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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisCuidados estéticos profissionais: produtos e negócios avançam

Cuidados estéticos profissionais: produtos e negócios avançam

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Resultados eficazes e preços mais acessíveis de procedimentos não cirúrgicos estimulam consumidores a procurarem tratamentos

Por Estela Mendonça

Na pesquisa “International Survey On Aesthetic/Cosmetic Procedures”, da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), considerada a maior autoridade global em cirurgia estética e cosmética, divulgada este ano, com base nas informações coletadas em 2020, os países com maior número de procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos foram Estados Unidos, Brasil e Alemanha. De acordo com o estudo, enquanto os procedimentos estéticos cirúrgicos tiveram uma queda de 10,9%, os não cirúrgicos cresceram 5,7%.

Em 2020, o Brasil registrou cerca de 1,3 milhão de procedimentos estéticos cirúrgicos e aproximadamente 622 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos. Por outro lado, os Estados Unidos realizaram 3,1 milhões de procedimentos cosméticos não cirúrgicos e 1,4 milhão de procedimentos cirúrgicos. Embora a pesquisa tenha sido realizada apenas entre os cirurgiões plásticos, ela dá uma boa ideia de como o Brasil está posicionado globalmente, bem como as oportunidades de crescimento.

Ativos de alta performance

“O mercado estético brasileiro é um dos maiores do mundo, trazendo oportunidades para ativos de alta performance, porém, para garantir a sua eficácia é necessário analisar todos os ingredientes da formulação para atingir esse objetivo”, avalia   Ana Freire, coordenadora técnica da Tovani Benzaquen, que detalha como trabalhar os três pilares que garantem a alta performance de ativos: solubilização adequada, permeação efetiva e liberação direcionada ao alvo de ação.

Ana Freire, coordenadora técnica da Tovani Benzaquen

Um dos principais obstáculos da permeação efetiva dos ativos, segundo Ana, é a má solubilização, pois, quando um ativo não está totalmente solúvel, a permeação não ocorre totalmente. Como solução, a Tovani Benzaquen apresenta o Isopentyldiol, umectante da Kuraray com distribuição exclusiva Tovani, de alto poder solubilizante de ativos hidrossolúveis e lipossolúveis. Não irritante, ele pode ser utilizado após procedimentos estéticos mais agressivos.

Como facilitador da permeação de ativos, a empresa distribui o Emulactive™ W, emulsionante natural à base de aminoácidos da Natura-Tec, capaz de formar emulsão de cristal líquido auxiliando na permeação de ativos na pele. “Ideal para emulsões suaves e reparadoras, o Emulactive™W mantém a pele saudável e facilita a manipulação de emulsões fluidas ou viscosas”, garante Ana.

Já para garantir a liberação de ativos no alvo de ação (target delivery), a Tovani oferece o BICOALGAE® ÔMEGA 3, sistema nanométrico de duplo encapsulamento, no qual os ativos, extratos de microalgas ricos em ômegas, são liberados no alvo de ação por afinidade biomimética.

“Quando aplicado na pele, a vesícula externa do BICOALGAE® ÔMEGA 3 se funde nas primeiras camadas do estrato córneo e discos inteligentes penetram seletivamente através dos espaços inter-corneócitos, chegando até a derme, onde ocorre a liberação gradual e seletiva dos ativos no alvo de ação”, explica Ana, acrescentando que, com essa ação, a estrutura lipídica da vesícula externa e dos discos é gradualmente integrada à barreira cutânea fortalecendo e recuperando a pele, enquanto os ômegas combatem a inflamação.

Matérias-primas para géis

Juliana Valine, analista de produtos da Volp, observa que os cuidados estéticos profissionais têm como principal objetivo restabelecer o funcionamento de determinadas estruturas orgânicas no corpo que possuem algum tipo de disfunção, como o caso de estrias, gordura localizada, flacidez, celulites, acne, linhas de expressão entre outras. “O tratamento dessas disfunções, além da saúde e bem-estar, proporciona uma melhora na autoestima do cliente”.

Juliana Valine, analista de produtos da Volp

Recentemente, a Tovani Benzaquen, por meio da joint venture com o Grupo Barentz, adquiriu a empresa Volp, que possui diversos ingredientes que podem ser incorporados aos produtos de tratamentos estéticos, como matérias-primas para a base de géis, como o Jaguar® HP 105, fabricado pelo Grupo Solvay – Rhodia. Juliana explica que ele é um derivado da goma guar, que proporciona formulações de géis transparentes com ótimo deslizamento e lubricidade, ideal para procedimentos estéticos.

Outro destaque da Volp é o Iso-SlimComplex®, ativo fabricado e patenteado pela parceira Mibelle Biochemistry, composto por genisteína, cafeína, carnitina e extrato de Spirulina platenses. “Ele promove e potencializa a ação anticelulite, pois inibe a formação de novos adipócitos, favorece a quebra de gordura, melhora a firmeza e suavidade da pele, além de promover sua reestruturação”, afirma Juliana, que indica seu uso em produtos para redução de medidas, anticelulite e como ativo firmador da pele, sendo facilmente aplicado em géis, soluções aquosas e emulsões, como em cremes para massagem.

“Destacamos também o NovoRetin™, ativo da Mibelle Biochemistry vencedor do Prêmio de Melhor Ingrediente da Zona de Inovação na Categoria Ativos na In-Cometics Asia, especialmente pelo fato de ser uma alternativa 100% natural ao retinol e por não ser irritante como o ácido retinóico”, diz a analista da Volp. Segundo ela, o ativo tem como mecanismo de ação a inibição da enzima CYP26A1, responsável pela degradação do ácido retinóico na pele. Com a utilização do NovoRetin™, o ácido retinóico natural da pele é retido, obtendo-se a redensificação da pele, com efeito lifting imediato e redução visível de poros. Tratamentos antienvelhecimento, procedimentos para pele acneica e produtos para os mais diversos procedimentos estéticos faciais são as aplicações indicadas.

Todos os ingredientes apontados pela Volp, de acordo com Juliana, além do uso profissional, podem ser empregados em produtos home care para pós-tratamento.

Preenchimento de rugas

“Após meses encarando nossos próprios rostos em videochamadas, muitos de nós começamos a encontrar novos defeitos”, pontua Mariana Yamamoto, gerente de marketing e produtos de cuidados com a pele na Chemyunion, que cita dados da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos, que relatou um aumento de 70% nas consultas virtuais, padrão que foi repetido nos EUA, com um crescimento de 64% nas mesmas consultas, segundo a American Society of Plastic Surgeons (ASPS). Ela também menciona que, na Coreia do Sul, o número de usuários recorrentes da plataforma de cirurgia plástica ZocDoc cresceu 18% em apenas dois meses, aumento de mais de dois mil usuários no período de janeiro a março de 2020.

Mariana Yamamoto, gerente de marketing de cuidados com a pele na Chemyunion

“O sucesso de uma estética ‘pretensamente natural’ e a valorização do visual minimalista, com estilo de maquiagem mais leve, não apenas aumentou a demanda por procedimentos não invasivos, mas também por produtos com ingredientes que proporcionem resultados semelhantes ou que prologuem os efeitos desses tratamentos”,  avalia Mariana.

A executiva da Chemyunion conta que a empresa desenvolveu um ingrediente a partir da elucidação dos fenômenos relacionados ao envelhecimento estrutural, que inclui a perda do tecido adiposo (lipoatrofia) e a retração óssea: o Cellfie®, que atua de forma eficiente no preenchimento das rugas e na melhora do contorno facial sem o uso de agulhas.

“Cellfie®, que possui certificação Cosmos, é um ativo vegetal, baseado no sistema preciso de delivery lipossomado, que elevou as expectativas para o tratamento tópico de preenchimento de rugas, trazendo resultados ainda não vistos no mercado”, garante Mariana, que explica que ele Induz a adipogênese, através da expressão da adiponectina, preenchendo as rugas e  reduzindo os sinais do envelhecimento. Além disso, melhora o contorno facial, o que o torna uma alternativa aos procedimentos injetáveis ou tratamento complementar para prolongar o seu efeito.

Segundo Mariana, testes de eficácia demonstraram resultados animadores no preenchimento de rugas: redução de 60% no comprimento e de até 47% na profundidade das rugas na região perioral.

Redução de medidas

Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos na BASF, acredita que não é por acaso que o Brasil seja um dos países com maior número de procedimentos estéticos no mundo: “A busca por tratamentos menos invasivos realizados com produtos de uso tópico se tornam cada vez mais populares devido à elevada performance das formulações cosméticas atuais e quase ausência de efeitos colaterais”.

Daniella contextualiza descobertas recentes da BASF, explicando que, naturalmente encontradas em todas as células eucarióticas, a espermina e a espermidina são poliaminas derivadas do aminoácido arginina que, em pH fisiológico, apresentam seus grupos amina altamente protonados, influenciando assim as enzimas que atuam no metabolismo dos adipócitos, uma vez que estes compostos proteicos são frequentemente carregados negativamente.

Daniella Francischetti, especialista em inovação para bioativos na BASF

Segundo a especialista, os pesquisadores da BASF descobriram uma sulfo-carrabiose, que se complexa a essas poliaminas, com a capacidade de modular seus efeitos no acúmulo de gordura. Indo de encontro às demandas dos consumidores por ingredientes naturais, a empresa desenvolveu uma molécula ativa extraída de algas marinhas vermelhas hidrolisadas, originando o bioativo Slim Excess®. Sua alta performance para redução de medidas e melhora da celulite é baseada em um triplo mecanismo de ação: estímulo da lipólise (1), inibição da lipogênese (2) e diminuição da proliferação de pré-adipócitos (3).

Daniella conta que, confirmando os resultados in vitro, os testes clínicos que se seguiram comprovaram a capacidade do Slim Excess® de remodelar a silhueta. Em relação ao corpo, observou-se uma redução média do volume de uma secção da coxa de 16 cm3, sendo que nenhum resultado positivo foi observado pelo placebo. “Mais interessante ainda são os resultados sobre a circunferência da coxa. Slim Excess® diminui esta medida de forma mais eficaz do que a cafeína, ingrediente mais utilizado no mercado com esta aplicação devido à sua conhecida alta performance”, ressalta.

Considerando que o aparecimento da celulite também está relacionado ao acúmulo da gordura nos adipócitos, criando o aspecto “casca de laranja”, o Slim Excess® também foi avaliado pela diferença de score clínico, que mostrou melhora na aparência da pele em até 32% e 40% versus placebo, depois de duas e quatro semanas de tratamento, respectivamente. “No rosto, o destaque é a diminuição do ângulo entre queixo e bochecha, devolvendo assim seu contorno em V, característico da juventude da face, além de reduzir também a área do queixo duplo”, diz Daniella.

Daniella informa que a BASF também possui em seu portfólio outras opções para cuidados estéticos corporais avançados, como o Sveltine®, com testes específicos para a região do bumbum, e Elestan®, capaz de prevenir a formação de estrias e amenizar as já existentes.

Matriz emoliente

O Lubrajel™ Oil, um gel transparente, biodegradável, solúvel em água e derivado da natureza, desenvolvido pela Ashland, é a indicação de Karina Camillo, especialista de produto em Beauty & Personal Care e Home Care e I&I na IMCD Brasil, para atender às principais necessidades de cuidados estéticos profissionais, já que ele é uma matriz emoliente que confere ótima lubricidade e deslizamento e que possibilita o desenvolvimento de produtos de cuidados com a pele com excelente espalhabilidade.

Karina Camillo, especialista de produto na IMCD Brasil

Segundo Karina, o Lubrajel™ Oil hydrogel proporciona hidratação clinicamente comprovada, bem como lubricidade e uma gama de texturas para criar uma experiência sensorial envolvente. “Ao contrário de agentes hidratantes, como a glicerina, que podem ser limitados por propriedades estéticas, este produto é uma maneira fácil de adicionar hidratação e obter texturas e sensorial surpreendentes”.

Para redução de medidas, Karina destaca o ativo também da Ashland Harmoniance™ biofunctional, ingrediente extraído do lótus sagrado, que é símbolo divino da beleza. A extração é feita utilizando-se a planta inteira, fresca e viva, por meio da tecnologia patenteada Zeta Fraction™, sem uso de solventes e de forma sustentável. “Com propriedades multifuncionais para melhorar a aparência da pele, ele ajuda na função barreira, na redução de medidas e na redefinição do contorno corporal”.

Karina explica que seus principais constituintes, como compostos fenólicos, carboidratos hidrossolúveis, eletrólitos e aminoácidos livres, agem aumentando a liberação de glicerol, proporcionando drenagem e redução de medidas. Em estudo clínico com o uso de creme com 0,5%  Harmoniance™ biofunctional durante dois meses, observou-se significativa redução na circunferência da coxa, em comparação com o placebo (veja tabela).

Franquias crescem

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 20,1% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021.

Sidney Eduardo Kalaes, sócio da rede e presidente do Grupo Kalaes

A Maislaser, que tem a empresária e apresentadora Ana Hickmann como sócia, por exemplo, inaugurou somente em setembro 11 franquias em todas as regiões do Brasil e já conta com 250 unidades.

Além de oferecer soluções acessíveis de depilação a laser, oferece soluções acessíveis de depilação, também realiza o procedimento Mais Rejuvenation, tratamento de rejuvenescimento facial que envolve correção de poros dilatados, de olheiras, vasinhos e acne. “A pele fica com um aspecto mais jovem, a diferença entre o antes e depois do tratamento é nítida. A tecnologia age nas camadas superficiais e profundas da pele, o que estimula a produção de colágeno”, explica Sidney Eduardo Kalaes, sócio da rede e presidente do Grupo Kalaes, holding multisetorial de franquias com 28 anos de experiência no setor.

“Em pouco mais de três anos, a Maislaser se tornou uma das maiores clínicas de depilação a laser do país”, diz Kalaes. Para este ano, a Maislaser estima faturar R$ 300 milhões e inaugurar 70 franquias no total. Além disso, até 2025 a rede projeta abrir a primeira unidade no exterior.

Abrindo caminho

A procura de esteticistas pela venda dos produtos no site Creamy Skincare, despertou a atenção para um nicho de mercado que ainda era pouco explorado pela empresa, que expandiu seu canal de vendas para vender o portfólio de produtos para profissionais da estética.

Luiz Romancini, dermatologista fundador da Creamy

Com isso, a empresa prevê que 20% das vendas em 2023 sejam deste novo segmento.

O objetivo da marca é oferecer combinações de ativos e concentrações que são pautadas pela ciência para as esteticistas apresentarem aos seus pacientes, como complemento do tratamento, é o desejo da marca. “Inovamos na seleção e combinação de ingredientes, retirando os excessos – como fragrâncias e sensoriais – que além de encarecer a fórmula, podem afetar o desempenho de ativos que são essenciais”, conta Luiz Romancini, médico dermatologista e cofundador da marca. “Há dermocosméticos indispensáveis e de uso diário, que além de auxiliarem nos tratamentos realizados pelos profissionais esteticistas, cuidam, hidratam e trazem viço à pele”. 

Parceria para home care

Já a Bioage, marca predominantemente indicada pelos profissionais de estética, lançou uma linha completa contra flacidez com assinatura de Patrícia Poeta, para tratamento home care. A linha oferece uma manutenção do protocolo Gravidade Zero da Bioage, utilizado por esteticistas para o tratamento facial com foco em flacidez, com tecnologia Bio-Y Shape (face, pescoço e colo).

Os produtos se complementam, promovendo mais firmeza à pele, preenchimento de rugas e linhas finas e uniformização da pele.  Em particular, a fórmula do Sérum preenchedor garante ainda proteção contra a luz visível. A exclusiva tecnologia Hyladerm 10, conta com 10 tipos de ácido hialurônico que agem de diferentes maneiras nas camadas da pele, facilitam a penetração dos ativos e promovem resultados desde a primeira aplicação.

Protocolo completo

A pele plenamente restaurada com volume, firmeza e elasticidade é a promessa da Bel Col, que desenvolveu um kit profissional com cinco produtos para tratamento: sabonete  líquido, gel esfoliante, gel tonificante mineralizado, sérum antiage e máscara antiage selante. A linha apresenta protocolo fundamentado em três módulos essenciais: preparação da pele, hidratação fisiológica e etapa escudo do tempo, capazes de apresentar resultados visíveis desde a primeira aplicação. O kit oferece um tratamento completo que é capaz de alcançar todas as camadas da pele, proporcionando hidratação profunda com efeito volumizador e restabelecendo a densidade cutânea.

Relaxamento e bem-estar

Integrante do kit de produtos profissionais da linha Superfusion Vaccine, a Micelar Mask desperta a sensação de relaxamento e bem-estar para que a pele se beneficie do toque e calor gerados pela massagem: o gel conta com estruturas micelares, que conferem um leve aquecimento, para trabalhar a segunda linha de defesa da pele, a camada lamelar. O Hydranov amplia a hidratação epidérmica e dérmica ao promover a produção de filagrinas, e o Complexo Bilamelar abastece a pele de ceramidas e ômegas. A fórmula ainda conta com um ativo inovador, extraído de algas cultivadas em um biorreator, contendo água do mar enriquecida com o nutriente: a Rodácea. Com ação reparadora e hidratante, esse ativo protege a pele de influências externas, fortalecendo suas defesas antimicrobiana e antioxidante.

Futuro da estética

A Allergan Aesthetics anunciou este mês o lançamento do relatório de tendências globais “The Future of Aesthetics”, desenvolvido para entender o que está moldando a indústria estética do futuro, em parceria com Wunderman Thompson Intelligence, que visa apoiar os profissionais e a indústria a se preparar para o futuro e para a evolução das necessidades dos pacientes, suas expectativas e avanços na estética médica.

A pesquisa identificou quatro temas-chave que impulsionam mudanças no comportamento dos consumidores de hoje: o empoderamento da beleza, a fluência estética, os tratamentos sem tabus e a preocupação com o planeta. A partir desses temas, o relatório chegou nas 10 grandes tendências que a Allergan Aesthetics acredita que provavelmente impulsionarão a prática da estética médica nos próximos cinco anos. São elas:

1. Individualidade diversa: pessoas de todas as etnias buscam por tratamentos estéticos e querem se ver refletidas e representadas.

2. O novo masculino: a estética masculina está evoluindo para um espectro mais amplo de possibilidades.

3. Beleza inclusiva de gênero: a beleza está abandonando a divisão de gênero para falar com uma só voz a todos.

4. Expressão efêmera: a beleza não é mais rigidamente definida – em vez disso, a criatividade está vindo à tona.

5. Experiências elevadas: consumidores leais de estética esperam experiências imersivas de 360º que proporcionem engajamento em cada ponto de contato.

6. Novas fronteiras do corpo: os profissionais de todo o mundo estão rompendo barreiras do corpo como a nova fronteira para o crescimento e a inovação.

7. Estética-ética: a estética como prática e os profissionais devem manter um elevado padrão.

8. A lente digital: uma vida vivida através de telas está propensa a distorcer a realidade?

9. Beleza e o Metaverso: as gerações futuras serão nativos virtuais, navegando perfeitamente no reino físico e digital.

10. O fim do envelhecimento: o fim do envelhecimento está próximo?

Para obter o relatório The Future of Aesthetics completo, clique aqui.

Importância do marketing

A pesquisa “Physician-Dispensed Skin Care: Perception and Satisfaction Survey”, realizada pela Kline no ano passado, revelou  pela primeira vez, desde a primeira edição em 2014, que os médicos, quando questionados sobre quais atributos eram mais valorizados em uma marca, escolheram o marketing, que ultrapassou os fatores treinamento/educação, atendimento ao cliente e preços de valor agregado.

Os resultados mostram que os esforços das marcas em seu marketing não são em vão: “As pontuações gerais de satisfação com as empresas foram as mais altas em anos e, mais importante, todas as marcas-chave receberam pontuações de desempenho mais altas em comparação com o ano anterior em todos os atributos-chave”, diz o estudo. Além disso, 75% dos médicos que participaram da pesquisa indicaram um aumento na receita de produtos profissionais para o cuidado da pele e mais de 80% dos médicos observaram um aumento nos gastos por visita dos pacientes em produtos profissionais para o cuidado da pele.

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