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Lançamento de produto durante a pandemia

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5 aprendizados apontados pela L’Oréal durante o MMA Impact Journey Brasil 2020

A estratégia de lançamentos de produto para consumidores foi diretamente impactada com a chegada da pandemia do coronavírus – e foi exatamente sobre como reinventar essa parte do negócio das marcas que Patrícia Borges, Chief Marketing Officer da L’Oréal Brasil, palestrou durante a edição virtual do MMA Impact Journey Brasil 2020, nesta quarta-feira (09). Oferecido pela Mobile Marketing Association, o evento tem como objetivo destacar como grandes empresas se adaptaram aos desafios do novo contexto, por isso, a executiva foi convidada a compartilhar o que foi desenvolvido para engajamento e jornada dos clientes L’Oréal em lançamentos deste ano. Confira alguns dos destaques apontados por Patrícia na matéria abaixo!

1) Colocar o consumidor no centro para entender suas necessidades

“Paramos tudo que vínhamos fazendo para entender como esse contexto impactaria as necessidades, desejos e hábitos de compra de quem consome nossos produtos. Observamos todos os dias o que essas pessoas buscavam e consumiam em todas as categorias que vendemos e, com base nesse entendimento profundo dos desejos e necessidades delas, criamos uma matriz de categorias de maior e menor impacto nesse momento. Nossas estratégias e planos foram traçadas de acordo com essa matriz”, contou.

2) Reinventar o canal de vendas para alcançar o consumidor

“O e-commerce teve uma explosão nesse período, e tivemos a vantagem desse canal já ser um grande investimento da L’Oréal. Já tínhamos bastante robustez nele, então, o que precisamos fazer foi uma aceleração para colocar todos os nossos planos de futuro em prática em um tempo mais curto. Realocamos nossa mídia do offline para o online para estar onde o consumidor estava”, destacou Patrícia.

3) Animar o calendário para transformar datas em grandes eventos

“Entendemos e aprendemos que a venda do e-commerce se faz através de festivais, com um calendário animado a todo tempo para gerar aquecimento no canal. Criamos a estratégia de ‘uma black friday por mês’, garantindo que todos os meses teríamos um festival grande, impactando o consumidor e transformando datas pequenas em ocasiões maiores. Além disso, criamos datas nossas, como datas de beleza, para animar a categoria”, detalhou.

4) Repensar estratégias de lançamento para alcançar consumidores

Para ilustrar como é possível reinventar a maneira de se lançar um produto, Patricia relembrou o primeiro lançamento totalmente virtual com o Retinol B3, da La Roche-Posay. Para este produto, a Companhia lançou mão de uma estratégia multichannel, com envio de convites para reuniões virtuais com os médicos, conteúdo por Whastapp, visitas médicas digitais, divulgação massiva nas redes sociais e parceria com o DermaClub, oferecendo preço especial no clube de vantagens do portal.

5) Reinventar inovações de produtos para oferecer serviços de beleza

“No novo mundo, produtos também podem oferecer um serviço de beleza. A gente entende que existem barreiras para uma consumidora comprar no e-commerce, por exemplo, porque ela não consegue testar o produto. Para isso, criamos os virtual try-on’s, onde ela pode experimentar cor de base, batom, tinta de cabelo… tudo virtualmente, sem ter o produto em mãos. Esses VTO’s – virtual try on – ajudam na jornada e no processo de compra, deixando a consumidora menos insegura na compra”, lembrou.

O MMA Impact Journey Brasil 2020 é evento gratuito, organizado pela MMA Global, associação global sem fins lucrativos estabelecida para fomentar o desenvolvimento sustentável do mobile marketing e tecnologias associadas em todo o mundo. Neste ano, ele acontece de forma totalmente virtual nos dias 9, 15 e 23 de setembro, e pretende destacar não só como as marcas se articularam nesses tempos extraordinários, mas principalmente como estão olhando para o futuro de forma estratégica. Para isso, o evento conta com a participação dos maiores líderes de Marketing, Inovação e Tecnologia para discutir novas estratégias que irão desenhar o mundo pós-pandemia.

 

 

 

Fonte: L’Oréal – 09/09/20

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