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Crescimento de 28,8% nas vendas de sun care no Brasil em 2023 surpreende

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Mercado atingiu R$ 5,3 bilhões no ano passado e continuará em forte alta nos próximos anos

Por Estela Mendonça 

Nunca o mercado brasileiro de proteção solar cresceu tanto em um único ano: 28,8% em 2023, atingindo R$ 5,3 bilhões, segundo a Euromonitor International. A recuperação das vendas teve início em 2022, com aumento de 13%, depois das quedas seguidas em 2020 e 2021, por conta das restrições da pandemia, da redução do poder aquisitivo e da limitação do turismo e atividades ao ar livre.

Não no mesmo ritmo brasileiro, o mercado global também vem se recuperando, com 13% de aumento no ano passado, registrando US$ 15,2 bilhões em vendas. No ranking global, o Brasil permaneceu na terceira posição, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

A boa notícia para as marcas, entretanto, é que a tendência de crescimento, deverá permanecer nos próximos cinco anos. A Euromonitor prevê 73,3% até 2028, totalizando R$ 9,2 bilhões, bem acima do resultado esperado para o mercado global no mesmo  período (40,8%).

Proteção e cuidado

De acordo com pesquisa da Mintel, com o aumento das preocupações com a pele e o bem-estar, os consumidores estão mais dispostos a investir em produtos que ajudem a proteger sua pele dos danos causados pelo sol, mas que também tragam outros benefícios. Entre os consumidores brasileiros, 61% buscam protetores solares faciais que ofereçam hidratação à pele. Outros benefícios incluem resistência ao suor (51%), inclusão de vitaminas (44%) e propriedades antienvelhecimento (43%).

Paulo Roseiro, diretor executivo de categoria Beauty do Grupo Boticário

Para Paulo Roseiro, diretor executivo de categoria Beauty do Grupo Boticário, que conta com quatro marcas atuando na categoria, Australian Gold, O Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice?, a  demanda por produtos de proteção solar está em constante crescimento, o que impulsiona a inovação e o desenvolvimento de novas formulações e tecnologias pela indústria cosmética, criando oportunidades de negócios e estimulando a economia do setor para atender ao público. “Vale lembrar que a proteção solar não está apenas relacionada à beleza, mas, sim, a uma questão de saúde pública e bem estar e, por isso, nós queremos ajudar os brasileiros a alcançarem essa qualidade de vida”.

Roseiro conta que Australian Gold foi pioneira em desenvolver um protetor solar “seguro para corais” no Brasil. Em 2022, foi lançada a linha Boti.Sun, que oferece produtos de proteção solar adaptados para todos os tons da pele brasileira. Com acabamento 100% transparente, os produtos contam o Sistema de Proteção Sonnenstrahl, tecnologia que combina biopeptídeos e potentes filtros solares para oferecer proteção multinível contra os raios UVA, UVB e ação antioxidante e antipoluição.

A marca Quem Disse, Berenice? ampliou sua linha de proteção solar este ano Protetor Solar Delícia FPS 70 Skin.q, que oferece multifuncionalidade, textura fluida de fácil aplicação e absorção e sensorial que proporciona frescor a pele, além de ação antioxidante, por meio da carnosina.

Já a Eudora co-criou o Protetor Solar Facial Antioleosidade FPS 70 Niina Skin com a influenciadora Niina Secrets, que possui acabamento invisível, que não deixa resíduo ou efeito esbranquiçado e não interfere na maquiagem. O item é enriquecido com niacinamida e carnosina. A marca também oferece o Neo Dermo Etage Protetor Solar Facial Defense, enriquecido com Vitaminas E e B3, juntamente com Ômega 3 e 6.

Fluido e stick

A Adcos desenvolveu dois novos produtos 100% minerais com texturas diferentes: o Protetor Solar Stick Mineral FPS 50 e o Protetor Solar Fluid Mineral FPS 50. Os produtos hidratam, suavizam e regeneram a pele conforme o uso, e estarão disponíveis em dois formatos: fluido e stick, reforçando o pioneirismo da marca nesta segunda categoria.  Ambas as fórmulas são enriquecidas com ácido hialurônico de muito baixo peso molecular.

O protetor em stick, segundo a marca, é o primeiro no Brasil 100% mineral no formato e conta com uma tecnologia avançada de muita resistência à água e ao suor, tornando-se ideal para prática de exercícios. Além disso, também conta com prebióticos e aloe vera, que atuam na regeneração e fortalecimento da barreira cutânea contra agressores externos.

Da França para as brasileiras

A Bioderma, marca francesa de dermocosméticos do Grupo NAOS, lançou o Photoderm Antioleosidade FPS 70, desenvolvido na França para o tipo de pele brasileira, que conta com duas patentes exclusivas NAOS, a Sun Active Defense, antioxidante e antipoluição, que protege o DNA da pele, e a Fluidactiv, que conta com ação antioleosidade e antiacne. Juntas, trazem 90% de sensação de pele fresca e limpa, cobrindo de maneira suave as imperfeições da pele sem deixar resíduos brancos.

“O Photoderm Antioleosidade FPS 70 é o lançamento com maior investimento da Bioderma Brasil. É um produto que foi desenvolvido na França, mas apresenta uma fórmula e textura adequada às particularidades da pele brasileira, que se trata de um mercado muito estratégico e com grande potencial de crescimento. Pensando nisso, pretendemos investir mais de R$ 50 milhões por aqui ainda em 2024”, conta André Mendoza, CEO da Naos.

Protetor 3 em 1

Corina Godoy, farmacêutica e sócia-fundadora da Pink Cheeks

“A grande entrega do Pro Cream está na sua total multifuncionalidade, o formato é semelhante ao de um pó compacto, entretanto, sua textura cremosa e suave é inigualável, pois oferece acabamento mate e a possibilidade de construir camadas de cobertura, dispensando o uso de base”, destaca Corina Godoy, farmacêutica e sócia-fundadora da marca.

A Pink Cheeks lançou em abril o Pro Cream 3 em 1, que une proteção solar, cobertura de base e ativos que tratam a pele. O lançamento segue o conceito de sportcare, com FPS 96 e FPUVA 43, com ativos que tratam a pele, como ácido hialurônico, vitamina E e óleo de canola, e com cobertura cremosa que substitui a aplicação de base.

Dupla ação antioxidante

Paula Ferreira, médica consultora da área de dermatologia Libbs

A farmacêutica Libbs ampliou sua linha de protetores solares com dois novos produtos: Filtrum Color FPS 70, com cinco opções de cores, efeito matte, toque seco e o ativo clareador PHE-Resorcinol,  e Filtrum Sensi para peles sensíveis, que  conta com a dupla ação antioxidante e calmante do Neurophroline e alfa bisabolol, FPS 50 e ácido hialurônico, que possibilita a hidratação da pele.

A nova linha Filtrum se destaca pela sua tecnologia fotossoma, que traz uma proteção completa para diversos tipos de pele. “Reunimos três ativos antioxidantes com eficácia comprovada cientificamente, que protegem contra os danos da luz visível, contra a poluição, contra os danos do infravermelho A, tipo de radiação eletromagnética presente no dia a dia, e ainda têm ação antioxidante”, diz Paula Ferreira, médica consultora da área de dermatologia Libbs.

Pró-colágeno

O mais recente lançamento da Neostrata é o Minesol Oil Control FPS70,  protetor solar facial pró-colágeno, que apresenta potente ação antioleosidade, com controle de brilho por até 12h, e prolongada reduzindo a produção de oleosidade com uso contínuo. Também conta com a tecnologia de proteção 3D Extended Defense que promove proteção estendida contra os raios UVA, UVB, UVA longo, ajuda a proteger contra a luz visível, e ainda possui ação contra poluição, além de promover uma pele mais lisa e uniforme com ação da Neoglucosamina, que aumenta em 33% a produção de colágeno.

Mais proteção

Lançado no final do ano passado, o Anthelios UV Mune 400, da La Roche-Posay, contém o  Mexoryl 400, uma tecnologia filtrante capaz de proteger contra os raios UVA ultralongos, que vão de 380nm  a 400 nm e que representam 30% dos raios UV que impactam nossa pele, garantindo a mais alta proteção com FPS 60 e PPD 46.

Dispersão com alta fluidez

“A proteção solar é um dos mercados mais desafiadores para formuladores e marcas, pela complexidade da combinação de ingredientes e pela dificuldade em atender de maneira abrangente às necessidades e exigências dos consumidores”, avalia Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação da Kobo.

Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação da Kobo

A avaliação de Isabella se justifica pelo fato de que, à medida que cresce a demanda por produtos de proteção mais eficientes, inclusivos e com alto grau de naturalidade, aumenta a responsabilidade em entregar produtos com filtros solares minerais e alta proteção UV, sem deixar o indesejado efeito residual branco sobre a pele, considerado um dos maiores desafios da categoria.

Focada nesse desafio, a Kobo desenvolveu a GCP45XZJ (Caprylic/Capric Triglyceride, Zinc Oxide, Polyhydroxystearic Acid, Jojoba Esters), uma dispersão de óxido de zinco em triglicérides cáprico-caprílico com alta fluidez. “O produto é capaz de oferecer alta proteção UV, deixando mínimo efeito branco, já que contém um óxido de zinco de partícula de pequeno tamanho (20nm)”.

Como exemplo de aplicação, Isabella conta que a dispersão de origem 100% natural foi responsável pelo FPS 37 da fórmula KFL-294A – Tinted Sunscreen for all Skin Types​, desenvolvida para oferecer proteção UV sem residual branco a todos os fototipos, aliada à alta espalhabilidade e sensorial sedoso.

Dispersões naturais

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico da Solabia, destaca que uma das tendências para 2024, de acordo com o relatório de tendências globais de beleza e cuidados pessoais da Mintel, é a Beleza Sofisticada. “Essa tendência nos traz uma simplificação da rotina de cuidados, porém com uma eficácia comprovada para os produtos cosméticos”.

Além disso, Allessandra aponta a busca por produtos mais seguros e naturais, visto que os consumidores estão cada vez mais informados e conscientes dos ingredientes que estão usando. “Esses fatores trouxeram um aumento na demanda para uma proteção mais natural e mais sustentável, sendo que, recentemente, tivemos vários lançamentos de produtos usando filtros minerais”.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico da Solabia

Considerando as novas demandas, além de seus ativos que podem trazer diversos benefícios e diferenciação para as formulações, a Solabia passa a oferecer também dispersões de Dióxido de Zinco e Óxido de Titânio, que fazem parte do portfólio da nova empresa do Grupo, a Applechem: G-BLOCK™  e S-BLOCK™.

As dispersões G-BLOCK™ são naturais e criadas para proporcionar uma combinação de alta transparência, proteção de amplo espectro e desempenho FPS numa dispersão muito estável. Allessandra explica que essa estabilidade não só acelera a transição do lote de laboratório para a produção em grande escala, como também ajuda a garantir que os níveis de SPF e de comprimento de onda crítico permaneçam consistentes de um lote para outro.

Já as dispersões S-BLOCK™, segundo a executiva da Solabia,  também são extremamente estáveis, sem separação ou sinérese ao longo do tempo, e o óxido de zinco está distribuído de maneira uniforme melhorando o sensorial, transparência e consistência dos valores de FPS.

“Essas dispersões permitem aos formuladores o desenvolvimento de uma proteção mineral de amplo espectro consistente, fazendo com que se adapte a uma vasta gama de aplicações de cuidados solares que necessitam de um desempenho de proteção elevado com requisitos de ingredientes específicos e de sensorialidade”, completa Allessandra.

Tecnologia encapsulada

Filtros solares encapsulados é o destaque de Juliana Tiberio Checon, gerente técnica para personal care da Brenntag. “A linha de filtros solares Suncat Series se destaca pela sua inovação e eficácia. Sua tecnologia de encapsulamento dos filtros compondo uma bicamada água-óleo-agua proporciona facilidade de uso e aplicação”.

Juliana Tiberio Checon, gerente técnica para personal care da Brenntag

Juliana explica que dispersão em água da linha Suncat dispensa a necessidade de pré-emulsão e aquecimento, tornando o processo ainda mais conveniente. Além disso, graças ao seu tamanho reduzido de 1µm, garante uma proteção uniforme contra os raios UV, evitando a absorção na pele.

“A tecnologia Suncat também proporciona uma experiência sensorial agradável, com texturas leves, fácil espalhabilidade e rápida absorção, sem deixar resíduos indesejáveis”, acrescenta Juliana.

A gerente da Brenntag lembra ainda que a proteção solar adequada vai além da simples aplicação de filtro solar. “É fundamental incluir e hidratação como componente essencial na rotina de cuidados com a pele”, afirma, indicando como a linha de ceramidas encapsuladas CeraSkin, que proporciona hidratação profunda e duradoura, contribuindo para a saúde e vitalidade da pele.

“Essas e outras soluções disponíveis em nosso portfólio são projetadas para atender às necessidades específicas de cuidados com a pele e proporcionar resultados excepcionais em termos de proteção, hidratação e saúde cutânea”, assegura Juliana.

Dispersões ultrafinas

“Os filtros solares minerais, além de oferecerem baixo risco de alergia, são mais fotoestáveis e muito versáteis na entrega ao cliente, podendo ser utilizados em soluções, cremes e no atualmente o tão procurado formato bastão”, destaca Daniele De Dominicis, gerente de vendas de Beauty & Personal Care da IMCD.

Daniele De Dominicis, gerente de vendas de Beauty & Personal Care da IMCD

Daniele destaca que, em dispersões ultrafinas tanto de Dióxido de Titânio quanto de Óxido de Zinco, a linha UV CUT da empresa Grant oferece proteção UVA e UVB em concentração de uso entre 5% e 35%.

“Fáceis de manipular, com baixo residual branco e sensorial muito leve, esta linha oferece diferentes tamanhos de partículas e está dispersa em diferentes fluidos naturais, inclusive com certificação Cosmos”.

A IMCD oferece um amplo portfolio de filtros solares, incluindo também os orgânicos de alta performance da empresa MFCI, como Avobenzona, Benzofenona, Octocrileno, Homossalato, DHHB, Octil Metoxicinamato, Bemotrizinol entre outros. “Eles podem ser usados em formulações solares químicas ou em associação com filtros inorgânicos”, informa Daniele.

Naturalidade e transparência

Para Mariana Rogero, líder de aplicação em Sun Care na Croda, os cuidados solares estão deixando de ser uma categoria sazonal para se tornarem um item obrigatório diário.

Mariana Rogero, líder de aplicação em Sun Care na Croda

“Impulsionada por uma base de consumidores intelectualizados e ansiosos que adotam uma abordagem proativa para prolongar a longevidade da saúde da pele, uma lista de requerimentos aponta para desafios nas formulações, como sustentabilidade, custo e efeito branco residual”.

Para equilibrar todas as necessidades sensoriais e visuais sem renunciar à efetividade de proteção, Mariana destaca que a Croda oferece o Solaveil CT-60W, uma dispersão aquosa de dióxido de titânio, com certificação COSMOS, que oferece flexibilidade nas formulações, facilitando a criação de emulsões mais leves, com alta espalhabilidade, maior índice de naturalidade e transparência.

“A sinergia de Solaveil CT-60W com filtros orgânicos, pode gerar múltiplos processos de dispersão e absorção da luz UV, resultando em altos FPS mesmo em baixas concentrações de ativos, garantindo formulações mais econômicas”, explica a cientista da Croda.

Outra estratégia na otimização dos desenvolvimentos de proteção solar, segundo Mariana, é a utilização do SolPerForm 100, um polímero exclusivo que melhora as propriedades de formação de filme de emulsões O/A, oferecendo efeito booster de até 70% no valor de FPS das formulações sem deixar sensação pegajosa.

Otimizando as formulações

“Atualmente, há uma crescente preferência por protetores solares com alta performance e que sejam multifuncionais, protegendo não apenas a saúde, mas também o meio ambiente”, observa Guilherme Jerônimo, representante de serviços técnicos sênior na divisão de Personal Care da BASF, avaliando que, para a indústria, desenvolver formulações que atendam a todas essas necessidades e que proporcionem uma experiência sensorial agradável tem sido o maior desafio.

Guilherme Jerônimo, representante de serviços técnicos sênior na divisão de Personal Care da BASF

Jerônimo aponta que, de acordo com a Mintel, 22% dos brasileiros não utilizam protetores solares faciais regularmente devido à sensação indesejável que esses produtos deixam na pele. Em resposta a essa demanda, a BASF lançou no ano passado o Tinomax™ CC (Calcium Carbonate, Hydroxyapatite), um ingrediente funcional e 100% natural de acordo com a ISO 16128, aprovado COSMOS e Natrue, que permite aumentar o percentual de ingredientes de origem natural e otimizar as formulações de proteção solar.

O Tinomax™ CC não só proporciona benefícios sensoriais devido à uniformidade de suas partículas, como também prolonga a proteção contra raios UV, otimiza o FPS e o UVA, além de reduzir a sensação de pegajosidade e oleosidade nos protetores solares. “Com esse ingrediente inovador, a BASF busca atender às necessidades dos consumidores, oferecendo produtos de proteção solar que sejam eficazes, agradáveis de usar e respeitem o meio ambiente”, ressalta Jerônimo.

O Tinomax™ CC não absorve luz ultravioleta como filtros solares, seu mecanismo de ação, segundo Jerônimo, é por birrefringência das ondas eletromagnéticas, prolongando os efeitos de proteção contra raios UVA e UVB devido à combinação de sua estrutura física tridimensional de esponja (veja na imagem).

Com foco em inovação e sustentabilidade, a BASF também lançou recentemente o emoliente de origem natural Cetiol® ABV (C12-15 Alkyl Benzoate), que desempenha um papel essencial na solubilização de filtros UV cristalinos. “Com o Cetiol® ABV, nossos clientes podem criar produtos eficazes e seguros, atendendo às demandas dos consumidores por ingredientes mais sustentáveis”, afirma Jerônimo.

Fluido elastomérico

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem, reforça que, à medida que cresce a conscientização em torno dos efeitos nocivos da exposição aos raios UV na saúde da pele e no envelhecimento precoce, mais e mais consumidores estão procurando produtos de cuidados com a pele que ofereçam proteção solar.

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem

“A busca agora, entretanto, é pelos produtos multibenefícios, que ofereçam para além da proteção solar, também tratamentos específicos como parte dos cuidados com a pele. Felizmente, a Elkem oferece uma solução que pode resolver esses problemas”, afirma Fróes, referindo-se ao PURESIL™ ORG 03, um fluido elastomérico inovador, que melhora a capacidade de espalhamento do produto sobre a pele, formando uma camada homogênea e resultando em uma melhor proteção, além de proporcionar uma sensação sedosa e emoliente.

Considerando que protetores solares à base de filtros minerais, como óxido de zinco ou dióxido de titânio, podem causar o indesejado efeito branco na maioria dos tons de pele, também PURESIL™ ORG 03 minimiza esse efeito ao dispersá-los com eficiência por toda a fórmula e posteriormente sobre a pele. “Aqui, o usuário verá o crossover em cuidados com a pele, pois a formação de filme levará a uma sensação de pele sedosa, evitando sensação oleosa ou pesada e também proporcionará um efeito glow, resultando em uma pele mais viçosa”, garante Fróes.

Fróes também destaca os benefícios adicionais de sustentabilidade do PURESIL™ ORG 03, como o índice de naturalidade de 80%, devido ao seu carreador que provém da cana-de-açúcar renovável. “A Elkem oferece um ingrediente que proporcionará sensação sedosa e lubrificante, que efetivamente dispersa filtros inorgânicos com benefícios de sustentabilidade e a capacidade de hidratação, tornando-se uma escolha ideal para quem procura um produto de cuidados da pele híbrido eficaz”, conclui Fróes.

Formador de filme natural

Gabriel Diogo, gerente serviços técnicos em Personal Care da Nouryon, defende que a efetividade de um protetor solar de alta performance não depende apenas da escolha dos filtros que compõem a formulação: “Outros ingredientes podem ter influência positiva como, por exemplo, os formadores de filme”.

Gabriel Diogo, gerente serviços técnicos em Personal Care da Nouryon

Os formadores de filme, segundo Diogo, são essenciais para o aumento da resistência à água e a otimização do sensorial da fórmula. Entretanto, muito tem se discutido sobre eles, já que grande parte das opções disponíveis é de origem sintética e petroquímica, sendo classificados como microplásticos.

Com foco na sustentabilidade e alto desempenho, a Nouryon apresenta para o mercado o SolAmaze® Natural, um polímero formador de filme 100% natural e biodegradável. “Seguindo os 12 princípios da química verde, o processo de obtenção do ingrediente não usa solventes e não  gera resíduos”, assegura o executivo da Nouryon.

De acordo com Diogo, SolAmaze® Natural possui excelentes propriedades filmógenas, proporcionando alto desempenho de resistência à água. Estudos in vivo, em comparação a outros formadores de filmes de origem sintética do mercado, demonstraram performance superior, ao apresentar  um FPS 41,2% maior após os testes de imersão em água.

Outro diferencial do SolAmaze® Natural  é contribuir para o aumento da resistência da fórmula ao atrito, evitando sua transferência. “Ensaios in vitro comprovaram que formulações contendo esta tecnologia apresentam apenas 24% de transferência, uma redução de mais de 35% comparada a formulações sem o ingrediente”, ressalta Diogo.

Complementando seus atributos, sua forma líquida facilita a incorporação nas formulações, contribuindo também para o aumento da viscosidade e melhora da estabilidade. “Embora seu maior foco seja a proteção solar, SolAmaze® Natural também apresenta benefícios para outras aplicações em personal care, sendo indicado para fórmulas de maquiagens, produtos para skin care e hair care”, acrescenta Diogo.

Emoliente multifuncional

Um emoliente multifuncional que consegue unificar três potenciais necessidades do mercado de proteção solar em uma única molécula é a indicação da Hallstar, que desenvolveu o SolaFresh™. Ele melhora o desempenho de proteção UVB e UVA, por meio da fotoestabilização e sinergias, tem alta capacidade de dispersão dos filtros e proporciona sensorial agradável.

Bruna Eloísa Vicente, coordenadora de vendas da Hallstar

“SolaFresh™ é um ingrediente inovador que possibilita ao formulador superar desafios de eficiência causados pelas restrições de filtros, atingir amplo espectro e alto fator de proteção, além de alcançar o sensorial desejado pelo consumidor”, destaca a farmacêutica Bruna Eloísa Vicente, coordenadora de vendas da Hallstar.

Bruna conta que, presente em várias formulações oil free,  SolaFresh™ é um ingrediente importante para alcançar o FPS desejável, sem deixar o sensorial pesado na pele, promovendo excelente solvência para filtros UV sólidos e compatibilidade com filtros UV líquidos.

O aumento da eficácia da fotoproteção foi comprovado em teste in vivo, no qual 3% Avobenzona e 5% de Salicilato de Octila conferiam FPS 11 e, após adicionar 4% Solafresh, o resultado foi de FPS 16, um incremento de 45%. “Impressionante como a escolha de um emoliente pode favorecer a performance de um protetor solar”, avalia Bruna.

Estabilidade dos sprays

Considerando que o mercado tem buscado opções facilitadas, descomplicadas e com qualidade em produtos para proteção solar, Janaína Borges, especialista de P&D da Embacaps, aponta os sprays como uma das principais formas diferenciadas em ascensão, por sua simplicidade de aplicação e espalhabilidade.  “Por outro lado, esse tipo de aplicação traz dificuldades de desenvolvimento, como desestabilização, sensorial desagradável e saída irregular da embalagem”, pontua.

Janaína Borges, especialista de P&D da Embacaps

Para superar esses desafios, Janaína indica a solução estabilizante e espessante VIVAPUR® CS TEX Sun (Microcrystalline Cellulose and Cellulose Gum), desenvolvido especialmente para formulações de proteção solar, sendo uma alternativa aos plásticos líquidos, já que é de origem natural e com índice de naturalidade de 96,2%, além de ser biodegradável.

“O VIVAPUR® CS TEX Sun possui características altamente tixotrópicas, permitindo um spray de jato aberto e disperso, além de não escorrer na pele após a aplicação e auxiliar na espalhabilidade, revelando uma sensação leve e agradável”, destaca Janaína, acrescentando que ele detém excelente tolerância a eletrólitos, não sofre com alterações de pH, além de suspender filtros solares particulados como TiO2 e ZnO. É um pó de fácil solubilização, que forma um gel opaco, com percentual de uso ideal a partir de 2%.

“VIVAPUR® CS TEX Sun é uma opção natural e descomplicada para quem busca biodegradabilidade, estabilidade, espessamento, suspensão e sensorial agradável em um único produto, contribuindo para a inovação na área de proteção solar e demais aplicações em spray”, diz Janaína, lembrando que a EMBACAPS é referência em soluções para proteção solar.

Sem microplásticos

“Os consumidores de protetores solares buscam produtos mais sustentáveis e multifuncionais, o que reflete um grande desafio para os formuladores, que precisam encontrar tecnologias com perfil sustentável e que mantenham ou superem a performance de produtos sintéticos”, pontua  Roberta Barros Araújo, líder técnica Brasil na Ashland.

Roberta Barros Araújo, líder técnica Brasil na Ashland

Para aumentar o índice de naturalidade das formulações, Roberta destaca da Ashland o ingrediente antaron™ soja glyceride, um formador de filme biodegradável não considerado microplástico, que evita o impacto negativo na natureza, além oferecer resistência à água, suor e areia e benefícios de aumento de FPS.

De acordo com Roberta, para formulações de filtro solar com cor e/ou filtros físicos, o produto também auxilia na dispersão de pigmentos, facilitando o processo de fabricação e evitando a transferência de maquiagem durante o uso. Além disso, garante um sensorial agradável e não oleoso para formulações corporais e faciais.

Pensando na multifuncionalidade, otimização e sensorial de formulações solares, Roberta indica o ingrediente ganex™ sensory polymer, que permite o desenvolvimento de emulsões com grande quantidade de fase oleosa, diminuindo a concentração de emulsionantes na formulação e garantindo as   características mais desejadas pelos consumidores: um sensorial leve, com toque seco e efeito matte.

Roberta acrescenta que o ganex™ sensory polymer é um polímero sintético que não é considerado microplástico, dispersível em água e que tem uma característica hidrofóbica única, capaz de formar uma rede sobre o filme do protetor solar que será aplicado na pele. Com isso, a cobertura fica mais uniforme e respirável. Ele ainda auxilia na resistência à água, suor e areia.

O futuro da proteção solar

Em seu relatório “O Futuro da Proteção Solar 2023”, a Mintel avalia que existem oportunidades para as marcas de produtos solares se concentrarem na saúde da pele e não apenas na proteção solar. Para Reiko Hasegawa, analista sênior de BPC, destaca que apoiar e proteger o microbioma se tornarão importantes na criação de produtos. A maior inclusão também favorecerá marcas que oferecem opções que celebram as diferenças.

Outro ponto importante é que as marcas precisam considerar é o aumento das preocupações sobre as alterações climáticas e as necessidades de proteção e adaptação climática. “Além disso, a inovação em cuidados solares precisa de avançar mais rapidamente para abraçar valores mais sustentáveis ​​e ecológicos para fortalecer os laços emocionais dos consumidores com os cuidados solares”.

A Mintel também prevê maiores investimentos em publicidade para aumentar a sensibilização do consumidor sobre a importância de proteção e aumento do mercado de produtos pós-sol, especialmente com o aumento esperado das temperaturas nos próximos anos. “A expansão além do SPF e para um espaço mais amplo e emocional impulsionará a relevância da categoria, o envolvimento do consumidor e o crescimento do valor”, finaliza Reiko.

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