Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e TecnologiaDe cereja a cogumelo: os superingredientes que vão invadir o skincare

De cereja a cogumelo: os superingredientes que vão invadir o skincare

  • Written by:

No report Principais Ingredientes 2022 da WGSN, alguns alimentos “básicos” da cozinha ganharam destaque como ingredientes de beleza obrigatórios — é a tal tendência de alimentar a pele da mesma forma como alimentamos o corpo.

“Impulsionados pelo movimento clean beauty e pela convicção de que as fórmulas naturais são ‘mais seguras’, os alimentos funcionais da cozinha estão se tornando ingredientes de beleza indispensáveis”, pontua Luiza Loyola, expert do futuro na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo. Vem ver o que vai sair do prato para a sua penteadeira, muito em breve.

Cereja
Quando se trata de propriedades benéficas reais, a cereja está bem na fita. A fruta tem uma boa dose de antioxidantes — vitaminas A, B, C e E, que combatem os sinais de envelhecimento precoce e ainda ajuda na correção da hiperpigmentação. Por isso, se você quer pele iluminada, a cereja pode ser uma aliada poderosa. Ela também é naturalmente hidratante, ótima para ser adicionada em loções e cremes corporais. Por essas e por outras, prepare-se para encontrar o ativo em séruns e limpadores uniformizadores.

Bakuchiol
A Psoralea corylifolia é uma erva de flor roxa comumente usada na medicina ayurvédica e tradicional chinesa. “O composto derivado desta planta tornou-se conhecido como um novo ingrediente semelhante ao retinol nos cuidados com a pele. Inúmeros estudos científicos elevam o status deste fitocêutico, e tudo indica que ele estará nos trends por muito tempo como opção segura e eficaz no tratamento de diversas desordens da pele, como acne, envelhecimento e manchas”, aposta Karina Soeiro, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP).

Derivados da maconha para uso tópico
Vários compostos presentes nesta planta apresentam benefícios para tratamentos dermatológicos — tanto estéticos quanto de algumas doenças. “Existe uma forte e crescente tendência destes produtos ganharem cada vez mais espaço nos cuidados com a pele. No Brasil, a utilização tópica deles ainda não é permitida. Porém, existem alternativas como o óleo de Copaíba, que é rico em beta carofileno, presente na cannabis e também em outras plantas, que se liga a receptores CB2, atuando de maneira positiva no tratamento de algumas doenças de pele e alterações estéticas como psoríase, dermatite atópica, melasma e antienvelhecimento”, conta Karina.

Amora
O extrato de amora tem atividade antioxidante e também é capaz de diminuir a atividade de uma das enzimas importantes na produção de melanina. “O seu uso é indicado para compor formulações que visam tratar melasma e envelhecimento da pele”, fala a farmacêutica.

Orquídea
Estudos recentes demonstram que o extrato concentrado dessa flor possui forte ação antioxidante com 5% de vitamina C, sendo indicado para tratamento do melasma e envelhecimento cutâneo. Como se sabe, a associação de antioxidantes com o protetor solar também é uma ótima ideia.

Laranja vermelha
O extrato que une 3 variedades de laranja vermelha – Moro, Tarocco e Sanguinello – tem ação antioxidante, auxiliando na proteção da pele contra os efeitos da radiação UV. “É interessante para a prevenção de melasma e da vermelhidão após a exposição solar”, fala Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos da Galena.

Cúrcuma
O ativo obtido de células tronco da milenar Curcuma longa. Pode fazer parte de soluções capilares para auxiliar na diminuição da queda. “Também estimula as células do folículo capilar, proporcionando o crescimento de até 13.500 novos fios, de acordo com estudos realizados com homens e mulheres”, diz Claudia.

Cogumelos
Os cogumelos – que não são plantas ou animais, mas fungos que têm seu próprio reino, com mais de 10.000 espécies diferentes – se tornaram hit entre os descolados, extrapolando cardápios requintados. Na beleza, espécies imunomoduladoras fazem sucesso em suplementos e chás. E o ingrediente promete ser constante também no skincare. Por aqui, já chegou em algumas fórmulas, como do vegano, não tóxico e sustentável Sérum Uniformizador de Manchas, de Biossance, que trata e previne o aparecimento de manchas sem sensibilizar a pele. Pode ser usado em qualquer época do ano e por qualquer tipo de pele (incluindo sensíveis e negras). Tem esqualano, vitamina C e extrato de shiitake branco — patenteado e o segredo da função clareadora.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Development Company