Em parceria com a ABRAS, a iniciativa reconhece anualmente as mulheres do setor varejista que se destacam por sua persistência e trajetória de superação e empoderamento
A empresária piauiense Van Fernandes, CEO do Grupo Vanguarda, foi a grande vencedora da sexta edição do prêmio “Mulheres que Inspiram no Varejo”, realizado por Dove em parceria com a Abras – Associação Brasileira de Supermercados.
O resultado da premiação, que tem o objetivo de celebrar e destacar as mulheres com histórias inspiradoras que engrandecem o setor varejista e que promovem mudanças significativas ao seu redor e no seu trabalho, durante cerimônia no jantar do Dia dos Supermercados, realizado pela Abras.
Para Van, ganhar esse prêmio mostra a vitória de toda uma trajetória de luta por um propósito. “Estou muito orgulhosa de ser escolhida para receber o prêmio, que não é só meu, mas de todas as mulheres que lutam para se destacar nesse segmento. A premiação da Dove é mais do que um reconhecimento pessoal, é um tributo à fortaleza que existe dentro de cada mulher, capaz de inspirar outras. Ser escolhida foi a vitória de todo o esforço de uma vida de grandes desafios”, explica a vencedora.
Além de Van, outras duas profissionais também foram homenageadas durante a premiação por terem sido indicadas como mulheres que inspiram em suas empresas. Foram elas, Lucineide Queiroz, CEO do Queiroz Atacadão – Mossoró (RN), e Nágela Maromba, CEO da Casa Rena – Itaúna (MG). Ambas ficaram entre as três finalistas e receberam menção honrosa pela participação no concurso.
Ricardo Zuccollo, Vice-Presidente de Vendas da Unilever, destacou a importância de mostrar histórias de mulheres potentes que souberam fazer dos seus desafios grandes vitórias. “Desde sua primeira edição, juntamente com a Abras, temos trabalhado para reconhecer e destacar nacionalmente as mulheres que transformam a liderança no varejo. Ao longo dos anos, o prêmio foi muito bem representado, trazendo mulheres que foram inspiração por onde passaram, como Dona Iltrudes Pereira, matriarca do Grupo Pereira, entre outras. Além disso, agradecemos todas as mulheres que permitiram que suas histórias fizessem parte do legado do nosso prêmio”, comenta o executivo.
A premiação recebeu, este ano, quatro vezes mais inscrições do que no ano anterior, com mais de 100 mil votos, em apenas três dias. A iniciativa, que já obteve mais de 500 inscrições em todas as suas edições, avalia as histórias de desafios e conquistas de mulheres maiores de 18 anos e atuantes no mercado varejista em empresas associadas à ABRAS.
“Muito mais do que apoiar, é preciso reconhecer a trajetória e o legado dessas mulheres que inspiram e movimentam o varejo no nosso país. Este prêmio busca, a cada edição, dar mais voz a cada uma delas e esperamos, assim, que outras mulheres se sintam representadas e inspiradas em suas trajetórias”, comenta Thais Hagge, Vice-presidente de Beleza & Bem-Estar da Unilever.
Todas as inscritas foram avaliadas em seis critérios: inspiração, impacto, superação, coletivo, equidade e autoestima. A banca de juradas foi formada por importantes nomes do empreendedorismo nacional. Virgínia Galassi (primeira-dama da ABRAS e empresária do setor varejista), Sonia Hess (vice-presidente do grupo Mulheres do Brasil e Fundadora do Fundo Dona de mim), Ana Fontes (empreendedora social e Fundadora da Rede Mulher Empreendedora), Thais Hagge (líder de Beleza & Bem-Estar e vice-presidente de Marketing da Unilever para a América Latina), além das vencedoras das duas últimas edições do prêmio, Luiza Trajano (presidente de conselho de administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil) e Ramaiana Valadares (gerente de Produção Supermercado Nordestão).
Essa 6ª edição trouxe algumas novidades. A primeira delas foi a abertura para votação popular nas finalistas. Outra mudança é que, além dos tradicionais troféus e buquês de flores – e da participação em um podcast, como na edição 2022 – a vencedora ganhou um dia de SPA com produtos Dove e uma bolsa de estudos na FGV.
“Reconhecer líderes do varejo é crucial, mas nosso prêmio deste ano esteve focado no desenvolvimento contínuo dessas mulheres. Por isso, fizemos mudanças para reforçar a mensagem de empoderamento, dando a essas mulheres uma ferramenta para que continuem se desenvolvendo, mantenham sua posição de destaque e, ao mesmo tempo, inspirem outras ao seu redor”, conclui Ricardo.