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Consumo: brasileiro intensifica hábitos de higiene e beleza durante a pandemia

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Marcos Bauer, diretor de A&I da Procter, analisa as novas oportunidades de desenvolvimento de categorias. Até as lives estão influenciando o comportamento do consumidor

A pandemia influenciou novos hábitos de higiene no mundo todo e, consequentemente, alterou as práticas de consumo. Entender as novas demandas e expectativas dos consumidores em meio a uma crise global com avalanche de informações a todo instante é um desafio e tanto. É justamente esse o tema de um artigo publicado no LinkedIn por Marcos Bauer, diretor de A&I da P&G.

O executivo lembrou que, desde as primeiras notícias da pandemia no Brasil, a companhia ampliou o contato com os consumidores. “Criamos um diário do consumidor, estamos os entrevistando frequentemente com a ajuda das plataformas digitais, utilizando câmeras para entender seus hábitos, fazendo benchmarks globais e consolidando os comentários públicos na internet para monitorar quais são suas necessidades e o que esperam nesse momento.”, exemplificou. “E isso fez com que percebêssemos que em uma sociedade você muda os hábitos, mas a cultura se mantém”, conclui.

Bauer explica que o brasileiro tem higiene e beleza dentro de sua cultura. Um indicador disso é que dados anteriores à pandemia já mostravam que a frequência do banho é muito alta por aqui: 8,5 vezes por semana, enquanto nos Estados Unidos é mais próxima de 6,5 vezes. Isso impacta, diretamente, o uso de desodorantes e a frequência de troca de absorventes femininos. Algo que vale também para a higiene bucal, afinal a média de escovação do brasileiro é 50% maior do que a média global. Todo este cuidado pessoal, conforme análise do diretor de A&I da P&G, revela o porquê do mercado de beleza ser tão desenvolvido no país. “Nossas pesquisas mostram que 85% das mulheres brasileiras acreditam que beleza pode ser obtida com esforço (vs. 35% nos EUA). Ou seja, a mulher brasileira acredita muito mais que a beleza pode ser conquistada com tratamentos, cuidados e empenho”, afirma.

Ao cruzar os dados das conversas diárias com os consumidores com a importância que a higiene e beleza sempre teve no Brasil, a P&G constataou: o brasileiro, mais do que mudar seus hábitos por conta da pandemia, intensificou o que já está enraizado em sua cultura.

Hora do banho

Um ótimo exemplo disso é a relação do brasileiro com o banho. “Aqueles que precisam sair de casa estão tomando muito mais banhos por dia, por precaução, e aqueles que não estão saindo estão encontrando novos papéis para o banho. Muitos dizem que esse é o único momento que têm para ficar sozinhos dentro de casa, funcionando como uma fuga do estresse da quarentena ou daquele lar cheio de afazeres. É o momento de relaxar, cuidar do cabelo e até mesmo assistir lives, por que não?”, detalha Marcos Bauer. Afinal, uma das descobertas dos estudos P&G é que as pessoas estão assistindo lives no banho ou então tomando banho para assistir lives ou participar de reuniões remotas.

A avaliação, inclusive, é de que o sucesso das lives também atrelado à nossa cultura. “O brasileiro adora o relacionamento social e, por conta do distanciamento, assistir lives se tornou algo superimportante para comentar com os amigos e postar nas redes sociais. E muitos disseram que não têm graça assistir a live gravada e disponibilizada depois, o legal é ver ao vivo mesmo, por isso, assistem a qualquer momento, inclusive no banho”, explica o executivo.

Oportunidade de desenvolvimento de categoria

Além de consumir conteúdo, as pessoas se tornaram criadoras e estão fazendo lives entre amigos, para trocar informações e mostrar como cuidam dos cabelos, por exemplo. “Na última semana, as conversas online sobre cabelos aumentaram 40%. Isso impacta, diretamente, uma de nossas categorias. É um novo hábito que abre várias possibilidades para desenvolvermos nossa categoria”, afirma Marcos Bauer.

Outro novo hábito que impacta diretamente outra categoria da P&G é o uso de máscaras. O diretor explica que o brasileiro, que já tem a maior média de escovação de dentes diária no mundo, vai se preocupar ainda mais com o hálito, uma vez que o está sentindo o tempo todo com a máscara. “É outra oportunidade para desenvolvermos a categoria de cuidados bucais e conversar de uma nova maneira com esse público”, completa Bauer..

“O momento que estamos passando traz grandes desafios para a indústria, mas também oportunidades, ainda mais para higiene e beleza, uma vez que isso já faz parte da nossa cultura e pode se intensificar. É o momento de nos conectarmos ainda mais com os consumidores criando conteúdos para servi-los, e também é o momento de nos unirmos ainda mais com o varejo para garantirmos que suas necessidades estão sendo atendidas”, destaca Marcos Bauer, acrescentando que a P&G tem a missão de cuidar e abastecer as pessoas com produtos que desempenham um papel fundamental de levar saúde, higiene e autoestima para dentro de casa.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Varejo SA 26.05.2020

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