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Lançamentos que cuidam da pele podem virar o jogo para a maquiagem no Brasil

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Skinificação e multifuncionalidade criam oportunidades entre não usuários e usuários esporádicos

Por Estela Mendonça 

Da skinificação, que trouxe os benefícios de cuidados da pele para os produtos, à multifuncionalidade, que incorpora vários usos (olhos, boca e bochecha) em um único item, muitos são os fatores e tendências que vêm influenciando o mercado de maquiagem, justificando não apenas o aumento o número de lançamentos com novos apelos, mas também o crescimento consistente das vendas em todo o mundo.

A Euromonitor International ainda não fechou os números de 2023, mas os dados prévios dão conta que as vendas globais de maquiagem devam atingir US$68,5 bilhões, registrando um aumento de 4,9% sobre 2022, com previsão de superar os US$ 90,9 bilhões até 2027. Vale ressaltar que os valores são menores do que o portal Cosmetic Innovation divulgou no ano passado, porque foram excluídos desta matéria os produtos para unhas.

Se comparadas aos resultados de outras categorias de higiene pessoal e beleza no mercado global, as vendas de maquiagem no Brasil ainda não atingiram as primeiras posições do ranking global, mas figuram no top 10. Esse cenário poderá se alterar nos próximos anos, já que as vendas locais, que chegaram a R$ 8,4 bilhões em 2023, com elevação de 10,7% em comparação com o ano anterior, poderão ultrapassar 45% de crescimento e superar os R$ 12,2 bilhões.

Oportunidades à vista

Para a Mintel, a maquiagem é uma categoria repleta de oportunidades com potencial para aumentar a penetração e gerar mais uso, especialmente entre os consumidores que usam maquiagem de duas a três vezes por semana e são classificados como usuários moderados.

Como entre as principais preocupações dos usuários moderados é não prejudicar a pele ou agravar os problemas já existentes, como manchas e acne, incorporar benefícios adicionais para a pele pode quebrar esse tipo de resistência.

Oferecer conveniência com produtos duradouros que reduzam a necessidade de aplicação, além de multifuncionais com produtos três em um, por exemplo, que podem ser usados nos olhos, lábios e bochechas, também são pontos que podem atrair os consumidores, segundo a Mintel.

“Fortalecer os benefícios dos cuidados com a pele e posicionar a maquiagem como segura, multifuncional, duradoura e descomplicada são maneiras essenciais pelas quais as marcas podem aumentar o uso do produto entre os usuários moderados de maquiagem”, comentou em artigo Brilha Behl, analista de beleza e cuidados pessoais da Mintel.

Stick multifuncional

Entre os mais recentes lançamentos, há muitos exemplos de itens de maquiagem que ajudam a cuidar da pele. A Gaab Wellness entrou na categoria de maquiagens com lançamento de stick multifuncional de base FPS 95 e FPUVA 40, em seis tonalidades, com ácido hialurônico e vitaminas C e E. “O stick segue, assim como todos os produtos de Gaab, o propósito de cuidar do corpo de dentro para fora. Enxergamos a proteção solar como parte fundamental de uma rotina de cuidados com a pele, e queremos prevenir danos a longo prazo das nossas consumidoras”, conta a fundadora Gabriela Morais.

Estímulo ao colágeno

A Biodiversité Couleurs, marca brasileira de dermomaquiagem com ingredientes à base de plantas, lançou o batom B. Rouge formulado com extrato da casca do rabanete e enriquecido com Cerasomides, tecnologia  patenteada da marca a partir do trigo extraído da região de  Champanhe Picardie, na França. Esse composto é responsável por combater a inflamação e estimular o colágeno, aumentar a elasticidade e firmeza da pele, tratar os sinais do envelhecimento cutâneo e suavizar rugas.

Revitalização dos lábios

Inspirado nas cores e fragrâncias da linha compotas corporais, o novo Hidratante Labial Regenerador da L’Occitane au Brésil  hidrata intensamente, deixando os lábios revitalizados em dois dias, além de pigmentar suavemente os lábios. Ele também muda a cor conforme o pH do lábio de cada pessoa. Quanto mais alcalinos estiverem os lábios, mais a coloração irá se revelar.

Alta hidratação

O Fixador de Make com Ácido Hialurônico da Ricca acaba de ser lançado. Além de manter a maquiagem intacta por mais tempo e ser à prova de suor, o produto promove hidratação e melhora a textura da pele. “Ao trazermos o fixador de make com um ativo de skincare tão reconhecido e com um benefício que vai além ao que já é esperado pela consumidora, reforçamos esse DNA da marca e proporcionamos uma experiência surpreendente para a consumidora”, comenta Mariana Drukas, gerente de produto da Ricca.

Manteiga de ceras

Luciana Ferra, gerente técnica de personal care da Gattefossé para a América do Sul e Central, observa que, para atender às demandas por maquiagens híbridas, é crucial que os ativos cosméticos sejam compatíveis com formulações de maquiagem, ou seja, que possam ser incorporados em formulações anidras. No entanto, a oferta de ativos cosméticos lipossolúveis é restrita, o que obriga os formuladores a buscar estratégias para incorporar ativos hidrossolúveis.

Luciana Ferra, gerente técnica de personal care da Gattefossé

A boa notícia é que a Gattefossé, líder na química de lipídios, desenvolveu o Acticire® MB, um agente de textura ativo, por meio da tecnologia de manteiga de ceras. Acticire® MB é composto pela associação sinérgica de três ceras vegetais funcionalizadas (jojoba, girassol e mimosa) com Polyglycerol-3.

“Devido à presença dos ésteres de poliglicerila, Acticire® MB permite incorporar ingredientes hidrofílicos em formulações anidras, como bálsamos, sticks e batons”, explica Luciana.

Esse atributo foi comprovado em teste em que 5% de Acticire® MB foi empregado para dispersar de forma homogênea 2% de uma solução de corante hidrofílico em uma base de batom.

Em contrapartida, a amostra formulada com manteiga de karitê apresenta-se heterogênea, com gotículas visíveis. Confira na imagem abaixo. O teste também está disponível no canal do YouTube da  Gattefossé.

“Em relação à sensorialidade, Acticire® MB melhora a aplicação e o afterfeel, ao formar um filme fino, leve e confortável. O agente de textura ajuda a reduzir o tacky e a oleosidade provenientes de alguns componentes lipofílicos, além de proporcionar hidratação”, afirma Luciana.

Potencializando a hidratação

“Até recentemente, a maquiagem estava diretamente relacionada à cor, mas o foco mudou. Agora, produtos como primers e bases, são essenciais para criar uma tela perfeita para a cor brilhar e durar”, observa Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF, destacando que, com avanços nas formulações, esses produtos agora fazem mais do que apenas preparar a pele. Eles também protegem, hidratam e refinam os poros, além de exercem outras funções na pele.

Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF

Daniella lembra que nas fórmulas híbridas, o claim de hidratação continua sendo um dos mais buscados. “O ativo da BASF PatcH2O® é perfeito para transformar formulações básicas em produtos de alta e múltipla performance”, afirma.

O destaque do PatcH2O®, segundo a especialista da BASF, é a tecnologia Micropatch®, composta por polissacarídeos de alto peso molecular, como o ácido hialurônico, que formam um filme não oclusivo sobre a pele, impedindo a perda de água transepidérmica e a desidratação. “Este filme age também como uma barreira física, evitando a adesão de partículas em suspensão e os danos causados pelos diferentes tipos de poluição, incluindo radiação ultravioleta e os polihidroxiácidos (PAHs), e suas consequências, como o desequilíbrio da microbiota da pele”, explica.

Além desses benefícios, Daniella ressalta que a tecnologia Micropatch® do PatcH2O® ajuda a espalhar os pigmentos das maquiagens sobre a pele, melhorando a uniformidade das formulações e evitando seu craquelamento. O efeito anti transfer também é observado.

A composição do PatcH2O® conta também com algumas moléculas do fator de hidratação natural da pele que, em sinergia com os polissacarídeos, são capazes de fornecer uma hidratação imediata depois de 30 minutos (+73%), de longo prazo após 48 horas (+32%) e sustentada, ou seja, mesmo no 5º dia depois da interrupção de 3 semanas de tratamento com o ativo (+38%). “PatcH2O® pode ser aplicado em linhas completas de maquiagem híbrida, suportando claims de hidratação, antipoluição e proteção do microbioma”, recomenda Daniella.[

Beleza e proteção solar

Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação da Kobo Products, avalia que benefícios que vão além da cobertura e uniformização em produtos cosméticos atraem consumidores que buscam por praticidade e autocuidado. “Quando atributos vantajosos se unem à performance da maquiagem, a rotina de cuidados com a pele se torna mais praticável, pois atualmente abrir mão de claims como proteção solar não é mais comum”.

Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação da Kobo Products

Foi a partir dessa premissa que a Kobo Products desenvolveu sua formulação KSL-527-BR – Cream to Powder Sunscreen, uma sugestão ao mercado criada para o consumidor que busca associar beleza e proteção solar.

A formulação é um sistema anidro em textura cream-to-powder que, segundo Isabella, promove uma cobertura leve a média e oferece alta proteção solar, com FPS 56 e UVA 19. A proteção UV foi obtida com o uso do ingrediente HBTNP60TV (Butyloctyl Salicylate, Titanium Dioxide, Stearic Acid, Aluminum Hydroxide, C12-15 Alkyl Benzoate, Polyhydroxystearic Acid), uma dispersão de dióxido de titânio em C12-15 Alkyl Benzoate, que oferece os benefícios de tamanho de partícula primário pequeno, alta concentração de ativo, sensorial não pegajoso e a presença de um booster de FPS, que permite usar baixas concentrações e minimizar o efeito branco.

“Este é um exemplo de formulação à qual a proteção solar é facilmente adicionada. As dispersões de filtros minerais incorporam-se facilmente a sistemas anidros, contribuem como benefícios para a pele e agregam valor à maquiagem sem prejudicar os cuidados com a pele”, ressalta a especialista da Kobo.

Reepitelização epidérmica

O Jojoba Golden Oil, ativo inovador trazido com exclusividade para o Brasil pela Dinaco, é uma cera líquida de jojoba multifuncional, com benefícios sensoriais e para a pele. “Conhecido, como ‘ouro do deserto’, o Jojoba Golden Oil é altamente biomimética e 100% natural, possui sensorial sedoso, pouco untuoso e de rápida absorção cutânea”, explica Mariana Guimarães, gerente de negócios. Compondo fórmulas de batons a bases, atua diretamente no reforço da barreira cutânea, melhorando a cicatrização e reepitelização epidérmica.

Mariana Guimarães, gerente de negócios da Dinaco

Os estudos realizados com o Jojoba Golden Oil demonstraram também propriedades calmantes e seborreguladoras. “À parte de suas características funcionais, a cera de jojoba possui uma estabilidade oxidativa fantástica, resistindo à rancificação e aumentando, inclusive, a vida útil de outros ingredientes oleosos, reduzindo a necessidade de antioxidantes como o já controverso BHT”, afirma Mariana.

Com foco em tratamento da pele, outra indicação da Dinaco é o peptídeo Argireline® YOUth, desenvolvido para consumidores, inclusive os jovens, que buscam prevenir os sinais de envelhecimento e, ao mesmo tempo, obter um resultado de aparência natural.

Em testes in vivo, o Argireline® YOUth aplicado em formulação de base, segundo Mariana, ajudou a minimizar o aparecimento de linhas de expressão, sem comprometer a expressão do sorriso. Quando aplicado em sérum oleoso, contribuiu para prevenir o aparecimento de rugas de expressão, linhas na testa e no pescoço e dobras nasolabiais. “Ele é a versão solúvel em óleo do pioneiro Argireline® peptide, graças ao sistema de aplicação com micelas invertidas LipoClear™”, ressalta, que recomenda seu uso em formulações oleosas em geral, incluindo maquiagem.

Como surpreender quem já usa maquiagem

Para atrair os consumidores frequentes de maquiagem, a Mintel sugere que as marcas podem surpreender com formulações únicas, cocriação para mostrar looks criativos e diversificados e mostrar a adequação dos seus produtos para eventos como festivais.

A marca do Grupo Boticário Quem Disse, Berenice? estreou em festivais ocupando como make oficial do Lollapalooza BR 2024, realizado este mês, em São Paulo, proporcionando uma série de experiências para os fãs de música e maquiagem por meio de um circuito de beleza que começa nas redes da marca, passa pelas lojas e termina dentro do festival.

“Não é apenas sobre apresentar nossos produtos e a performance deles. Queremos entregar uma experiência de festival realmente memorável, garantindo a maquiagem para curtir os shows. Quando os fãs do Lolla se lembrarem de que participaram da edição deste ano, vão lembrar que estavam com a beleza assinada pela marca Quem Disse, Berenice?”,  defende Marcela De Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

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