Estudantes criam protetor solar 100% natural à base de óleo de buriti para famílias de baixa renda
Uma dupla de estudantes do município de Crato, no sul do Ceará, acaba de desenvolver um produto exemplo de sustentabilidade: um protetor solar à base de óleo de buriti.
Os estudantes secundaristas Eron Pinheiro e Fidel Morais empreenderam uma pesquisa que reúne tecnologia e meio ambiente com o componente social para desenvolver um protetor solar que atenda a pessoas de baixa renda, que não têm recursos para comprar o produto.
Sob a orientação dos professores Cícero Teixeira (Química) e Jefferson Feitosa (Geografia), o protetor solar denominado Ultra Buriti está, ainda, em fase de testes. A sua fórmula é um mix de ativos naturais que protegem a pele ao mesmo tempo em que a hidrata.
O professor de Cícero explicou ao site Cariri Revista que: “Eles desenvolveram o PH e o Fator de Proteção Solar, FPS. Concluindo essa etapa final estaremos com o filtro protetor solar preparado”.
Embalagem sustentável
A inovação não para por aí. Os pesquisadores estão desenvolvendo uma embalagem sustentável para o produto, que será vendido na região cearense a um preço acessível para as famílias de baixa renda.
O produto desenvolvido por Eron e Fidel é 100% natural, já que o buriti, o principal ativo do protetor solar, tem alta capacidade de absorção dos raios ultravioleta.
A escolha do nome, Ultra Buriti, é uma homenagem aos trabalhadores do Vale do Buriti, em Santana do Cariri (CE), que trabalham na extração de minério durante horas sob o sol escaldante.
Os estudantes revelam, através dessa pesquisa, o seu engajamento social, ao usarem a tecnologia em prol das populações vulneráveis do entorno onde vivem.
Um protetor solar 100% natural pode ser a alternativa para ampliar a proteção da pele da população, a fim de atender àquela que não pode pagar pelo produto, que ainda é caro, ao mesmo tempo em que não causa qualquer dano ao meio ambiente.
Fonte: Green Me 17.02.2020