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Espanhola Eurofragance e brasileira EF Fragrance comemoram resultados de mais de dois anos de parceria

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Acordo reforçou disponibilidade no Brasil de fragrâncias refinadas para personal e home care e ampliou oferta para fine fragrances

Por Estela Mendonça

A casa de fragrâncias espanhola Eurofragance, com sede em Barcelona e presença em mais de 60 países, além de fábricas na Espanha, Singapura, Índia e México, e a brasileira EF Frangrance, com mais de 20 anos de atuação no fornecimento de fragrâncias e amplo conhecimento da preferência olfativa dos consumidores locais, completaram dois anos de uma parceria bem-sucedida.

Leandro Nonino, diretor geral da Eurofragance para as Américas

Leandro Nonino, diretor geral da Eurofragance para as Américas, contabiliza bons resultados em categorias de personal care e a construção de uma base muito forte de clientes para fragrâncias finas, em um esforço conjunto entre as áreas de criação das duas empresas. “As sinergias encontradas na parceria são evidentes: A EF com sua rede de clientes e uma estrutura comercial e técnica de altíssimo nível e a Eurofagance proporcionando acesso a sua área global de criação e a sua biblioteca de milhares e milhares de fragrâncias”, afirma.

Marco Mattoso, CEO da EF Fragrance conta que desde o início das negociações da parceria, em 2019, tem havido muita troca de informações, intercâmbio de conhecimento e trabalho mútuo, com o objetivo de desenvolver um atendimento diferenciado daquele que o mercado brasileiro está acostumado. “Com isso, conseguimos alcançar players importantes, que prezam pela qualidade da fragrância e pela excelência no atendimento, além de estender a nossa visão sobre o que está acontecendo no mercado mundial, melhorando, assim, nossa capacidade de tomada de decisão sobre qual caminho devemos seguir para melhor suprir as necessidades dos nossos clientes”.

Marco Mattoso, CEO da EF Fragrance

“Hoje, podemos afirmar que já estamos colhendo os primeiros frutos desta aliança, pois temos uma coleção de fragrâncias bastante refinadas para as mais diversas aplicações e uma linha dedicada a fine fragrance que é de extrema qualidade, sendo que ambas estão gerando bons negócios”, destaca Marco Mattoso, acrescentando que uma das categorias que mais se beneficiou com a parceria foi a de fine fragrance, além de skin care e body care. “Temos uma coleção de fines com uma qualidade indiscutível, o que nos diferencia dos nossos concorrentes diretos”, garante.

Fragrâncias singulares

Outro ponto destacado por Marco Mattoso é que, com a parceria, as criações exclusivas passaram a contar com toda rede de suprimentos de matérias-primas que o mercado já fornece à Eurofragance. “Podemos nos servir das melhores matérias-primas disponíveis no mercado internacional, com elevado padrão de qualidade, que somada à nossa força conjunta de P&D resulta em fragrâncias singulares”.

O time de P&D da EF é liderado pela perfumista Fernanda Faigle que possui formação bastante sólida, com passagens pela Alemanha e Leste Asiático, onde ampliou seus conhecimentos sobre matérias-primas e desenvolveu ainda mais o seu lado criativo. A liderança da área avaliação está cargo de Marcella Paulino, profissional experiente e que atua no mercado de fragrâncias há mais de 16 anos. “A parceria nos garante uma infraestrutura bastante robusta, pois temos à nossa disposição todo o time de P&D, composto por perfumistas e avaliadores também de elevado nível, que trabalham em sinergia com nosso excelente time local, ou seja, nossos projetos são desenvolvidos somando a expertise da Eurofragance à criatividade brasileira”, ressalta Marco Mattoso.

Marcella Paulino e Fernanda Faigle, do time de criação da EF Fragrance

Potencial brasileiro

A Eurofragance iniciou sua expansão global, de acordo com Nonino, há mais de uma década e o Brasil passou a ser a fronteira a ser explorada.  “É um mercado enorme com uma base de consumidores que admira, entende e consome fragrâncias de qualidade”, avalia, ressaltando que a Eurofragance tem suas origens no desenvolvimento de fragrâncias finas para o mercado do Oriente Médio. “Existem similaridades interessantes entre o consumidor brasileiro e árabe que podem ser exploradas através do uso de nossa extensa coleção de fragrâncias, obviamente com suas devidas adaptações locais”.

Quanto aos desafios, Nonino observa que o Brasil é um país de extremos, com uma desigualdade de renda que gera, ao mesmo tempo, a necessidade de produtos de alta qualidade, mas com custo acessível a todos os segmentos da indústria e do mercado consumidor, e de produtos de valor agregado extremamente alto para um público mais restrito, ávido por consumir o que há de mais diferenciado no mercado de fragrâncias finas.

Marco Mattoso reforça que o mercado brasileiro é indiscutivelmente muito interessante e promissor, pois além do Brasil ser o segundo país no ranking global no consumo de fragrâncias, apresentou um crescimento forte e sólido nos últimos anos, citando pesquisa recente apresentada pela ABIFRA, que aponta um crescimento de 35% entre 2019 e 2020 e de 14% na comparação do primeiro semestre de 2021 com o mesmo período de 2020.

“Parte desse crescimento foi impulsionado pela pandemia, com aumento do consumo de produtos de higiene e limpeza, por exemplo, mas outra parte vem do nível de maturidade que esse mercado vem alcançando e isso nos faz acreditar que para os próximos anos o crescimento ainda estará presente, ainda que em menor intensidade, mas buscando, principalmente, a qualidade e inovação”, avalia Mattoso.

Meta é dobrar faturamento

O CEO da EF reconhece que a pandemia forçou a empresa a questionar a forma de trabalho. “Então, decidimos mudar a nossa forma de olhar o mercado e de atender nossos clientes. Contratamos novos profissionais, nosso time cresceu e hoje estamos mostrando para o mercado que nossa forma de trabalho não se limita somente a vender fragrâncias, mas sim apresentar soluções que ajudem o cliente a crescer e se desenvolver de uma forma diferenciada”.

Laboratório de P&D da EF Fragrance

A perspectiva da EF para o pós-pandemia, segundo Mattoso, é de crescimento da economia brasileira como um todo, não só de fragrâncias, gerando novos postos de trabalho, consequentemente diminuição da taxa de desemprego e retomada do PIB. “Mas como todos estão acompanhando, essa pandemia não tem data para acabar. Então, considerando a nossa nova forma de atuar e a pandemia ainda presente, definimos como meta dobrar o nosso faturamento até 2025, mantendo um crescimento sustentável, acompanhado de uma boa política ESG”.

Além de investimentos recentes na contratação de novos profissionais com as mais variadas habilidades, garantindo uma visão plural sobre a operação e, consequentemente, um atendimento diferenciado com mais qualidade aos clientes, a EF também investiu em equipamentos de última geração, visando ainda mais qualidade aos produtos. “Estamos investindo também na diversificação do nosso pallet de matérias-primas para aprimorar e dar singularidade às nossas fragrâncias na busca de criações únicas e sofisticadas”, afirma Marco Mattoso, acrescentando que os investimentos futuros serão em tecnologia, levando a inteligência artificial para dentro da operação e melhorando ainda mais a experiência dos clientes com a empresa, além de investimentos na planta fabril, com objetivo de melhorar o fluxo de trabalho e aumentar a capacidade produtiva.

Futuro do mercado

Quanto ao futuro do mercado, Nonino aposta que a área de sustentabilidade será um foco muito importante, com o desenvolvimento de novas matérias-primas e fornecedores, adaptações a novas regulações e criação de fragrâncias naturais e orgânicas. “Nossa indústria deve e tem que seguir as tendências globais de um cuidado maior com o meio ambiente e de um consumidor mais engajado e educado nesse contexto”.

Fachada da Eurofragance, na Espanha

Para Marco Mattoso, sustentabilidade e bem-estar vão nortear o mercado. “Os clientes têm se preocupado em saber se as matérias-primas que utilizamos são obtidas de forma legal, se são testadas em animais, etc. Fragrâncias com apelo natural e a possibilidade de mesclar o sintético ao natural, tudo isso deverá ser levado em conta daqui por diante”. A questão do bem-estar, para o executivo, vai de encontro com o tema de apelo natural.  “A busca pelo escapismo durante tempos de isolamento passa também pelos cheiros. Fragrâncias com toques verdes, terrosos ou com apelo mais urbano, são capazes de trazer a sensação de bem-estar ao consumidor e/ou a possibilidade de viajar, sem sair do lugar, através do olfato”.

Segundo Leandro Nonino, a prioridade hoje em relação ao mercado brasileiro é ampliar a parceria com a EF e criar uma base solida de clientes que consomem suas fragrâncias. “Isso por si só já e um investimento importante, seja para Eurofragance ou para a EF”, diz. “Trazemos inspirações do mercado internacional para o consumidor brasileiro, antecipando movimentos futuros de grandes marcas, oferecendo a clientes de todos os portes a possibilidade de criar tendências”, completa Marco Mattoso.

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