Levantamento analisou o cenário atual de todos os colaboradores em dez localidades onde a companhia tem atuação; Brasil entra no estudo pela primeira vez
O Grupo Reckitt, multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição, divulgou o ‘Reckitt Gender Pay Report 2020’, em português, Relatório de Remuneração por Gênero. Esse é o maior levantamento feito pela empresa sobre o tema entre seus colaboradores e, pela primeira vez, inclui informações sobre o Brasil.
Até 2020, este relatório incluía dados relativos aos colaboradores de seus cinco maiores mercados em força de trabalho: Reino Unido, China, Índia, México e Estados Unidos. Neste ano, o levantamento considerou também os próximos cinco maiores mercados para a análise: Brasil, Indonésia, Polônia, Rússia e Tailândia. No total, as dez localidades reúnem aproximadamente 70% dos funcionários do Grupo Reckitt no mundo.
Gisele Jakociuk, Diretora de Recursos Humanos da Reckitt Health & Nutrition Comercial
O relatório analisa a diferença no pagamento mediano e no bônus entre todos os colaboradores do Grupo Reckitt em um país. Esse índice é expresso como uma porcentagem dos ganhos dos homens. No Brasil, foi constatado que a diferença salarial é de –22,7%, um número a favor das mulheres.
“No Brasil, assim como no México e nos Estados Unidos, há um número maior de colaboradores homens trabalhando na manufatura no Grupo Reckitt. Por isso, o ponto médio feminino é, normalmente, uma função mais sênior do que o ponto médio masculino. Como resultado, as diferenças salariais medianas constatadas são a favor das mulheres”, explica Gisele Jakociuk, Diretora de Recursos Humanos da Reckitt Health & Nutrition Comercial.
Quando analisamos a diferença de bônus mediana, a vantagem é dos homens: 39,6%. Sobre o tema, a Raquel Carneiro, Diretora de Recursos Humanos LATAM da Reckitt Hygiene Comercial, comenta: “Embora todos os colaboradores do mesmo cargo tenham o mesmo valor-base para pagamento de bônus, este resultado nos aponta um desequilíbrio de gênero nos níveis sêniores em relação aos homens, que estamos comprometidos em resolver”.
Raquel Carneiro, Diretora de Recursos Humanos LATAM da Reckitt Hygiene Comercial
O objetivo do Grupo Reckitt é atingir um equilíbrio de gênero global em todos os níveis de gestão até 2030, estratégia recém-anunciada sob o nome ‘50/50’. Como parte desse plano, a empresa está trabalhando incansavelmente para promover ainda mais diversidade e a inclusão em todas as cadeias do negócio, como na contratação de novos colaboradores e na escolha de novos parceiros.
Para atingir essa meta, o Grupo Reckitt está realizando uma série de ações à nível global, que incluem: a criação de Comitês de Diversidade e Inclusão locais em todos os mercados operados pela empresa, a fim de garantir que o tema seja prioritário; treinamentos e mentorias; revisão de políticas internas para garantir que sejam justas e equitativas; continuidade da promoção das políticas diferenciadas de licença parental, que podem chegar até a 1 ano de licença maternidade; entre outras iniciativas.
No Grupo Reckitt Brasil, cerca de 51% de sua liderança é composta por mulheres. Além de trabalhar a equidade de gênero, a empresa também possui Comitês locais de Diversidade e Inclusão, que estão comprometidos em promover avanços em temas como LGBTQI+ e cor/raça.