Euromonitor apresenta megatendência: consumidores contectados
Os consumidores estão cada vez mais conectados. Embora a conectividade tenha atingido primeiro os países desenvolvidos, a expansão de uma tecnologia móvel acessível permitiu que as pessoas em mercados emergentes também se conectassem à internet.
Esse é o resultado de um novo estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, Megatrend Analysis: Putting the Consumer at the Heart of Business, apresentando oito megatendências que impactarão o modo no qual as pessoas vivem, trabalho, compram e se divertem até 2030.
Conectividade é o novo padrão
Segundo dados da Euromonitor, 45% da população terá acesso à internet em 2017 sendo que a empresa projeta um aumento dessa taxa para 76% até 2030. Os consumidores conectados conectam-se à internet a fim de interagir com conteúdo digital, sendo que a “experiência” é um fator extremamente importante para esse tipo de consumidor.
“Isso vem alterando todos os aspectos das vidas das pessoas, incluindo a maneira que elas compram produtos, estudam, escolhem seus entretenimentos, fazem pesquisas e utilizam serviços. Além disso, a conectividade vem alterando a maneira na qual as pessoas socializam entre si e melhorando estruturas tradicionais”, afirma Ian Bell, lead de pesquisa da Euromonitor International.
Dispositivos móveis lideram o caminho da conectividade
Bell acredita que o avanço da internet foi uma das melhores invenções para o consumidor conectado, pois colocou o mundo ao alcance de seus dedos e lhe deu acesso instantâneo para que pudesse encontrar resposta para praticamente qualquer pergunta que tenha.
“O rápido crescimento da conectividade nos deu conveniência e acesso instantâneo em diversas áreas da nossa vida. Os consumidores conectados podem pedir um taxi, comprar uma passagem de avião, procurar produtos, pedir refeições em casa, ouvir musicam, jogar, assistir um filme e conversar com outras pessoas. Tudo através da internet”, comenta Bell.