Programa de impacto social tem como meta impactar 1 milhão de mulheres até 2030, compromisso está conectado aos objetivos sustentáveis da empresa e a debêntures pioneiras
O Grupo Boticário será um dos principais apoiadores do Favela Gala 2024, evento beneficente organizado pela ONG Gerando Falcões. Unidas em prol de um mesmo propósito, Grupo Boticário e Gerando Falcões estão em busca de fomentar projetos de impacto social para promover a transformação por meio da beleza e do empoderamento feminino. Com a presença de personalidades e empresários, o evento acontecerá no próximo dia 28 de outubro, no Hotel Unique, em São Paulo, e irá arrecadar doações para projetos de combate à pobreza pelo Brasil.
Demonstrando a importância e os resultados de ações com foco na geração de oportunidades, maquiadoras formadas pelo programa Empreendedoras da Beleza, do Grupo Boticário, que hoje já atuam com expertise e profissionalismo na área, serão responsáveis pela beleza do “Desfile das Maras”. As Maras são mulheres moradoras de favelas envolvidas em projetos da Gerando Falcões que buscam sua autonomia financeira por meio da venda de produtos como roupas e calçados, e que serão protagonistas desse momento.
Marcela de Masi, Diretora Executiva de Comunicação e Branding do Grupo Boticário, explica que a companhia tem como propósito criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e assim transformar o mundo. Por isso, a participação no evento é tão significativa, pois representa a essência que direciona as ações da empresa nesta frente. “Nossa atuação em ações sociais que promovam impacto positivo está em nossas essências. Mais recentemente, reforçamos esse posicionamento, seja com os Compromissos 2030 ou mesmo por meio da nossa última Sustainability-Linked Bond (SLB), ambas com metas ligadas à criação de oportunidades de empoderamento para mulheres. Por isso, presenciar ex-alunas do Empreendedoras da Beleza exercendo sua profissão e embelezando outras mulheres é muito gratificante. Acreditamos que cada mulher capacitada tem uma força muito potente para transformar sua vida e sua comunidade. O impacto do programa em suas vidas, ampliando oportunidades e alavancando a renda de milhares de mulheres, completa um círculo virtuoso de empoderamento e independência”, conta Marcela.
Para Jackie Siqueira, participar do programa Empreendedoras da Beleza foi uma experiência que mudou sua vida, abrindo portas que ela jamais imaginou. “O curso não só me deu conhecimento técnico para me fortalecer como maquiadora, mas também me ajudou a desenvolver inteligência emocional. Poder fazer parte de um evento como o Favela Gala, sendo uma mulher preta e periférica, é incrível e muito gratificante. Isso me permite empoderar outras mulheres e mostrar que a favela tem uma enorme potência na moda e na beleza. Estou muito orgulhosa de fazer parte desse movimento.”
Empreendedoras da Beleza
Criado em 2021, é o projeto de maior destaque da companhia para capacitar gratuitamente mulheres em situação de vulnerabilidade. O 7° ciclo do programa, que já formou mais de 68 mil mulheres em todo o Brasil, está com inscrições abertas até 30 de novembro pelo site https://empreendedorasdabelezagb.com.br/. Os cursos disponíveis são: Maquiagem e Pele, Vendas, Unhas, Alongamento de Unhas, Maquiagem Avançada e Penteados, além de criação de conteúdo digital (Trilha CRIA, com parceria do Instituto Kondzilla), Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo e Empoderamento Feminino (Resgate Seu Orgulho).
Pioneirismo na agenda ESG: Impacto Social duradouro e mensurável
Reafirmando sua posição de vanguarda na implementação de práticas ESG, o Grupo Boticário acredita que o futuro do desenvolvimento econômico passa por ações coordenadas entre empresas, sociedade e ONGs, com foco no impacto socioambiental positivo. Em setembro, a companhia deu mais um passo importante ao anunciar de forma pioneira seu terceiro Sustainability-Linked Bond (SLB), no valor de R$ 1,15 bilhão, em uma emissão que contou com a coordenação exclusiva do Banco Bradesco BBI e atestada via Second Party Opinion (SPO) pela Bureau Veritas, empresa de consultoria especialista em avaliação ESG com reconhecimento mundial. A meta é ousada, sendo que até 2030 o Grupo Boticário pretende criar 1 milhão de oportunidades por meio do Empreendedoras da Beleza, se tornando a primeira empresa do ramo a vincular suas metas não só à sustentabilidade, mas também ao impacto social no Brasil.