Curly hair: lançamentos celebram a bela natural, a diversidade e a inovação

Produtos de cuidados e styling para cabelos texturizados no Brasil inspiram e impulsionam a inovação global em hair care
Por Estela Mendonça
O empenho em superar os desafios da rotina complexa de cuidados e styling de cabelos texturizados vem estimulando a inovação no mercado de hair brasileiro e refletindo em todo o mundo. Eles foram apontados pela Euromonitor International como uma das três principais tendências em inovação em beleza e cuidados pessoais em 2024, ao lado de cuidados proativos com a pele e cuidados com o sol multifuncionais, de acordo com o Passaport Innovation, plataforma de inovação alimentada por IA, que mede a incidência de lançamentos de novas marcas e submarcas em varejistas online em 54 categorias de bens de consumo e 32 países.
De acordo com a Pesquisa de Voz do Consumidor: Beleza da Euromonitor, realizada de junho a julho de 2024, há um movimento global contínuo para adotar texturas naturais de cabelo, com quase um quarto dos consumidores do mundo todo relatando ter cabelos cacheados em 2024, com predominância dos mais jovens em relação às gerações mais velhas.
“Nos últimos anos houve a estreia de novas marcas exclusivamente para cabelos cacheados, uma mudança bem-vinda, já que muitos mercados ainda são dominados por produtos que atendem a cabelos lisos”, avalia a analista Kayla Villena, destacando que os produtos para cabelos cacheados incorporam ingredientes protetores, como lipídios, manteiga de karité, azeite e óleo de gergelim, que foram formulados especificamente para cachos, anti-frizz e benefícios de proteção térmica. No que se refere à dimensão desse mercado, a Euromonitor informou que não tem dados específicos.
Cacheados em alta
Confirmando a tendência, estudo divulgado este mês pela divisão Worldpanel da Kantar fez uma análise da relação das mulheres e seus cabelos em diferentes fases da vida, em 13 países, incluindo o Brasil. A pesquisa revelou que 42,2% das mulheres usam cabelos mais naturais e ondulados. O estudo aponta o predomínio dos cabelos ondulados e cacheados nos consumidores das gerações alfa e Z, enquanto que as gerações boomers e X preferem os mais lisos.
“Os essenciais, como o shampoo e o condicionador, continuam a contribuir fundamentalmente para esta expansão, mas há uma forte tendência a rotinas mais diversificadas, com uso de três ou mais itens, e um maior foco na abordagem de preocupações específicas. As marcas que souberem ouvir e entender as necessidades de cada um desses públicos femininos sairão na frente.”, comenta Matheus de Macedo, gerente de novos negócios, da divisão Worldpanel da Kantar.
Mercado em ascensão
A indiana Metatast, player de insights orientados por dados e tecnologia, estima que o mercado global de produtos para cuidados e modelagem de cabelos cacheados alcance US$ 7,218 bilhões até 2031, crescendo a um CAGR de 4,4% de 2024 a 2031. “Adotando uma abordagem centrada no consumidor, este mercado evoluiu para abordar as texturas, padrões e preferências de modelagem exclusivos de indivíduos com cabelos cacheados”, avalia a empresa no insight Curly Hair Care and Styling Products Market Size, Share by 2031.
Uma das características peculiares desse mercado, segundo a Metatast, é a celebração da diversidade, já que as marcas que atuam nesse segmento, promovem ativamente a inclusão ao mostrar uma variedade de padrões e texturas de cachos em suas campanhas de marketing. “Esta abordagem inclusiva não só ressoa com o público-alvo, mas também contribui para mudar as percepções sociais de beleza, promovendo um ambiente positivo e fortalecedor para indivíduos com cabelos cacheados”.
Brasil é referência

Diego Costa, diretor executivo de Beauty no Grupo Boticário
Para Diego Costa, diretor executivo de Beauty do Grupo Boticário, em cuidados capilares, o Brasil é referência global devido à ampla gama de produtos desenvolvidos para atender desde os fios mais lisos até os crespos 4C. “As marcas brasileiras se destacam ao oferecer soluções específicas para cabelos cacheados e crespos, que muitas vezes não recebem a mesma atenção de marcas internacionais. Essa dedicação reflete um profundo entendimento das rotinas de cuidado das consumidoras brasileiras e entrega produtos que valorizam a individualidade, promovem a autoestima e atendem às necessidades práticas de cada tipo de cabelo”.
“Entendemos que o mercado de produtos para cabelos texturizados tem uma importância estratégica e um potencial expressivo de crescimento”, afirma Costa, ressaltando a necessidade de atender o consumidor em diferentes contextos e demandas de beleza, considerando a diversidade da população brasileira, que exige soluções específicas e de alta performance para diferentes tipos e curvaturas de cabelo.
“Nosso compromisso, portanto, é garantir que a representatividade e a inovação caminhem juntas, oferecendo produtos que respeitem e valorizem a identidade capilar das nossas consumidoras”, diz o executivo. Ele cita iniciativas e investimentos em pesquisa e de linhas com ofertas variadas de produtos: O Boticário (Match Ciência das Curvas), Vult (linhas da curvatura 1A a 3C), Eudora (Siàge Revela os Cachos e Siàge Men Cachos e Crespos) e TRUSS (Curly).
Um dos diferenciais, de acordo com Costa, é a inclusão de ativos tecnológicos que promovem hidratação profunda, definição e fortalecimento dos fios sem comprometer a finalização e as características texturais do cabelo. Além disso, a aposta em cocriações com consumidores, de forma a garantir como resultado uma linha que representa os desejos manifestados da base.
Creogel 3 em1
Um dos destaques da Vult, que se dispõe a entregar produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade e a preços acessíveis, é o Creogel 3 em 1 Cabelos Ondulados e Cachos. O finalizador é uma mistura de creme+óleo+gel, que entrega efeito fitagem com definição duradoura e controle do frizz. Seu concentrado de texturas mantém o movimento natural do seu cabelo, sem deixar os fios endurecidos, conferindo brilho intenso e maciez. Ele é indicado também transição capilar, pois ajuda a descobrir diversas formas de finalizar os fios em todo o processo. Desenvolvido com Tecnologia HD, age profundamente fio a fio, através de um sistema inteligente composto por aminoácidos.
Cachos masculinos
Com formulações baseadas em estudos científicos realizados no centro de pesquisa e tecnologia em Barueri (SP), a Coty se destaca por apresentar a linha Cachos 3×1 Bozano, uma inovação no mercado masculino para o cuidado de cabelos com curvatura. Com shampoo e condicionador, oferece hidratação, definição, além de proteção, flexibilidade e maciez para cabelos cacheados e crespos com definição e volume controlado. Os produtos contam com pantenol, óleo de coco e manteiga de karité. “Pioneira ao lançar condicionadores para o público masculino, a Bozzano combina ingredientes cuidadosamente selecionados para atender às necessidades específicas e oferece soluções práticas e eficazes para cabelos cacheados e crespos”, afirma Henrique Sales, VP de P&D da Coty Brasil e Latam.
Já a linha Monange Cachos Definidos, composta por shampoo, condicionador e creme para pentear, é indicada para cabelos cacheados, é especialmente indicada para curvaturas 3ABC e também conta com óleo de coco, promovendo hidratação intensa, definição dos cachos por até 48 horas e combate ao frizz. “Esse foco constante na busca por ingredientes que atendam às necessidades dos consumidores é o que permite à Coty estar presente em quase 74% dos lares brasileiros, oferecendo soluções eficazes e inovadoras para o cuidado capilar”, completa Sales.
Peptídeos em destaque
Recém-lançada pela OX Cosméticos, marca de produtos capilares da Flora, a linha OX Peptídeos, formada por shampoo, condicionador, máscara, leave-in de formatação e fluido de reconstrução, foi desenvolvida para atender às necessidades de cabelos cacheados, crespos e ondulados. Com fórmulas enriquecidas com peptídeos, que tratam e restauram os fios, os produtos oferecem definição dos cachos por 96 horas, além de tecnologia que libera os ativos de forma prolongada, garantindo hidratação, nutrição e restauração por 120 horas.
“Os produtos foram pensados para oferecer nutrição, reconstrução e definição aos fios, garantindo cachos tratados, finalizados e com movimento natural por muito mais tempo”, afirma Muniky Flávio, gerente de marketing e inovação de OX.
Cuidado completo
A Haskell Cosméticos expandiu seu portfólio e lançou 10 produtos para cabelos crespos, ondulados e cacheados. A nova linha Se Curve oferece as etapas de limpeza, tratamento e finalização. O Shampoo e Condicionador combinam rosa mosqueta e óleo de rícino, responsáveis pela hidratação e nutrição dos cabelos, e as máscaras superconcentradas oferecem a hidratação e a nutrição que os cachos precisam.
O Curva & Cola é o destaque da linha. Com colágeno vegetal e da cana-de-açúcar, ele modela e hidrata as curvas, promovendo definição intensa, estilização duradoura e evitando a formação do frizz em todas as curvaturas. Já a Goma Texturizadora conta com goma de tapioca e de linhaça, garantindo fixação e definição das curvas, sendo perfeita para as curvaturas 2c, 3abc e 4abc. “Apostamos em fórmulas ultrapersonalizadas e em muitos testes, escutando opinião das pessoas com as mais diversas cuvarturas. Chegamos a resultados incríveis’’, afirma Mayara Araújo, gerente de marketing da Haskell Cosméticos.
Gelatina mel cola
A Soft Hair anunciou o lançamento da Gelatina Mel Cola. O novo produto oferece 96 horas de definição e fixação para cabelos crespos e cacheados. Para cumprir a promessa de manter os cachos no lugar por até quatro dias, a formulação é enriquecida com ingredientes naturais, que também hidrata e nutre os fios, melhorando a textura e proporcionando brilho. O produto também é eficaz para cabelos em transição, oferecendo a definição necessária para diferentes fases de crescimento.
“O lançamento do Mel Cola representa um avanço na definição e fixação de cabelos crespos e cacheados, que normalmente carecem de produtos 100% eficazes. Este item atende às necessidades específicas desse público e oferece, enfim, uma boa escolha para a finalização capilar”, reforça Letícia Rodrigues, diretora de administração e P&D da Soft Hair, destacando que o lançamento também evita o aspecto esbranquiçado associado à falsa caspa, problema comum em produtos de fixação. “Isso ajuda a assegurar que o cabelo mantenha uma aparência natural mesmo após a secagem”.
Fixa ondas
A Aspa Cosméticos acaba de lançar o Fixa Ondas e Cachos, que além de fixar os fios, reduz o frizz e aumenta durabilidade do penteado. O produto forma um filme flexível e combina ingredientes que ajudam na adesão nos cachos e eliminam barreiras que podem impedir a passagem dos nutrientes para os fios, garantindo enrolados definidos por um longo período. Seu toque seco permite uma remoção mais fácil do produto.
Foco em performance e naturalidade
Uma característica significativa do mercado de cuidados e styling de cabelos texturizados, segundo o insight da Metat, é a ênfase na formulação: “Essa abordagem levou à introdução de formulações avançadas enriquecidas com ingredientes naturais, garantindo que os produtos não apenas atendam às necessidades estéticas, mas também contribuam para a saúde geral dos cabelos cacheados”.
No recém-inaugurado C-HOUSE, hub criativo capilar localizado em São Paulo, a Provital, referência global de inovação em ingredientes ativos para cosméticos há mais de quatro décadas e que completa em 2025 15 anos de presença no Brasil, explora a eficácia sensorial e percebida de seus ativos, comprovando resultados visíveis e imediatos. “Este é um diferencial essencial em um país onde 79% das mulheres possuem cabelos ondulados, cacheados ou crespos”, ressalta Roberto Monteiro, CEO da Provital do Brasil.

Roberto Monteiro, CEO na Provital do Brasil
Um dos ativos testados no novo hub foi o Wonderhair™, desenvolvido com calêndula, lipídeos de TCM e óleo de girassol para atender às necessidades específicas dos cabelos texturizados, que tendem a ser mais secos devido à sua estrutura natural e distribuição irregular de queratina. Monteiro explica que essa característica, muitas vezes, compromete a barreira lipídica, essencial para reter a hidratação e realçar o brilho.
De acordo com Monteiro, Wonderhair™ não apenas restaura essa camada vital, mas também intensifica a definição dos cachos e melhora sua maleabilidade, oferecendo um cuidado diário completo. Além disso, sua composição sustentável é uma excelente alternativa ao silicone para formulações minimalistas.
“Fizemos questão de testar Wonderhair™ em cabelos texturizados de brasileiras para garantir uma performance alinhada à realidade. Nosso compromisso é desenvolver tecnologias que superem as exigências biomecânicas dos fios, proporcionando nutrição profunda e proteção eficaz”, destaca Monteiro. “Na Provital, valorizamos a beleza única dos cabelos cacheados e, com Wonderhair™, reafirmamos nosso compromisso em oferecer cuidados avançados que realçam e celebram a autenticidade dos cabelos texturizados”, complementa.
Curvaturas distintas
Para Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química, a personalização nos cuidados capilares se tornou uma exigência do mercado, já que produtos para todos os tipos de cabelo não atendem às necessidades específicas, especialmente de cabelos cacheados e crespos.

Amanda Omodei, diretora de marketing técnico na Focus Química
“Cada curvatura demanda hidratação, nutrição e definição distintas, tornando essencial a formulação de produtos direcionados”, defende Amanda, pontuando que, segundo a WGSN, embora a redução de frizz, ingredientes nutritivos e saúde do couro cabeludo sejam prioridade para várias curvaturas, cabelos 3ABC buscam elasticidade, definição e hidratação e os 4ABC, mais frágeis e secos, exigem maior nutrição e brilho.
Nesse contexto, Amanda observa que técnicas de lavagem alternativas como o co-wash estão ganhando espaço, ao promover limpeza suave e evitar o ressecamento, assim como finalizadores e produtos para day-after são essenciais para a hidratação, modelagem dos cachos e controle do frizz.
“O desenvolvimento de produtos específicos reforça a necessidade de tecnologias e ativos inovadores, como o BELSIL® DADM 3240, da nossa representada WACKER, um agente condicionante avançado que forma uma rede protetora ao redor da fibra capilar, proporcionando flexibilidade, toque sedoso e facilitando o penteado”, destaca a diretora da Focus Química. Em testes com 1% do silicone, foi possível desenvolver um balm antifrizz com sensorial leve e redução significativa do frizz após 8 horas em condições de alta umidade (25ºC e 90% UR). O estudo também demonstrou definição aprimorada de cachos e ondas, mesmo sob desafios ambientais.
Outro ativo que demonstrou significativo poder de nutrição, segundo Amanda, é o STIMU-TEX® AS, da representada dsm-firmenich. Trata-se de uma mistura otimizada de cera de grãos, óleo de argan e manteiga de karité, processada por tecnologias de alto desempenho. Protege e estimula a regeneração do couro cabeludo, fortalece e revitaliza o fio de cabelo, limitando a queda devido à quebra. Em testes instrumentais, mostrou-se eficaz em reduzir 39% da força para pentear em cabelos secos e redução de 99% de quebra.
Proteção UV
“A radiação UV é uma das principais causas da perda lipídica nos cabelos, comprometendo sua saúde e aparência dos cabelos texturizados”, afirma Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care na MCassab, destacando soluções capilares especialmente formuladas para proteger e restaurar os fios danificados pela radiação solar.

Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care na Mcassab
Uma das soluções do portfólio da MCassab é o Protecsyl, fabricado pela Cobiosa, que promove a reconstrução da arquitetura capilar e contribui para a proteção contra os danos causados pelos raios UV. O ingrediente impede a degradação das proteínas capilares e oferece nutrição por meio da potente composição da maca negra peruana. “O Protecsyl está alinhado com a tendência crescente na Europa de produtos com apelo de proteção UV, atendendo às necessidades de consumidores que buscam cuidados capilares mais completos”, explica Andrea.
Outro ingrediente destacado por Andrea é o Mirasil N-DML 15, da representada Elkem, uma goma de silicone em alcano C15-19 em um veículo de base biológica renovável com um índice natural de 0,8, de acordo com a ISO 16128, que fornece uma gama de benefícios funcionais, como aprimoramento sensorial, condicionamento e 48h controle de frizz, além de brilho intenso, garantindo fios saudáveis e com aspecto impecável. “Seu conteúdo altamente renovável o torna ideal para criar produtos sustentáveis sem comprometer o desempenho”, reforça a gerente.
Combinação para técnica LOC
Para Diana Pereira, gerente de aplicação para Hair Care na Croda, os consumidores estão se tornando cada vez mais “hairtellectuals” (intelectuais capilares, traduzindo para o português), buscando conhecer mais profundamente sobre seus fios e sobre os ingredientes e sua eficácia para cuidados com os cabelos.

Diana Pereira, gerente de aplicação para Hair Care na Croda
Em meio a esse fenômeno, Diana acredita que o público cacheado e crespo já considera que a porosidade dos fios é um fator crucial para a saúde e resistência dos cabelos, impactando diretamente na definição dos cachos e no controle do frizz. “Um reflexo disso é da criação da técnica LOC (líquido, óleo e creme), feita pelas próprias consumidoras, que desenvolveram uma sequência de aplicação dos finalizadores de forma a maximizar o efeito de controle da porosidade”, exemplifica.
Os finalizadores mais inovadores, entretanto, já incorporam ativos tecnológicos que atendem às necessidades específicas da fibra capilar, tornando-se aliados no tratamento e na valorização dos cachos. Diana destaca que a Croda oferece tecnologias inovadoras e de alta performance, como a combinação do Cropeptide W e o Crodabond CSN.
Diana explica que o Cropeptide W atua no gerenciamento inteligente da hidratação dos fios, protegendo-os em condições extremas de umidade. Ele previne quebra, ressecamento e perda de brilho em ambientes secos, enquanto mantém a definição e reduz o frizz em ambientes úmidos, sendo ideal para a fase líquida da técnica LOC.
Já o Crodabond CSN age como um cimento cuticular natural, selando e reparando as cutículas danificadas ou naturalmente abertas devido as ondulações da fibra. “Perfeito para as fases óleo e creme da técnica LOC, por reduzir a porosidade, ao mesmo tempo que nutre e protege os fios”, completa Diana.
Modelagem inteligente
Considerando que a definição dos cachos revela a beleza e a autenticidade que os cabelos crespos possuem, a Brenntag destaca duas soluções: O BELSIL® MSB 1210, mistura de goma de dimeticonol com elastômero em gel, desenvolvida pela WACKER, e Maize Style Organic, amido natural modificado da representada Agrana.
“O BELSIL® MSB 1210 é uma solução inovadora que oferece múltiplos benefícios para cabelos cacheados. O produto age como um primer capilar, corrigindo imperfeições da fibra e uniformizando a textura dos fios, além de proporcionar um toque aveludado e reduzir o frizz”, afirma Polyanna Aguilar, especialista técnica da Brenntag.

Polyanna Aguilar, especialista técnica na Brenntag
Para Polyanna, a principal vantagem do BELSIL® MSB 1210 é a modelagem inteligente, que ajusta o efeito de acordo com a força mecânica aplicada: pode definir os cachos ou proporcionar um efeito liso. Indicado para promover controle e definição duradoura, o blend também oferece proteção, garantindo cabelos saudáveis e bem cuidados ao longo do dia.
Já o Maize Style Organic é certificado e foi desenvolvido especialmente para formação de filme. “Ele oferece a possibilidade de definir os cachos, reduzindo a concentração de ingredientes quaternários, além de proporcionar um efeito molhado, sem deixar resíduos indesejados, como falsas caspas”, explica Polyana, acrescentando que, por ser hidrofílico, facilita o processo de formulação e pode ser utilizado em diversos tipos de produtos, como cuidados para barba, finalizadores, mousses e máscaras.
Formulações premium
“A busca por autenticidade no mundo da beleza cresce a cada dia e, com ela, os cuidados com cabelos cacheados também estão em alta”, avalia Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação da Stepan, destacando que essa tendência impulsiona a demanda por produtos que tragam nutrição aos fios, bem como ajudem a modelar e a realçar a beleza natural de todos os tipos de cachos.

Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação na Stepan
Uma solução da Stepan para promover definição, controle do frizz e brilho intensificado é o STEPANQUAT® Soleil. Com suas propriedades de tensoativo catiônico, promete proporcionar benefícios excepcionais de condicionamento, com mais hidratação, desembaraço e redução do frizz. “Esse ingrediente inovador melhora a penteabilidade, aumenta a substantividade e preserva a beleza natural dos fios. O resultado são cachos definidos, soltos e cheios de vida”, afirma Fernanda.
O STEPANQUAT® Soleil tem aprovação global, é 100% ativo e compatível com diversas texturas, como condicionadores, leave-ins, máscaras e até formulações sólidas ou em pó. Fernanda explica que, por aumentar a viscosidade com menores quantidades de álcool graxo, é eficiente e versátil. Além disso, evita o acúmulo de resíduos nos fios, tornando os cachos leves e fáceis de manejar.
Garantindo uma solução natural para produtos capilares, a sustentabilidade está no centro do STEPANQUAT® Soleil, segundo a gerente da Stepan. Derivado do óleo de semente de girassol renovável, é biodegradável e possui baixa toxicidade aquática, além de ser livre de conservantes e silicones. “STEPANQUAT® Soleil permite que as marcas criem formulações premium e de alto desempenho para cabelos cacheados e crespos”.
Fitoceramidas de girassol
Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos em Personal Care da BASF, ressalta o enorme potencial do mercado de cuidados com cachos no Brasil, considerando que mais de 70% da população possui cabelos texturizados, de acordo com relatório da Mintel sobre Cuidados com Cabelo 2024. O cenário global, também é de oportunidade, uma vez que 40% da população mundial possui cabelos cacheados.

Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos em Personal Care na BASF
“Há uma demanda crescente por soluções que cuidem tanto dos fios quanto do couro cabeludo desse público. O equilíbrio de um cabelo saudável depende de um cuidado integral”, avalia Vanessa, que acredita que as marcas têm a oportunidade de destacar soluções e tecnologias inovadoras que contribuam para o para o tratamento de alta performance, cuidado com couro e aparência dos cabelos crespos e cacheados.
A BASF possui um portfólio de soluções capaz de cuidar tanto da fibra quanto o couro, como o Sphingoceryl® VEG, ativo composto por fitoceramidas de girassol, que ajuda a restaurar a integridade da barreira cutânea. Testes realizados nos laboratórios da empresa no Brasil, com óleo capilar com 2% de Sphingoceryl® VEG, aplicado no couro cabeludo de 10 voluntárias com cabelos texturizados, mostraram uma redução de 75% na sensibilidade e irritação do couro cabeludo, após 3 semanas de uso. “O ativo também protege a cor dos cabelos tingidos e a superfície da fibra capilar contra danos, deixando as cutículas mais uniformes e proporcionando maciez”, acrescenta Vanessa.
Outro ingrediente da BASF muito interessante, segundo Vanessa, é o Cetiol ® SoftFeel, um emoliente semissólido feito 100% com ingredientes renováveis, que oferece a emoliência necessária para cabelos cacheados e crespos. “Ele melhora a penteabilidade dos fios de forma superior ao óleo de coco e controla suavemente o volume e o frizz dos cabelos encaracolados sem deixá-los pesados”.
Emoliente derivado da oliva
“Os métodos low poo e no poo revolucionaram os cuidados com cabelos cacheados”, opina Maria Fernanda Freitas, gerente de negócios Personal Care da Dinaco, explicando que, com a utilização de produtos que promovam uma limpeza mais suave, costuma-se priorizar fórmulas com alto índice de naturalidade, com foco em reposição lipídica e definição maleável aos fios. “Nesse cenário, novos ingredientes botânicos surgem como alternativas inovadoras para contribuir com a saúde capilar”.

Maria Fernanda Freitas, gerente de negócios Personal Care na Dinaco
Um dos destaques da Dinaco apontado por Maria Fernanda é o VAVS Light, da EFP Biotek, um emoliente derivado da oliva, com certificação COSMOS, alternativa ao ciclopentasiloxane, dodecano e isododecano. Com secagem ultrarrápida, ele possui textura leve e toque seco, superando o ciclopentasiloxane em espalhabilidade e sensorial. “Esse emoliente é perfeito para fórmulas leave-in, sprays e até aerossóis, proporcionando proteção e hidratação aos cachos com naturalidade”, recomenda.
Já se referindo à modelagem, uma excelente opção, segundo a gerente da Dinaco, é o Lissenare™, da Nagase Personal Care. Atuando como um agente de tratamento capilar, esse sacarídeo funcional, obtido do amido de milho, forma um filme flexível, ajudando a manter o formato dos cachos e reduzindo o frizz, sem comprometer a leveza e a maleabilidade natural dos fios. Além disso, Lissenare™ melhora a textura e a força de cabelos danificados, oferecendo tratamento contínuo, enquanto preserva a beleza e o movimento dos cachos.
“Combinando-se VAVS Light com Lissenare™, é possível criar produtos para cabelos cacheados que respeitam os princípios do low poo e no poo e diversos tratamentos, promovendo beleza natural com alto desempenho”, garante Maria Fernanda.
Formador de filme versátil
A Nouryon, empresa global em especialidades químicas e reconhecida por seus formadores de filme, possui um vasto portfólio de produtos para styling, modelação, e tratamento, sensorial e manutenção dos cabelos, principalmente os cacheados.
Do portfólio, Amanda Martins, gerente de contas de Personal Care Brasil, destaca o DynamX H2O, formador de filme compatível com diversos sistemas de formulação para cabelos, com performance superior aos polímeros tradicionais, que podem causar problemas como falsa caspa, incompatibilidade e pouca durabilidade.

Amanda Martins, gerente de contas de Personal Care Brasil na Nouryon
O DynamX H2O, de acordo com Amanda, combina excelentes propriedades de fixação e resistência à umidade duradoura com um filme altamente flexível, que proporciona maior movimento e naturalidade aos produtos de cuidados com os cabelos, trazendo o balanço ideal entre elasticidade, flexibilidade e força. “Sua alta versatilidade faz dele a opção ideal para inúmeros formatos de produtos, como géis, mousses, cremes, ceras, pomadas e produtos em spray para estilos verdadeiramente dinâmicos”, afirma a gerente da Nouryon.
Além de suas propriedades para modelação, Amanda conta que testes mais recentes demonstraram que DynamX H2O também agrega proteção térmica de 210º C, permitindo o uso de difusores sem danificar o cabelo e controle de frizz por até 72h, podendo ser um ingrediente chave para os cuidados com os cachos de todas as curvaturas.
Jelly hair
Hoda Nahas, gerente de marketing de Personal Care Latam da Ashland, reforça que há muitas oportunidades para as marcas investirem em claims relacionados aos cabelos texturizados, mas também desafios para os formuladores, que precisam superar as complexidades das estruturas biológicas desses fios e, ao mesmo tempo, otimizar produtos para todos os tipos de curvaturas e garantir modelação duradoura, além de atender as expectativas do consumidor moderno por naturalidade e eficácia.

Hoda Nahas, gerente de marketing de Personal Care Latam na Ashland,