A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International prevê que o setor de bens de luxo será o mais atingido em 2020, em todos os mercados de FMCG, devido ao coronavírus.
De acordo com o seminário on-line ‘Luxo e Covid-19: efeitos no setor’, o mercado global de bens de luxo que deveria crescer 3% em 2020, atingindo mais de US$ 1 trilhão, devido à interrupção global causada pela pandemia, deverá diminuir 18% no segundo trimestre de 2020.
Fflur Roberts, chefe de pesquisa de produtos de luxo da Euromonitor International, comenta: “O comportamento das compras de luxo, a dinâmica dos canais e os planos de viagem estão vendo mudanças inevitáveis como resultado de bloqueios. Com a pandemia tendo um enorme impacto econômico e psicológico, o sentimento dos consumidores será severamente atenuado e os itens com preços premium provavelmente serão afetados”.
O mercado mais impactado é o da Ásia Pacífico, com vendas na China diminuindo 22% em 2020, totalizando uma perda de US$ 68 bilhões, seguido pelos EUA, com uma perda de US$ 52 bilhões em vendas em 2020; enquanto a Itália, a França e o Reino Unido permanecem sombrios, pois desempenham um papel essencial, como produtores-chave e pontos de venda de luxo para turistas ricos do mundo.
“O mercado de artigos de luxo provavelmente se recuperará relativamente rápido no médio prazo, com o aumento nas compras de comércio eletrônico e a conveniência das compras online convertendo os céticos anteriores”, completa Roberts.