Farmax estima mais que triplicar a receita nos próximos anos
Expectativa é alcançar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento até 2026, implementando um acelerado ciclo de expansão
Um empreendimento que começou com uma pequena distribuidora de medicamentos, há mais de 40 anos, e hoje é uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene pessoal do país, com receita líquida na casa dos 300 milhões. Essa é uma síntese da trajetória da Farmax, fundada e com fábrica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas.
Uma companhia que tem capilaridade, mercado consolidado e atraiu o fundo Vinci Partners, que assumiu o comando dos negócios em novembro de 2021. Com a aquisição, a Farmax está avançando no projeto de um crescimento exponencial. Novos desafios com metas ousadas. Com projeção de crescimento de 30% esse ano, a expectativa é alcançar, nos próximos cinco anos, a marca de R$ 1 bilhão em faturamento.
De 2018 para cá, a Farmax registrou média anual de 20% de crescimento, investindo mais de R$ 40 milhões na transformação de seu parque industrial e contratando executivos vindos do mercado. Agora, para alcançar o crescimento esperado, estima-se um capex (investimento em bens de capital) de R$ 100 milhões nos próximos anos, além de novas contratações de executivos.
Aportes que também terão reflexo na geração de emprego. A companhia, que já conta 870 colaboradores, iniciou o ano abrindo outros 43 postos de trabalho. A perspectiva é fechar 2022 com mil colaboradores.
O portfólio da empresa é concentrado nas linhas cosmética, farmacêutica e hospitalar. Neste momento, a principal aposta é na expansão e fortalecimento das marcas de cosméticos com alto valor agregado. Atualmente a empresa já oferece 450 itens e a expectativa é lançar outros 50 em 2022.
Uma projeção baseada em tendências do mercado. Segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão (os dados são de 2019).
Ancorada nessa onda de crescimento do setor, a marca trabalha para se fortalecer como um player cada vez mais competitivo e relevante. Por isso, uma das estratégias em curso é justamente a ampliação do mix de produtos.
POSICIONAMENTO – Com mais de 23 anos de experiência no mercado de bens de consumo, o CEO da empresa, Ronaldo Ribeiro, permanece à frente da Farmax, conduzindo os desafios da prospecção de novos mercados tanto no Brasil quanto no exterior. O executivo, que dedicou 18 anos da carreira à Unilever, é o responsável pela nova organização e pela condução dos próximos desafios.
“Nos preparamos para o crescimento e isso foi feito de uma forma muito madura. Trazer experiências da formação como gestor, da importância da diversidade cultural e da necessidade de desenvolver habilidades como negociação e persuasão para esse universo nos convida a enxergar além de organogramas. É daí que vem um sólido conjunto de aprendizados”, avalia o CEO.
Para entender a dimensão do desafio, basta lembrar que a marca divide gôndolas com gigantes multinacionais do segmento. É o caso da L’Oréal, Johnson & Johnson e a Beiersdorf, a dona do creme Nivea.
Uma característica da empresa é que o portfólio é produzido de maneira integrada. Além das fórmulas, a companhia produz também 90% das embalagens dos produtos em um mesmo parque industrial. A produção de frascos e tampas promove diferencial competitivo de custo e agilidade, acelerando e ampliando a capacidade de resposta ao mercado.
RECONHECIMENTO – A Farmax acaba de conquistar o selo “Empresas com Melhor Gestão”, em um programa promovido pela Deloitte, em conjunto com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Singularity University.