Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn

Como as empresas de beleza se preparam para um futuro mais verde

  • Written by:

A lista de produtos de beleza e cosméticos com formulações e embalagens sustentáveis e neutras para o clima está crescendo.

As empresas estão prestando mais atenção à sua pegada ecológica e estão comprometidas com a proteção do clima. Com isso, drogarias, supermercados e perfumarias se enchem de produtos que consistem em materiais recicláveis ​​e ingredientes ecológicos ou sobrevivem com poucas embalagens.

Embalagens plásticas e microplásticos em produtos de beleza

As empresas de cosméticos estão respondendo à demanda de seus consumidores por mais transparência no que diz respeito às formulações e tipos de embalagens e estão pesquisando formas de reduzir o desperdício de plástico. Estudos como o da organização ambiental NABU comprovaram a urgência da proibição dos microplásticos. A Agência de Proteção Ambiental mostrou em um estudo a baixa reciclabilidade das embalagens plásticas.

No setor de beleza e cosméticos em particular, os recipientes e tampas de plástico também escondem partículas minúsculas na formulação, como grânulos descascados ou formadores de filme feitos de microplásticos ou polímeros dissolvidos que são levados para os oceanos pelo escoamento.

Modelos de embalagens sustentáveis ​​para cosméticos

Muitas empresas de cosméticos estão abordando o problema e pesquisando maneiras de substituir ingredientes por opções neutras para o clima e produzir embalagens alternativas.

Para simplificar a integração e mudar para embalagens ecológicas e criar mais transparência para os consumidores, a iniciativa pré-competitiva SPICE (Sustainable Packaging Initiative For Cosmetics) lançada pela L’Oreal e Quantis – um grupo de consultoria que assessora empresas em sustentabilidade – criou uma ferramenta de ecodesign com a qual as empresas de cosméticos podem calcular o impacto ecológico de seus materiais de embalagem no clima, desde sua criação até a reciclagem final. A ferramenta simula vários cenários de como diferentes designs de embalagens contribuem para reduzir a pegada ecológica.

Podem ser, por exemplo, potes de vidro em vez de tubos de plástico, materiais reciclados ou embalagens biodegradáveis.

Programas de devolução, opções de recarga e designs de embalagens sustentáveis

Além de reduzir as embalagens plásticas, os modelos de devolução de produtos usados ​​são outra forma de evitar o desperdício. Se um determinado número de embalagens vazias for devolvido, você pode escolher um novo produto de beleza gratuitamente.

Um exemplo bem conhecido aqui é a marca de cosméticos MAC, que oferece esse modelo com seu programa Back to Mac. Se você entregar seis de qualquer embalagem original vazia, poderá obter uma sombra gratuita.

Outras grandes marcas como Dior , Mugler e Hourglass estão cada vez mais confiando em produtos que podem ser recarregados. A Mugler oferece uma opção de refil para seus perfumes. Da mesma forma, a Dior oferece não só refis de perfumes, mas também bases e cremes. Entre outras coisas, o Hourglass possui um batom que, quando usado, pode ser substituído por um pack de refil.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: L’officiel 24.02.2021

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Designing Company