usar e reaplicar com prazer ao longo do dia”, explica Green . Afinal, diz o ditado, “o melhor protetor solar a ser usado é o protetor solar que você usará”. E para os empreendimentos de férias, o protetor solar que você mais gosta de aplicar vem de uma lata com um perfume exclusivo premiado.
Fonte: Beauty Matter 05.03.2023