feito brasil é a empresa do ano no Prêmio ABRE
Com produção 100% feminina, a fábrica do interior do Paraná foi destaque no evento da Associação Brasileira de Embalagem
Um reconhecimento por trabalharmos de acordo com nossos valores: essa é a impressão de Lena Peron, fundadora da feito brasil, sobre o resultado do Prêmio ABRE da Associação Brasileira de Embalagem. No último dia 27 de setembro, a empresa de Mandaguaçu (interior do Paraná), foi chamada ao palco duas vezes. Na primeira, para receber um troféu de primeiro lugar em Design Gráfico na categoria Cosméticos com Jardim das Luzes (coleção especial e limitada lançada no Natal de 2017) e, depois, como Empresa do Ano. O prêmio ABRE é realizado anualmente desde 2001 e reúne cerca de 350 participantes de toda a indústria brasileira, incluindo gigantes de todos os setores.
Segundo a organização do evento, a escolha pela feito brasil como empresa do ano se baseou em 14 anos de história, em que a fábrica ousou a trabalhar com materiais e inspiração tipicamente brasileiros, e um modelo de gestão que valoriza a natureza e as mulheres — tudo isso sem abandonar suas raízes, mesmo com o atual crescimento (a fábrica está localizada na mesma chácara, desde a sua fundação). Por isso, em seu discurso de agradecimento, Lena sustentou a escolha por manter a produção artesanal, sustentável e apoiada por uma rede de fornecedores locais. “Claro que ainda temos muito em que evoluir e olhamos para as empresas que concorreram conosco como inspirações, até mesmo no quesito embalagem — queremos as nossas cada vez mais verdes. Mas a premiação é um reconhecimento de que podemos fazer produtos tão bons quanto as grandes marcas, em menor escala, claro, mas sem abrir mão daquilo que nos diferencia como instituição”, diz Lena.
Hoje, a CASA feito brasil tem 28 funcionários que fabricam mais de 70 skus e 21 mil peças em média todos os meses. Os itens são comercializados na rede Sephora (e-commerce, lojas e pop-ups), Drogarias Onofre, alguns SPAs de luxo, hotéis e no e-commerce próprio. Os planos para o futuro incluem a exportação. E Lena faz questão de valorizar o papel das mulheres nesse crescimento da feito brasil. “Não é uma bandeira de momento que estamos levantando. Nossa equipe nasceu prioritariamente feminina. Hoje temos 28 funcionários e 100% da nossa produção é feita por mulheres de Mandaguaçu. A gestão é quase 90% feminina. Essa é a nossa maneira de não apenas falar sobre, mas colaborar de fato para que as mulheres ocupem seu espaço no mercado de trabalho.”