Coty vende Wella e OPI para o fundo KKR
A Coty anunciou na segunda-feira (11) que irá vender uma participação majoritária no capital de suas marcas de tratamento para cabelos e unhas (incluindo Wella e OPI) para o fundo de investimento americano KKR & Co., por 3 bilhões de dólares. Com a transação, o grupo americano quer simplificar seu portfólio de produtos e reduzir sua dívida.
A Coty também apresentou um plano de redução de custos de 700 milhões de dólares e, além disso, como parte da transação, a KKR deve injetar um investimento adicional de 1 bilhão de dólares. Após esses anúncios, o preço das ações da Coty subiu 15%.
Para combater a desaceleração das vendas e o agravamento de sua dívida, o grupo Coty colocou essas marcas à venda em outubro do ano passado, despertando o interesse de várias empresas, como Unilever e Henkel.
No início do ano, o valor de seu portfólio de marcas era estimado em cerca de 7 bilhões de dólares, segundo a Reuters – mas a crise de saúde devastou seu mercado por várias semanas, e os consumidores agora tendem a comprar produtos de beleza online.
Para piorar a situação, a empresa não conseguiu integrar entre suas subsidiárias as 40 marcas compradas da Procter & Gamble em 2016, o que a forçou a repensar sua estratégia. Para revitalizar suas vendas e atrair clientes mais jovens, a Coty adquiriu uma participação majoritária na empresa de maquiagem e cuidados com a pele de Kylie Jenner no final do ano passado.
Prejuízo acima do esperado no último trimestre
Apesar disso, a Coty anunciou que registrou um prejuízo acima do esperado no trimestre encerrado em 31 de março, com uma queda de 23% na receita. Como parte do acordo, a KKR ganhará dois assentos no conselho de administração da Coty, que também anunciou a suspensão dos pagamentos de dividendos a seus acionistas até o próximo ano.
A transação, que também contempla marcas Clairol e Ghd, prevê que as empresas operem como empresas independentes, com a KKR adquirindo 60% das ações e a Coty retendo o restante. A empresa sediada em Nova York manterá controle total sobre seus negócios de beleza para o mercado de massa no Brasil, para os quais ainda está explorando várias opções.
Excluindo itens excepcionais, a Coty anunciou uma perda de 8 centavos por ação, enquanto os analistas de Wall Street previram uma perda de 1 centavo, de acordo com dados do Refinitiv do IBES.
Fonte: Fashion Network 12.05.2020