No contexto de crescentes desafios ambientais e sociais, Lancôme está lançando seu programa de sustentabilidade global “Caring Together for a Happier Tomorrow” que estabelece o conjunto de ambições da marca em matéria de sustentabilidade e inclusão social.
“Hoje e mais do que nunca, o mundo precisa de cuidados. Desde sua criação, há mais de 85 anos, Lancôme defende o cuidado e a transmissão como parte de seus valores centrais. Como uma das principais marcas de beleza de luxo, temos a responsabilidade de ajudar a enfrentar os desafios do planeta e sociais cruciais para construir um futuro mais feliz e sustentável para todos. Na Lancôme, estamos acelerando nossa transformação global, enfrentando as questões mais urgentes da atualidade, protegendo a biodiversidade, apoiando mulheres vulneráveis em todo o mundo e capacitando nossos clientes a fazer escolhas de consumo mais sustentáveis e se tornarem atores da mudança”, afirma Françoise Lehmann, Presidente Mundial da marca Lancôme.
Reconhecendo que a próxima década representa um momento crítico para o planeta, Lancôme está acelerando sua transformação global por meio de três pilares complementares:
1. Bring the World to Bloom, com o objetivo de proteger várias formas de biodiversidade, reduzindo o impacto de Lancôme graças a inovações em fórmulas e embalagens, implementando práticas agrícolas regenerativas e desenvolvendo parcerias com instituições líderes para ajudar a preservar a biodiversidade.
2. Live Responsibly, com o objetivo de capacitar os consumidores a fazerem escolhas de consumo sustentáveis graças a produtos recarregáveis e recicláveis.
3. Escreva seu Futuro, a causa filantrópica da marca, com o objetivo de empoderar as mulheres, fornecendo-lhes acesso à educação.
Bring the World to Bloom
Proteger, preservar e restaurar a biodiversidade estão no centro da estratégia da Lancôme. Isto começa ao limitar a pegada agrícola da marca graças ao cultivo e abastecimento sustentável e com o comércio justo de ingredientes, bem como aproveitando a química verde e a biotecnologia para limitar o uso de recursos naturais. A marca também está utilizando mais materiais recicláveis nas embalagens dos produtos. Finalmente, Lancôme patrocinará instituições líderes e realizará projetos de conservação da biodiversidade.
♦ Implementar práticas agrícolas regenerativas com um impacto positivo:Em Grasse, a capital mundial do perfume, onde Lancôme adquiriu uma propriedade composta por 41 mil metros quadrados de campos de rosas, a marca está cultivando rosas Centifolia para suas fragrâncias de forma sustentável e orgânica. A marca também está reintroduzindo espécies vegetais endógenas, silvestres e ancestrais com o objetivo de se tornar um abrigo para a biodiversidade. Até o momento, 99% das rosas usadas nos produtos de cuidados com a pele e maquiagem da Lancôme são orgânicas. Em 2025, 100% das rosas serão orgânicas e 60% serão de origem francesa, limitando o impacto do transporte até os locais de produção.
♦ Reduzir o impacto ambiental dos produtos graças à inovação das fórmulas– As plantas da Lancôme são usadas com sabedoria, usando apenas o que é necessário para uma eficácia ideal, sem desperdiçar nenhuma parte preciosa: da semente à raiz, caule, casca ou flor, toda a planta é analisada quanto à atividade cosmética. Além disso, a marca está pesquisando novos métodos de extração por meio da química verde para criar ingredientes de alto desempenho. E graças à biotecnologia, Lancôme cria ingredientes derivados da natureza que contribuem para limitar o uso de matérias-primas vegetais.
♦ Limitar a pegada ecológica graças à inovação das embalagens– Lancôme se compromete a fabricar produtos com embalagens sustentáveis, usando mais materiais recicláveis, como vidro e plástico reciclado pós-consumo. Nossa taxa de uso de vidro reciclado está chegando a 10% do volume total. Desde 2019, aumentamos nosso uso de plásticos reciclados em 57%. Até 2030, 100% do plástico usado será proveniente de fontes recicladas ou de base biológica.
♦ Fornecimento sustentável para todas as principais matérias-primas– Todas as principais matérias-primas utilizadas por Lancôme serão obtidas de forma socialmente responsável e sustentável até 2030: até agora, ingredientes como a Rosa Isparta, Aloe Vera, Manteiga de Karité, Centella e Óleo de Argan já fazem parte dos nossos programas de solidariedade.
♦ Contribuir para a proteção da biodiversidade em parceria com instituições líderes– Como parte de uma parceria global com o Museu Nacional de História Natural da França, Lancôme patrocinará um projeto com o objetivo de proteger 24 espécies de plantas ameaçadas de extinção. Apoiado pelo Museu e implementado pelo Conservatório Botânico Nacional da Bacia de Paris, o projeto permitirá reforçar ou reintroduzir essas espécies de plantas no ambiente natural, graças às sementes coletadas e colocadas em bancos de sementes, mas também graças à multiplicação de plantas em jardins experimentais. O projeto também irá gerenciar e restaurar habitats que acolhem essas espécies de plantas.
Como uma marca cujo emblema é a rosa desde a sua criação há 85 anos, era natural contribuir para a proteção da Rosa Gallica, flor preciosa e sutil de uma variedade única e perfume excepcional. Uma grande variedade de outras espécies de plantas ameaçadas de extinção também estão incluídas neste projeto de conservação.
Live Responsibly
Lancôme está capacitando seus consumidores a fazerem escolhas de consumo de beleza mais sustentáveis, oferecendo produtos que são recarregáveis ou recicláveis.
Em 2025, 100% das embalagens das fragrâncias e dos produtos de cuidados com a pele mais vendidos da Lancôme serão refiláveis e recarregáveis. Desde 2019, Idôle é refilável graças a uma fonte de recarga disponível em pontos de venda selecionados e Premium Absolue é recarregável através de um sistema de recarga de cápsulas. Graças a Absolue, Lancôme eliminou, desde 2018, 250 toneladas de vidro – o equivalente em vidro a mais de duas pirâmides do Louvre.
Por último, 100% dos ativos de design de varejo da Lancôme em seus pontos de venda são 100% ecodesign. A loja conceito da Lancôme em Paris foi desenvolvida com a concepção ecológica no coração e está em processo de obtenção da certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) de nível ouro.
Escreva Seu Futuro
Dos 774 milhões de adultos analfabetos no mundo, 2/3 são mulheres. A proporção de mulheres analfabetas não mudou nos últimos 20 anos. E entre os 123 milhões de jovens analfabetos do mundo, 76 milhões são mulheres. Desde 2017, Lancôme tem parceria com a ONG global Care para lutar contra o analfabetismo entre as mulheres, lançando sua causa filantrópica internacional Write her Future (Escreva o futuro dela). Até o momento, o programa já ajudou mais de 23.000 mulheres em 13 países. O objetivo é atingir 50.000 beneficiárias até 2022.
O programa foi lançado inicialmente em 3 países prioritários onde a taxa de analfabetismo é alta:
Guatemala, onde o analfabetismo é um obstáculo aos direitos das mulheres
A versão brasileira, o “Escreva Seu Futuro”, já alfabetizou mais de 100 mulheres entre 18 e 45 anos da Maré, complexo de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde hoje mais de 3 mil mulheres são analfabetas* e tem como meta ampliar o números de beneficiárias para os próximos anos. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a criar uma iniciativa local e esse projeto é parte do compromisso de sustentabilidade da L´Oréal, o L’Oréal For the Future, no pilar de protagonismo social.
Marrocos, onde o analfabetismo impede as mães de educar os filhos
Tailândia, onde o analfabetismo é um obstáculo ao empoderamento das mulheres
Desde 2018, programas adicionais foram lançados em outros países, incluindo França, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, EUA, México, Brasil, Chile, Taiwan com o apoio de organizações sem fins lucrativos locais.
Com Escreva Seu Futuro, Lancôme empodera as mulheres por meio da alfabetização, orientação e empreendedorismo, para apoiá-las na escrita de seu próprio futuro e na conquista de sua felicidade.