Cosméticos do futuro possuem compromisso ético de sustentabilidade
Produtos são pensados e fabricados sem embalagem de plástico, mas com incentivo à reutilização e ingredientes orgânicos
Sacolas ecológicas no supermercado, canudo de metal ou feito com material biodegradável, calcinha absorvente e tantos outros produtos estão cada vez mais presentes no mercado e são provas cabais da conscientização pela busca por um consumo mais consciente. O movimento tem ainda mais potencial para crescer e, agora, chega com mais amadurecimento ao mercado de cosméticos. Fórmulas veganas e naturais já são uma realidade para consumidores que acreditam no potencial dos produtos orgânicos certificados para a pele e os cabelos. Além disso, o consumidor está, sim, mais atento a se fidelizar a empresas comprometidas com o meio ambiente.
Os recentes lançamentos da linha capilar da influenciadora digital Bianca Andrade, a Boca Rosa, com a marca Cadiveu, comprovam o favoritismo da nécessaire mais ecológica, por dentro e por fora das embalagens. Além da fórmula 100% vegana, ou seja, não testada em animais, as embalagens são recicladas e recicláveis e, agora, xampu e máscara capilares foram remodelados em forma de barra, os quais contêm zero plástico.
É uma realidade que versões em barra dos produtos, mais conhecidas como xampus e condicionadores sólidos, estão mais comuns de serem adquiridas e, aos poucos, consumidores criam intimidade com o novo formato.
De acordo com Cadiveu, uma barra de xampu equivale a dois frascos do mesmo produto. “Trazer os produtos em barra para a linha Quartzo Shine foi uma ideia para tentar mostrar que padrões antigos podem ser repensados. De uns tempos pra cá, eu mesma penso duas vezes antes de comprar alguma coisa, porque não vejo mais apenas o produto na minha frente. Vejo também o propósito, a causa que tem ali por trás. Meu olhar ficou mais atento ao meio ambiente e como nós tratamos o mundo à nossa volta. Quero levar essa ideia pra frente e poder conscientizar o maior número de pessoas possível. Precisamos pensar em ações que, de fato, trazem mais benefícios para o planeta, e isso pode começar com pequenos atos, como a nossa rotina de beleza”, disse Bianca Andrade.
Novas frentes
Quem também aderiu à moda de zero embalagens poluentes foi a marca de cosméticos franceses L’Occitane en Provence, com linha de xampus em barra lançada em agosto. Uma amostra do produto sólido corresponde, em média, à economia de 31,3 g de plástico. A Botik, marca de cuidados faciais d’O Boticário que chegou ao mercado em outubro de 2020, possui embalagens feitas a partir de vidro reciclado, o que permite reduzir o consumo da matéria-prima em 10 toneladas por ano. Além disso, o novo desenho das embalagens reduziu em mais de duas toneladas por ano o consumo de vidro.
Para quem quer embarcar nesse universo, a seguir, separamos várias opções para uma penteadeira para extrair o melhor dos produtos e também de sua embalagem.
Fonte: O Tempo 25.10. 2021