Criada em 2015 como loja multimarcas, hoje a Nina Makeup fabrica seus próprios produtos e emprega mais de 300 pessoas, direta e indiretamente
É em Balsas que começa a trajetória da empresária Shirley Costa, que nasceu no município maranhense de menos de cem mil habitantes, passou pelo internato em Natal (RN), pela faculdade de enfermagem e atuação em saúde da família, franquia de roupas, produção de bijuterias até chegar à frente de sua marca de cosméticos, a Nina Makeup.
Sua relação com a beleza como fonte de renda começou em 2011, quando surgiu a oportunidade de abrir uma distribuidora de cosméticos em Grajaú, Maranhão, e seus olhos brilharam. “Eu já era a ‘consultora’ de make das amigas, que me pediam opinião para comprar e usar produtos”, lembra. Incentivada pelo pai comerciante, um ano depois veio sua segunda franquia, agora em Balsas, cidade natal. Não demorou para que ela se tornasse a dona do negócio, que se transformou em uma loja exclusivamente de maquiagens. Para ter maior adesão de cliente aos produtos, ela e sua única funcionária, Débora, saíram em busca de soluções na formação de um mercado consumidor na região.
As duas fizeram cursos de aperfeiçoamento, aprenderam novas técnicas e resolveram reformar uma área inutilizada da loja para montar um camarim, onde passaram a oferecer cursos de automaquiagem. A partir daí, as vendas começaram a voar, já que o valor da inscrição era transformado em produtos. “Ou seja, o curso acabava sendo gratuito”, explica.
A vontade de criar produtos próprios começou a bater quando Shirley viu a necessidade de ter um produto excelente com uma embalagem premium, já que na época essa combinação parecia não existir no mercado brasileiro. A empresária então foi para São Paulo buscar parceiros e começar sua produção de batons próprios, ainda bala, com uma paleta de 12 tons.
Com consultoria de uma agência, tiveram a ideia do nome da marca própria de Shirley, que deveria ser curto, feminino, de impacto e fácil lembrança. Foi assim que surgiu a Nina Makeup, em 2016, não por acaso, o sufixo de femiNINA. Logo em seguida, chega o batom líquido para aumentar o pequeno portfólio da marca e também o rebranding da loja, que mudou de ponto e de nome: “Nina, O Mundo da Maquiagem”, uma loja que vendia multimarcas e também os produtos de Nina.
No mesmo ano, outros cosméticos foram lançados e a esta altura, a Nina Makeup já empregava mais de 300 pessoas, direta e indiretamente, com revendedoras.
Porém, o destino lhe pregaria uma peça, no final de 2019, Shirley teve um episódio grave de estresse. Ela se lembra claramente desse dia, quando estava em Balsas, no escritório da loja onde trabalhava. De repente, começou a sentir uma palpitação intensa e não conseguia se levantar da cadeira. A situação foi tão séria, que ela precisou ser internada em São Paulo.
Durante a internação, o médico responsável decidiu que seria necessário realizar um cateterismo. Shirley lembra de acordar após o procedimento com o braço e a perna imobilizados. Ela havia passado por uma revascularização, um procedimento que incluiu a utilização de um enxerto de veia safena, o que levou à realização de dois cateterismos. O diagnóstico revelou que uma de suas artérias coronárias estava 78% obstruída, o que explicava os sintomas severos que ela estava sentindo.
Após o episódio grave de saúde, Shirley Costa resolveu dar uma nova cara à sua marca, desta vez, seguindo sua intuição e gostos pessoais. Um novo rebranding da Nina (logo rosé gold e embalagens em nude rosa e cinza chumbo), que durou um ano, terminou em 2022, quando a indústria da beleza voltava a ganhar movimento, pós-pandemia, e Shirley voltava a retomar sua vida saudável. Nessa nova fase, o primeiro lançamento significativo foi o batom líquido, que marcou o início de uma nova era para a empresa. Em seguida, produtos de pele como base, corretivo e pó solto. A reestruturação foi essencial para reposicionar a marca no mercado e atrair um novo público-alvo.
Em 2023, Shirley focou na estruturação e expansão da empresa, transformando a Nina em uma marca nacional consolidada. Ela começou a contratar profissionais-chave, incluindo uma equipe de diretores – comercial, marketing, financeiro e fiscal –, proporcionando uma base sólida para o crescimento sustentável. Nesse mesmo ano, desenvolveu uma política comercial robusta e, ao participar da Beauty Fair (maior evento de beleza das Américas), percebeu que para atingir sua meta de presença nacional precisaria contar com distribuidores. A participação na mesma feira, em setembro daquele ano, foi um sucesso tão grande, que resultou em acordos com distribuidores em quase todos os estados brasileiros.
A Nina sempre foi uma marca multigeracional, capaz de atrair consumidores de diferentes faixas etárias, com foco na qualidade do produto e no cliente. Esses aspectos foram fundamentais para a expansão e aceitação da marca em todo o território nacional. A visão estratégica de Shirley Costa e a capacidade de adaptação às novas demandas do mercado garantiram que a Nina Makeup se destacasse na indústria da beleza, consolidando-se como uma referência no Brasil.
Hoje, a marca de cosméticos possui mais de 100 produtos em seu portfólio. Além do Maranhão, tem outra loja física em Goiás, um escritório na cidade de São Paulo e fornece produtos para lojistas parceiros com mais de 4 mil pontos de vendas pelo Brasil, que compram os produtos por atacado.