Segundo uma pesquisa da Mintel, quase todos os brasileiros (94%) usaram algum produto com fragrância nos últimos 12 meses.
As principais categorias usadas foram desodorantes, xampu/condicionador e perfume. Os produtos com fragrâncias têm um grande potencial para serem usados no dia a dia do consumidor se eles se concentrarem na personalização e sustentabilidade e passarem uma imagem de confiança.
Fragrâncias personalizadas têm grande potencial no mercado brasileiro
A categoria de fragrâncias pode atrair consumidores usando a personalização. Metade dos que usaram produtos com fragrância nos últimos 12 meses disseram ter interesse em produtos com base em suas fragrâncias favoritas e estão interessados em produtos que refletem sua personalidade. Kits de produtos que contenham suas fragrâncias favoritas também intrigam os brasileiros.
Fragrância sustentável
Os consumidores demonstram interesse por fragrâncias que sejam sustentáveis. Quase todos entrevistados (91%) acreditam que para uma fragrância ser sustentável, ela deve: ser produzida sem agredir o meio ambiente, ter longa duração, ser feita com ingredientes naturais e ter embalagem reciclável. Marcas que vendem produtos com esses atributos certamente atrairão os consumidores. Por exemplo, o Collages Angelica da Natura Brasil é um perfume de origem ética, a embalagem é feita de papel reciclado e o álcool usado na fragrância é orgânico.
Comunicando confidência
Três em cada cinco mulheres com idades entre 45 e 54 anos disseram que usar fragrâncias faz com que se sintam mais confiantes. A indústria da beleza como um todo tem feito campanhas posicionadas para empoderar os consumidores, porém a categoria de fragrâncias tem ficado para trás. As marcas de fragrâncias podem preencher esse espaço, visando mulheres de 45 a 54 anos, com anúncios focados em aumentar sua auto-confiança.
O que nós pensamos
Sendo o Brasil um dos maiores mercados de perfumes do mundo, a fragrância é um atributo muito importante para os consumidores brasileiros e faz parte do seu dia a dia. Essa categoria precisa se reinventar constantemente, ampliando sua presença em outros produtos de beleza, cuidados com a pele e cuidados pessoais em geral.