Ao longo de 2023, o TRANSformando Vidas, iniciativa gratuita em parceria com o Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, no Rio de Janeiro, beneficiou 55 pacientes
A jornada de transição de gênero é um processo marcado por diversos desafios. Quando acompanhada de terapia hormonal ou procedimentos cirúrgicos, ela pode trazer alterações fisiológicas que impactam diretamente na saúde da pele, como eczemas, aumento da acne, queda acentuada de cabelo, maior fragilidade da pele e sensibilidade em cicatrizes – questões que podem afetar a qualidade de vida e a autoestima das pessoas em transição.
Pensando nisso, La Roche-Posay, a marca de dermocosméticos mais recomendada por dermatologistas em todo mundo, e o Ambulatório de Dermatologia e Diversidade de Gênero do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, no Rio de Janeiro, atuam em conjunto no projeto TRANSformando Vidas, em que os pacientes têm acesso gratuito a atendimento médico com o dermatologista Felipe Aguinaga, especializado nessa área, e a produtos da marca La Roche-Posay, como a linha Effaclar e Cicaplast, que são clinicamente eficazes e podem auxiliar no tratamento das condições dermatológicas enfrentadas pelas pessoas em processo de transição de gênero.
A parceria teve início em 2023 e encerrou o primeiro ano com 168 consultas realizadas e 55 pacientes beneficiados – número que representa um impacto significativo na prestação de cuidados dermatológicos para a população trans. Dentre as principais queixas identificadas no Ambulatório ao longo do ano, pacientes sinalizaram acne, dermatite seborreica, dermatite atópica e eczemas em geral, além de ressecamento excessivo da pele. Além de acompanhamento e tratamento adequado durante esse processo, La Roche-Posay pretende ampliar a visibilidade do projeto, e consequentemente o número de beneficiados, com participação em eventos de grande audiência, como a Feira da Diversidade em 2023, que ocorreu junto à parada LGBTQIAPN+, em São Paulo – considerada o maior evento de diversidade do mundo.
“A La Roche-Posay entende que o cuidado da pele tem impacto direto no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas que enfrentam questões de saúde – de um paciente oncológico em fase de quimioterapia a uma pessoa em processo de transição de gênero. Nosso compromisso é formar uma rede de apoio que possa auxiliar em demandas específicas desses pacientes, pois sabemos que aconselhamento e tratamento adequados são fundamentais, para seguir transformando vidas por meio da dermatologia”, afirma Eduardo Paiva, Head de Comunicação, Diversidade, Equidade & Inclusão, Sustentabilidade da Divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil.
Aproveitando o Mês da Visibilidade Trans, a La Roche-Posay – que já foi premiada internacionalmente por suas iniciativas em prol da diversidade – irá promover uma ação especial em que colaboradores trans da sede do Grupo L’Oréal no Brasil, que fica no Rio de Janeiro, terão acesso a uma consulta com o dermatologista Felipe Aguinaga, médico do ambulatório da Santa Casa, para tirar dúvidas e realizar atendimento personalizado a suas necessidades.
Ainda em linha com seu compromisso com a diversidade e a inclusão, o Grupo L’Oréal no Brasil apoia o projeto “Meu Nome de Verdade”, que oferece assistência aos colaboradores trans do Rio de Janeiro na retificação de nome e gênero gratuitamente via FioCruz e que foi criado junto com a PRISMAS, rede de afinidades para pessoas LGBTQIAPN+ do Grupo L’Oréal no Brasil.