Empoderamento da mulher com cachos traz resultado para as marcas
Há 10 anos praticamente não existiam produtos destinados às mulheres com cabelo cacheados. Hoje, além dos produtos, a indústria trabalha na comunicação para melhorar a autoestima
Qual menina não sofreu na infância com seus cabelos ondulados, cacheados ou crespos? Por décadas, a ditadura do cabelo liso criou um mercado de alisamento ao mesmo tempo em que forjou mulheres debilitadas em sua autoestima. Este cenário, porém, tem mudado. De acordo com a pesquisa Beleza na Melhor Idade, conduzida em parceria pelo Mundo do Marketing, Reds e eCGlobal, as mulheres acima de 55 anos que são as mais satisfeitas com sua aparência têm cabelo cacheado.
Num universo em que 83% das mulheres entrevistadas consideram a beleza importante, num contexto amplo e que envolve a sua autoestima, somente 44% estão satisfeitas com sua aparência. Entre as que têm cabelos cacheados, este índice sobe para 57%. “Há uma total harmonia entre cuidar da aparência e cultivar sua beleza interior”, afirma a pesquisa disponível no www.pesquisas.com.br.
O estudo constata uma mudança no mercado. Há cerca de 10 anos, a indústria e o varejo têm trabalhado este perfil de forma diferente. Hoje, existem centenas de opções para as mulheres assumirem os seus cachos. Somente no e-commerce da Ikesaki, são mais de 250 opções de produtos, entre xampus, condicionadores e finalizadores específicos para este tipo de cabelo. A mudança de foco, e que certamente contribuiu para a melhor satisfação entre as mulheres, foi principalmente na comunicação. Elas passaram a ser empoderadas pelo seu tipo de cabelo. Foram convidadas a assumirem os cachos.
Em 2015, a Dove lançava uma campanha para incentivar a valorização dos cabelos cacheados. Crianças eram entrevistadas e mostram o descontentamento com os fios enrolados e assumem sonhar com madeixas lisas. Na época, apenas quatro entre 10 meninas estavam satisfeitas com a própria aparência. O vídeo “Ame seus Cachos” (“Dove Hair: Love Your Curls”, no original) estimulava também as mulheres adultas a assumirem seus tipos de cabelo diante das crianças. O clipe deixa clara a mensagem “O melhor jeito de mudar como elas se sentem sobre os cachos é mostrar como você se sente sobre os seus”.
Fonte: Mundo do Marketing