Ingredientes de cuidados pessoais no pós-Covid
O impacto da pandemia do COVID-19 foi sentido em todas as indústrias da economia, assim como na vida das pessoas ao redor do mundo.
Entre as diversas indústrias afetadas está a indústria de cuidados pessoais e, consequentemente, a de ingredientes de cuidados pessoais. Para entender completamente o impacto do COVID-19 na indústria de ingredientes de cuidados pessoais e a evolução desse mercado no cenário pós-COVID-19, é importante apresentar uma visão geral dessa indústria.
O mercado de ingredientes de cuidados pessoais pode ser dividido em dois tipos: mercados maduros e em crescimento. Mercados maduros incluem a Europa, os Estados Unidos e o Japão, entre outros, enquanto mercados em crescimento podem ser subdivididos em outras duas categorias:
A China, por exemplo, é um mercado em crescimento em que os consumidores estão migrando para produtos de cuidados pessoais de médio a alto padrão, ou seja, que contêm ingredientes premium.
A Índia e o Sudeste Asiático, por sua vez, possuem menor representatividade no mercado de ingredientes de cuidados pessoais atual, mas têm alto potencial de crescimento.
A Europa e os Estados Unidos lideram o mercado de ingredientes de cuidados pessoais, representando conjuntamente mais de 50% do mercado, sendo seguidos pela China, pela Índia, pelo Brasil e pelo Sudeste Asiático.
O Japão é pouco representativo, mesmo possuindo um grande mercado consumidor para a indústria de cuidados pessoais. Essa menor participação relaciona-se com o fato de o país ser um grande importador de produtos de cuidados pessoais acabados ou semiacabados.
A Índia, por sua vez, detém maior representatividade do que outros países como o Brasil devido à alta demanda por ingredientes como óleo de coco e henna. Entretanto, em outras categorias de ingredientes, a Índia possuiu representação similar ao Brasil e ao Sudeste Asiático.
Gráfico 1. Mercado de Ingredientes de Cuidados Pessoais por Região, 2021
Cuidados com a pele (skin care) e com o cabelo (hair care) são as categorias que lideram o uso de ingredientes para cuidados pessoais, com skin care representando uma parcela maior na maioria das regiões, com exceção do Brasil. A representatividade de skin care em ingredientes para cuidados pessoais cresceu entre 2020 e 2021 devido à explosiva demanda por desinfetantes de mão decorrente da pandemia. Como skin care e hair care constituem as maiores aplicações dos produtos de cuidados pessoais, os grupos de ingredientes que compõem essas aplicações também são líderes de mercado. Por exemplo, emolientes, ingredientes-chave do skin care, são o segundo maior grupo de ingredientes dentro do mercado de ingredientes de cuidados pessoais, depois dos surfactantes. A alta demanda por surfactantes deve-se ao fato de eles serem ingredientes-chave para diversas aplicações. Polímeros condicionadores, que são usados principalmente em hair care, são o terceiro grupo de ingredientes líderes no mercado.
Ingrediente sintéticos dominam a indústria de ingredientes de cuidados pessoais atualmente, porém, devido às preferências dos consumidores, a representatividade de ingredientes naturais está aumentando. Apesar disso, ingredientes naturais são mais sujeitos a ataques microbianos e podem não ser compatíveis com outros ingredientes das formulações, o que pode afetar negativamente seu crescimento.
O ambiente de fornecimento de ingredientes para cuidados pessoais é relativamente fragmentado, com nenhum fornecedor representando mais de 10% do mercado. Enquanto a BASF, a Dow, a Croda e a Evonik são fornecedores líderes de ingredientes por valor de venda, três tipos de fornecedores se destacam na indústria: o primeiro tipo inclui fornecedores multinacionais, como a BASF, a Dow e a Croda, que estão presentes em quase todos os grupos de ingredientes de formulações cosméticas. O segundo tipo de fornecedor possui presença significativa em alguns grupos de ingrediente como o de polímeros condicionadores, que é o caso da Momentive e da Wacker, assim como fornecedores especializados como a Roquette, que ocupam posições líderes em ingredientes altamente consumidos, como o sorbitol. A terceira categoria consiste em fornecedores regionais, como a Guangzhou Tincina, da China, e a Seiwa Kasie, no Japão.
O Impacto do COVID-19
O impacto do COVID-19 nos produtos de cuidados pessoais e seus ingredientes variou de um grupo de ingredientes para o outro. A demanda por cosméticos de coloração, protetores solares e estilizadores de cabelos foi prejudicada, levando a um declínio acentuado na demanda por ingredientes absorvedores de luz UV e de cosméticos de coloração (esses grupos de ingredientes devem retomar seus níveis pré-pandêmicos). Por outro lado, a demanda por produtos como sabonetes e shampoos não foi afetada pelo COVID-19 – dessa forma, a demanda por ingredientes utilizados nesses produtos, como os surfactantes, não foi impactada. Ainda, a demanda por produtos como higienizadores de mão aumentou significativamente, resultando no crescimento da demanda por antimicrobianos, entre outros ingredientes.
O impacto do COVID-19 também variou de um mercado para o outro. Em 2020, a demanda por produtos de cuidados pessoais diminuiu em todos os mercados, com a Europa e os Estados Unidos enfrentando maiores declínios do que o mercado asiático, uma vez que a Europa e os Estados Unidos foram mais afetados pelo COVID-19 do que os países da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático, do inglês Association of Southeast Asian Nations). Além disso, a China se recuperou da crise do COVID-19 ao fim do primeiro semestre de 2020, e em seguida seu mercado também se recuperou. Como resultado, os mercados de ingredientes de cuidados pessoais na Ásia foram menos afetados do que os mercados europeu e norte-americano.
Durante a pandemia, formuladores para cuidados pessoais tiveram que manter o estoque por períodos mais longos de tempo, devido aos efeitos do COVID-19 nas cadeias de suprimento. Assim, esses formuladores passaram a comprar mais com fornecedores locais de ingredientes.
Mercado Pós-COVID
À medida que a pandemia do COVID-19 foi se esvaindo, as economias ao redor do mundo foram se abrindo. As operações dos escritórios foram retomadas, e o turismo aumentou. Espera-se que, com isso, a demanda por produtos de cuidados pessoais retorne. Ingredientes de cosméticos de coloração devem ser o grupo de ingrediente de crescimento mais acelerado na indústria de ingredientes para cuidados pessoais. Outros grupos de ingredientes, como o de polímeros fixadores de cabelo e ingredientes de proteção UV também devem crescer mais rápido que o normal. A Ásia se manterá como a região de crescimento mais rápido, devido ao crescimento de mercados como a Índia e a China. Mesmo assim, espera-se que os mercados da Europa e dos Estados Unidos cresçam mais rápido do que o normal ao passo que as economias se recuperam.
Ainda, a demanda por ingredientes de cuidados pessoais será impactada pela emergência de novos conceitos de produtos ou tendências, assim como pela permanência de hábitos, como a frequência de higienização das mãos e o uso de máscara. Espera-se que a demanda por produtos de maquiagem não-transferíveis cresça mais rápido no pós-COVID-19 do que no mercado pré-COVID-19. Isso ocorre porque, independentemente dos mandatos de uso de máscara, é provável que parte da população continue a usar máscaras para se prevenir contra o vírus. Como resultado, a demanda por maquiagens que não “sujem” as máscaras deve crescer.
Ao mesmo tempo que a demanda por maquiagem cresceu, os consumidores também se acostumaram com a aparência “natural”, devido aos lockdowns induzidos pela pandemia. Assim, alguns consumidores devem seguir com a aparência “natural”, o que deve impactar a demanda por produtos de cuidados pessoais e, consequentemente, por ingredientes de cuidados pessoais. Além disso, é provável que a frequência com que as mãos são higienizadas mantenha-se, dando continuidade ao crescimento em demanda por produtos como desinfetantes de mão. Espera-se que isso contribua para a demanda por solventes como etanol e isopropanol, assim como por antimicrobianos.
A pandemia também levou ao crescimento de empresas D2C – diretas ao consumidor, do inglês direct-to-consumer. Por exemplo, a Índia presenciou o crescimento de empresas como a Nykaa, a Forest Essentials, a Purplle, a Mama Earth e a MyGlamm. Empresas D2C utilizam as redes sociais para atingir facilmente o consumidor: devido ao acesso fácil à internet, a maioria dos consumidores, em especial as gerações mais novas, é ativa nas redes sociais. Isso está levando ao crescimento de marcas próprias, bem como à adoção mais rápida ou ao fortalecimento de tendências como os produtos de cuidados pessoais naturais, sem crueldade, sem parabenos e veganos. Espera-se também que essa tendência crie oportunidades para as empresas de ingredientes oferecerem novos ingredientes, bem como serviços de formulação para empresas D2C.
Por fim, espera-se que a demanda por ingredientes naturais cresça mais rapidamente que a demanda por ingredientes sintéticos. Apesar de não serem uma nova tendência, ingredientes naturais foram impulsionados pela pandemia do COVID-19, uma vez que os consumidores passaram a acreditar que ingredientes naturais fossem mais seguros do que os ingredientes sintéticos. Os consumidores procuram por ingredientes naturais em produtos de categorias como styling de cabelo, para a qual não existem muitos ingredientes naturais disponíveis no mercado.
Fonte: Factor-Kline 23.12.2022