A nova versão floral da fragrância LIBRE é tão ousada quanto a original, mas com uma assinatura mais moderna, fresca e sensual, acentuando a tensão característica da fragrância entre fresco e calor
Após os grandes sucessos das fragrâncias LIBRE Eau de Parfum, em 2020, e LIBRE Eau de Parfum Intense, em 2021, para 2022 Yves Saint Laurent Beauté revela uma versão mais moderna, fresca e sensual: LIBRE Eau de Toilette.
Mais relevante do que nunca, LIBRE Eau de Toilette representa a liberdade sem filtros da mulher atual. Com LIBRE, Yves Saint Laurent Beauté oferece à mulher YSL a liberdade absoluta para brilhar com irreverência e desejo de uma maneira sexy, sensual e assertiva. Mais do que um estado de espírito, é uma forma de viver, de sentir tudo à flor da pele, para abraçar quem você é, suas emoções e seus desejos. E ninguém poderia encarnar essa feminilidade impetuosa, destemida e intransigente com mais autenticidade do que Dua Lipa. Glamurosa e confiante, famosa por suas declarações ousadas de moda, a jovem cantora e compositora continua sendo embaixadora da franquia LIBRE.
“Transparência, clareza e sinceridade.” Essas são as palavras-chaves que inspiraram os mestres perfumistas Anne Flipo e Carlos Benaïm — responsáveis também pelo desenvolvimento de LIBRE Eau de Parfum e LIBRE Eau de Parfum Intense – para desenvolverem a nova fórmula de LIBRE Eau de Toilette de forma tão ousada quanto ao original, mas com uma assinatura mais simples e intimista, com um suco mais leve, floral e sensual.
A composição de LIBRE baseia-se na interação sexy e ousada entre seus dois ingredientes principais desenvolvidos especialmente para Yves Saint Laurent Beauté: acorde de lavanda diva da Provença na França e absoluto de flor de laranjeira do Marrocos. A modernidade de seu conceito se baseia na tensão entre a masculinidade de sua estrutura fougère — uma família clássica de fragrâncias para homens –, e a feminilidade absoluta nas notas de coração florais brancas. Caminha na linha entre o masculino e o feminino, assim como Yves Saint Laurent reformulou o smoking para as mulheres, quebrando os padrões da alta costura.
Inspirado no aroma refinado das folhas de chá, um novo e luminoso acorde de chá branco acentua o perfume da flor de laranjeira e aumenta o frescor da lavanda. Sua delicadeza floral também se mistura com uma nota suave de jasmin sambac, unindo a composição. Para chegar ao perfume ideal, a conexão de Anne Flipo com ingredientes naturais e as habilidades técnicas do perfumista Carlos Benaïm foram indispensáveis. Mais leve, mais fresco, e mais sutil do que a nota de chá preto, frequentemente mais usada, o límpido acorde de chá branco, misturado a partir de uma combinação de ingredientes naturais e ingredientes desenvolvidos especialmente para YSL, adiciona clareza e transparência à fragrância.
“Estávamos procurando uma maneira de infundir pureza e transparência na fórmula. O chá branco veio até nós espontaneamente. Parecia certo”, explicam os mestres perfumistas Anne e Carlos. “Como é sem gênero, acrescenta uma nova e mais delicada dimensão à tensão entre o masculino e o feminino que é a assinatura de LIBRE.”.
Notas de topo: acorde de lavanda fresca da França, bergamota, tangerina Notas de coração: absoluto de flor de laranjeira do Marrocos, jasmim sambac e chá branco Notas de fundo: almíscar, baunilha Bourboun de Madagascar e âmbar cinzento
O icônico frasco de LIBRE permanece o mesmo para LIBRE Eau de Toilette, sendo poderoso, elegante e ousado, porém mais alto e criando uma impressão de leveza, com o suco da fragrância em uma nova nuance dourada rosada. Criado pela designer Suzanne Dalton, que seguiu o conceito do perfume e tomou liberdade com o logotipo de Yves Saint Laurent, curvando-o para seguir o ângulo marcado do frasco e fixando-o ao vidro. Feito possível porque a Cassandra, um dos logotipos mais lendários da moda pode ser instantaneamente reconhecido em qualquer posição.
O frasco espelha a inclinação de masculino/feminino do perfume, onde é possível ver a alusão feita à um terno sob medida. A extravagância da alta costura da Cassandra em dourado superdimensionado que corta o vidro, assim como o fato de girá-lo, quebra os códigos. A elegante corrente de ouro em torno do pescoço, referência também à alça das bolsas da Maison, é contemplada porque a mulher YSL se sente livre para usar correntes, desde que não tomem sua liberdade e que sejam douradas. A tampa preta inclinada, que fecha o frasco, adiciona uma assimetria sexy típica da alta costura. De qualquer forma, a mulher YSL pode quebrar as correntes quando quiser. Mostrar a pele. Experimentar a liberdade sem roupas. Porque não há mais palavra emocional para definir as mulheres de hoje. LIBRE.
Um toque da alta-costura em um estilo clássico masculino, LIBRE Eau de Toilette foi desenvolvido com ingredientes de alta qualidade feitos especialmente para Yves Saint Laurent Beauté. Nesta paleta feita sob medida, os principais ingredientes naturais da fragrância foram desconstruídos e depois reconstruídos por meio de técnicas extraordinárias para liberar a quintessência de cada nota.
ACORDE DE LAVANDA FLORAL — França
Utilizando um método de cultivo desenvolvido para acentuar o frescor de sua fragrância e sua resistência a pragas, a lavanda é cultivada em áreas de baixas montanhas da Provença. De origem sustentável, a lavanda de Yves Saint Laurent faz parte de um programa que visa a promover o retorno das plantações de lavanda na França.
O caule e a flor colhidos à mão são primeiramente destilados no vapor, produzindo um óleo essencial 100% natural. O óleo é então fracionado com CO2, através de um processo que permite aos perfumistas eliminar facetas menos desejáveis, a fim de reunir apenas as frações mais belas. O coração de lavanda, uma expressão mais fresca e floral da essência, é exclusivo da maison.
ACORDE DE LAVANDA FRESCA — França
Usada para perfumar roupas desde a era romana (daí a palavra “lavanderia”), a lavanda fresca – um híbrido de duas lavandas silvestres – tem sido há muito tempo associada à limpeza. Hoje, é uma das maiores plantações para perfumes na França. A qualidade usada em LIBRE é obtida a partir de uma fonte sustentável, com o objetivo de melhorar a renda dos agricultores, garantindo um preço justo e assegurando preços estáveis a longo prazo.
Aqui, apenas a cabeça floral recém-colhida é utilizada. Para preservar seu frescor vibrante, as flores são destiladas a vapor, e então desconstruídas por destilação molecular e remontadas em um “coração”. Esta qualidade particular é reservada exclusivamente à Yves Saint Laurent.
BAUNILHA BOURBON — Madagascar
Polinizada à mão no dia em que floresce, a flor de baunilha produz vagens verdes que devem ser colhidas na maturidade e secas por seis meses para desenvolver seu perfume. A baunilha de Yves Saint Laurent é obtida de forma sustentável em Madagascar por meio de um programa comunitário, com um preço mais elevado devido à melhor qualidade, permitindo um aumento de 25% na renda dos produtores.
O extrato especial, elaborado exclusivamente para a maison, é obtido por meio de uma tecnologia de extração de ponta, a Jungle Essence™, que capta o aroma completo e rico da vagem. Potente e texturizado, este extrato capta um efeito único de fava de baunilha recém-amadurecida, com tons balsâmicos.