Considerando a velocidade que surgem novas tendências no mercado, a Univar Solutions recentemente aprimorou sua jornada de inovação, a partir de seus Centros de Soluções de Beleza e Cuidados Pessoais, com o lançamento BeautyLAB, uma iniciativa global com base técnica, focada em laboratório, desenvolvida para melhor compreender os desafios do mercado atual e encontrar respostas para as perguntas mais urgentes dos formuladores.
“Ao trabalhar em conjunto com nossos parceiros, estamos enriquecendo e reimaginando formulações que ajudam nossos clientes e consumidores de cosméticos a se sentirem satisfeitos a cada uso”, destaca Juliana Seabra, gerente de desenvolvimento de negócios para Beauty & Personal Care América Latina.
Juliana Seabra, gerente de desenvolvimento de negócios para Beauty & Personal Care América Latina da Univar Solutions
Juliana explica que o BeautyLAB é uma ferramenta 40adicional e uma extensão de conhecimento técnico da Univar Solutions, para viabilizar o acesso à experiência em formulação e suporte a clientes e fornecedores, por meio de sua rede global de Centros de Soluções e instalações laboratoriais. “Os formuladores podem ter acesso ao programa BeautyLAB completo, repleto de conteúdo, formulações para download e destaques de ingredientes, todos voltados inicialmente para a proteção solar”.
Por que o BeautyLAB?
O objetivo com BeautyLAB, segundo Juliana, é promover a educação e a conscientização por meio dos Centros de Soluções, oferecendo conteúdo sob demanda, além de reunir protótipos especificamente criados para vários mercados, bem como sugestões de formulação. “BeautyLAB surgiu para mostrar aos formuladores como nossas inovações se unem para resolver os desafios por meio da química, das formulações e do trabalho de laboratório focado em tendências e na ciência para um futuro mais brilhante”.
Em 2023, A Univar Solutions se concentrou no segmento de proteção solar e em fornecer soluções para os desafios cotidianos. “Por meio do BeautyLAB, testamos e usamos ingredientes dos principais fornecedores de matérias-primas para criar formulações que atendam às demandas dos consumidores”, conta Juliana, acrescentando que as áreas técnicas contempladas incluem testes de solubilidade, formulações a frio, formulações de protetor solar mineral versus químico e ingredientes naturais e sustentáveis.
“Sabemos que o mercado de proteção solar tem uma perspectiva de crescimento agressivo para os próximos anos e os filtros híbridos e os 100% minerais já têm uma participação significativa”, contextualiza Juliana, que também aponta o aumento da base de consumidores com pele sensível, uma oportunidade promissora para qual a Univar Solutions pode ajudar na busca por produtos eficazes e mais seguros para vários tipos de pele.
BeautyLAB no Brasil
Desde o lançamento do BeautyLAB no Brasil, a Univar Solutions já desenvolveu cinco formulações voltadas para as principais dificuldades de formulação com filtros minerais. Em um dos vídeos já produzidos, a analista de laboratório Tainá Oliveira demonstra como é fácil formular o 1 Step to Perfect – SPF Mineral 30 com Efeito Primer, uma estrutura que visa à proteção uniforme com toque acetinado, efeito blur e zero
Juliana destaca que uma das principais vantagens para os formuladores com o BeautyLAB é ter em primeira mão uma visão de algumas das inovações disponíveis aplicadas em protótipos técnicos com soluções ideais para superar os desafios de formulação.
“Como distribuidor de ingredientes, nossos clientes prosperam ao atender a demandas desafiadoras, como a criação de novos produtos de beleza que ultrapassam os limites e oferecem o desempenho que os consumidores esperam. Nosso programa BeautyLAB tem como foco destacar a experiência em formulação por trás dos novos produtos”, finaliza Juliana Seabra.