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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Euromonitor Internacional RadarCuidados com a pele baseados na ciência são o centro das atenções com dispositivos de beleza na China

Cuidados com a pele baseados na ciência são o centro das atenções com dispositivos de beleza na China

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Na China, à medida que a procura dos consumidores por cuidados com a pele se tornou cada vez mais sofisticada e baseada na ciência, os dispositivos de beleza para uso doméstico tornaram-se gradualmente um passo importante na rotina de cuidados com a pele. 

De acordo com a Euromonitor International, o tamanho do mercado de pequenos aparelhos de cuidados pessoais em 2023 na China atingiu US$ 5,6 bilhões, com um CAGR de 4,8% em relação a 2018-2023. Entre os pequenos aparelhos de higiene pessoal, os aparelhos de beleza tiveram um rápido crescimento, atraindo novos players.

Com a introdução de novas regulamentações para dispositivos de beleza em 2024, o cenário do mercado está preparado para uma remodelação significativa.

Maior segmentação em termos de funcionalidade, com dispositivos LED ganhando preferência

Impulsionadas pelas tendências da “economia alegre” e da “economia da beleza”, a procura dos consumidores chineses por cuidados com a pele está a mudar para uma rotina científica precisa. A popularidade do marketing de conteúdo nas redes sociais, como XiaoHongShu e Douyin, aprofundou a compreensão dos consumidores e acelerou a necessidade de dispositivos de beleza domésticos. De acordo com a Pesquisa Voz do Consumidor: Beleza 2023 da Euromonitor International, os consumidores de beleza chineses estão cada vez mais adotando a tecnologia de beleza com um uso maior de todos os dispositivos de beleza, em comparação com a média global. As marcas também estão constantemente a aprofundar conhecimentos sobre a procura dos consumidores, desenvolvendo funções segmentadas de cuidados da pele, como cuidados com os olhos ou lifting do maxilar.

Entre as diferentes categorias de dispositivos de beleza, os dispositivos de radiofrequência (RF) representam uma grande proporção do volume de vendas, mas os dispositivos LED apresentam um forte potencial de crescimento. Dispositivos de beleza LED com vários comprimentos de onda abordam problemas de pele distintos, incluindo acne, redução de alergias, clareamento e clareamento da pele. Em 2023, 16% dos consumidores de cosméticos chineses relataram problemas de pele sensível. Em comparação com as opções de RF, os dispositivos LED são mais adequados para peles sensíveis e com tendência a acne, com menos irritação. Além disso, ao usar produtos LED do tipo máscara, os consumidores também podem abrir os olhos com segurança e mover as mãos livremente.

A combinação de dispositivos de beleza e cuidados com a pele cria sinergias

Na China, a  tendência do autocuidado ganhou força e os consumidores de beleza, versados ​​em tratamentos estéticos, estão agora a incorporar dispositivos de beleza nas suas rotinas como uma solução conveniente e de longo prazo. Um factor crucial que influencia as suas decisões de compra é a sinergia obtida através da utilização de dispositivos de beleza em conjunto com produtos de cuidados da pele. Nas plataformas de redes sociais, os influenciadores desempenham um papel significativo na promoção destas sinergias, demonstrando como maximizar a eficácia com diferentes combinações.

Além disso, o mercado testemunhou uma expansão além das marcas de cuidados com a pele para incluir dispositivos de beleza e vice-versa. Em 2022, a Lancôme revelou o seu primeiro dispositivo de beleza na China Import Expo, que afirma aumentar o efeito anti-envelhecimento ao utilizá-lo em conjunto com o seu sérum. Muitos dispositivos de beleza também são oferecidos em pacotes com produtos para a pele, como soros e máscaras faciais. Por exemplo, a marca chinesa QuasarMD destaca o efeito impulsionador para atrair consumidores, oferecendo dispositivos e kits de cuidados com a pele.

A premiumização impulsiona a personalização e a multifuncionalidade

Com a diversificação gradual da procura de funcionalidade por parte dos consumidores, a “personalização inteligente” emergiu como uma característica fundamental dos produtos premium. Os dispositivos de beleza inteligentes agora não oferecem apenas uma gama de funções diferentes, mas também incluem análise visual da pele através de aplicativos móveis e programas personalizados que abordam diversas preocupações. Um exemplo notável é a marca chinesa OGP, que introduziu o conceito de sistemas inteligentes no seu novo dispositivo de “fotorejuvenescimento”. Este dispositivo pode emitir três comprimentos de onda diferentes de fótons para atingir a melanina, vermelhidão e opacidade, respectivamente. Os usuários podem personalizar seus programas de tratamento, incluindo ciclo de uso, duração e comprimentos de onda recomendados, tudo com base nos resultados da análise da pele por meio do aplicativo móvel conectado.

Como combinar a tecnologia com uma experiência de usuário perfeita e, ao mesmo tempo, atender às crescentes necessidades de cuidados com a pele dos consumidores se tornará a meta de exploração de longo prazo para os fabricantes de dispositivos de beleza.

Novo regulamento para dispositivos de beleza para remodelar o cenário

Atualmente, os dispositivos de beleza domésticos na China são considerados pequenos eletrodomésticos e são regulamentados pelos padrões relevantes da indústria, que carecem do processo de verificação clínica. As questões relacionadas com dispositivos de beleza por radiofrequência (RF) estão a aumentar, incluindo alegações exageradas e publicidade enganosa. Para melhor regular os dispositivos de beleza de RF, a Administração Nacional de Produtos Médicos emitiu as “Diretrizes de Revisão de Registro de Dispositivos de Beleza de Radiofrequência”, onde os dispositivos de RF serão regulamentados como dispositivos médicos de Classe III, que é o nível de maior risco de dispositivos médicos. A partir de 1º de abril de 2024, a produção, importação e venda de dispositivos de beleza RF serão proibidas, a menos que seja obtido o registro do dispositivo médico.

Espera-se que a nova regulamentação mude o atual cenário competitivo de dispositivos de beleza RF, e as marcas de cauda longa sem qualificação serão eliminadas. Com esta regulamentação rigorosa, o limite para dispositivos de beleza RF aumentará e o preço unitário provavelmente aumentará. As principais marcas chinesas locais, como Flossom, Yaman, OGP e AMIRO, já iniciaram os seus ensaios clínicos. No futuro, dispositivos de beleza inovadores e verdadeiramente eficazes provavelmente conquistarão o mercado.

Os dispositivos de beleza testemunharam um crescimento notável. Com o avanço do conhecimento do consumidor e a crescente procura de dispositivos de beleza actualizados, bem como os novos regulamentos que padronizam ainda mais o mercado, a concorrência global mudará gradualmente dos preços para a inovação de produtos e validação científica.

 

 

 

 

Fonte: Euromonito Internacional 21.11.2023

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