Estratégias para os profissionais de beleza superarem os desafios da inflação
O aumento do custo das mercadorias e a inflação lançaram incertezas sobre a recuperação que o setor de beleza e cuidados pessoais experimentou em 2021, após um 2020 desafiador.
Beleza global e cuidados pessoais aumentaram 7% em termos atuais em 2021. Liderando esse crescimento foi o cuidado com a pele , que continua a ser visto como um investimento de longo prazo na saúde. As narrativas de autocuidado e bem-estar emocional também estão se estendendo a outras categorias, principalmente fragrâncias, nas quais os consumidores buscam produtos que melhorem o humor e criem sentimentos de conforto e nostalgia. Além disso, a indústria da beleza está investindo fortemente em engajamento digital e tecnologia de beleza. No entanto, a sensibilidade dos preços devido à volatilidade do mercado aumentará a demanda por beleza e cuidados pessoais multifuncionais e acessíveis a partir de 2022.
Pressão e volatilidade de preços devem piorar em 2022
A economia global continua limitada pelos efeitos negativos contínuos da pandemia, incluindo recentes ondas de infecção causadas pela Omicron, grandes gargalos de fornecimento e altos preços de commodities e energia. A escassez de mão de obra e a produção interrompida, juntamente com o aumento dos preços da energia e das commodities, pressionam os preços para cima. Além disso, o impacto das sanções impostas à Rússia, a partir de fevereiro de 2022, e qualquer impacto nos países que aplicaram sanções, não foram considerados na atualização mais recente da pesquisa no momento do relatório. No entanto, o aumento do custo de bens de consumo de alta velocidade já era um obstáculo para os consumidores globais em 2021, e essas dificuldades provavelmente continuarão em 2022.
A extensão dos aumentos de preços varia de acordo com a categoria e o país. A Euromonitor analisou SKUs online em categorias selecionadas de beleza e cuidados pessoais nos cinco principais mercados de beleza e cuidados pessoais, comparando a mudança nos preços médios médios de 1º de janeiro a 25 de maio de 2022 em relação ao ano anterior. Na China, os aumentos de preços no preço médio médio foram rastreados nas seis principais categorias de beleza e cuidados pessoais. As interrupções contínuas da cadeia de suprimentos, o aumento dos preços da energia e os bloqueios em dezenas de cidades chinesas de março a maio de 2022 estão contribuindo para o aumento da inflação e o aumento dos preços unitários, exacerbados pelo papel fundamental da China na cadeia global de suprimentos de beleza e cuidados pessoais na fabricação, embalagem e ingredientes. Os preços médios médios das fragrâncias aumentaram notavelmente na China e no Brasil. Combinado com a perturbação da guerra na Ucrânia, um país cuja principal exportação são os óleos de sementes, que são essenciais para muitas formulações de beleza e cuidados pessoais, espera-se que as pressões de preços piorem em 2022 e contribuam para a crescente sensibilidade ao preço do consumidor. Os players de beleza podem precisar revisar suas margens de lucro, o que afetará os preços unitários e os tamanhos das embalagens, ao mesmo tempo em que se esforçam para manter a fidelidade do cliente.
De produtos e preços para a sensibilidade ao preço alvo
Em meio à volatilidade, os consumidores globais estão exigindo mais multifuncionalidade e hibridismo de preços – características que tendem a prosperar durante períodos de incerteza, como a crise financeira global de 2008-2009. Devido ao aumento do custo de itens discricionários e essenciais nos últimos dois anos, os consumidores em todo o mundo desejam marcas que ofereçam o melhor valor e os benefícios ideais. A multifuncionalidade é uma parte fundamental dessa resposta, vindo na forma de itens híbridos que combinam benefícios ou várias etapas em um produto. O tom Super Serum Skin da Ilia Beauty, com sede nos EUA, que tem sido fundamental para o crescimento da marca, culminando em sua aquisição em 2022 pela Famille C Venture, é um dos muitos na categoria de cosméticos coloridos com benefícios para a pele e cuidados com o sol.
Os produtos multibenefícios são outra oportunidade para os players de beleza. O foco global em saúde e segurança aumentou a demanda do consumidor por produtos com foco na saúde da pele, levando à “eskinificação” de fórmulas em uma ampla variedade de categorias, como cuidados com os cabelos (por exemplo, superpremium Dr. Barbara Sturm Super Anti- Envelhecimento Shampoo), desinfetantes para as mãos (por exemplo, sérum de reforço de brilho e desinfetante para as mãos, BeautyCounter’s Hand Savior Radiance Boosting Serum + Hand Sanitizer) e desodorantes (por exemplo, o Desodorante Rico em Magnésio Ahava’s do Mar Morto, feito com “ingredientes amigos da pele”).
Estratégias para os jogadores de beleza para enfrentar os desafios futuros
Prevê-se que a indústria global de beleza e cuidados pessoais cresça 3% no CAGR entre 2021-2026, mas certamente há desafios à frente que mais uma vez testarão sua resiliência. Os jogadores de beleza podem reformulá-los como oportunidades de várias maneiras:
1. Para abordar a sensibilidade dos consumidores aos preços, os players de beleza e cuidados pessoais devem destacar qualquer multifuncionalidade do produto ou recursos de acessibilidade de preços. As ações também podem incluir a simplificação de SKUs, concentrando-se em itens “heróis” mais vendidos ou lançando colaborações de edição limitada.
2. Antecipando a interrupção prolongada dos ambientes de negócios, os players também devem considerar a realocação de recursos para canais de rápido crescimento, como o comércio eletrônico.
3. Os players de beleza também podem considerar expandir para categorias de bem-estar emocional enquanto os consumidores estão enfrentando altos níveis de estresse.
4. No contexto da crescente demanda por valor e eficácia comprovada, os jogadores devem considerar o foco em beleza e ingredientes clínicos e apoiados pela ciência.
6. Por fim, os players de beleza e cuidados pessoais devem “apoiar-se” nas tendências de digitalização. A pesquisa Voice of the Industry: Beauty and Personal Care da Euromonitor International descobriu que, em 2021, a maioria dos entrevistados de beleza e cuidados pessoais (78%) classificou o engajamento digital como tendo o maior impacto nas vendas de beleza e cuidados pessoais, solidificando a digitalização como um acessório em beleza e cuidados pessoais em todo o mundo. Os jogadores devem considerar experimentar vários aspectos da tecnologia de beleza (por exemplo, ferramentas de diagnóstico, AR/AI/VR, realidade física, serviços de personalização), ao mesmo tempo em que determinam as melhores maneiras de incorporar estratégias digitais à experiência na loja.
Fonte: Euromonitor International 28.06.2022