Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisLimpeza facial ganha importância na rotina de skincare

Limpeza facial ganha importância na rotina de skincare

  • Written by:

Pandemia acelerou inovações e produtos ganharam novos apelos

Por Estela Mendonça

O mercado global de produtos de limpeza facial sentiu os reflexos da pandemia da Covid-19. Em 2020, as vendas retraíram 1,7% em relação a 2019, totalizando US$ 17,58 bilhões.  De 2014 a 2019, entretanto, as vendas haviam saltado de US$ 13, 91 bilhões para US$ 17,89 bilhões, um crescimento de 28,6%, segundo a Euromonitor International, que prevê que o segmento voltará a crescer e atingir US$ 20,45 bilhões em 2024. Com 10,1% de participação, a L’Oréal lidera o ranking global de vendas desses produtos.

A pandemia também impactou o mercado brasileiro de produtos para limpeza facial em 2020, que registrou vendas de R$ 1,16 bilhão, um recuo de 2,2% em relação em 2019, interrompendo um período de notável elevação de 29,8% entre 2014 e 2019, segundo a Euromonitor. Para os próximos anos, é esperado um crescimento tímido, devendo atingir R$ 1,27 bilhão em 2024. Liderando o ranking brasileiro de fabricantes, L’Oréal detém participação de 14,6%.

Mudança de hábitos

De acordo com pesquisa realizada pela Mintel, em dezembro de 2020, 59% dos brasileiros disseram que durante a pandemia de Covid-19 passaram a limpar o rosto de forma diferente para se certificarem de que estava completamente limpo. Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da empresa de pesquisas, cita como exemplo que  as pessoas passaram a usar um produto mais potente ou adicionaram um passo extra na limpeza. Além disso, grande parte pretende manter este hábito mesmo depois de a pandemia terminar.

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel

Pesquisa contínua da Mintel, que monitora os sentimentos, hábitos e comportamentos dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19, desde março de 2020, 84% dos brasileiros afirmaram estar utilizando máscara facial em público. “Considerando que os brasileiros têm pele predominantemente oleosa ou mista, o uso da máscara facial pode aumentar a produção de sebo, oleosidade e acne. As marcas podem guiar os consumidores na escolha desses produtos, desenvolvendo formulações que ofereçam limpeza profunda da pele, ao mesmo tempo em que ajudam a equilibrar a microbiota para evitar o surgimento de acne”, sugere Amanda.

Sem álcool

Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient Cosmetic Tecnhologies, comenta que dados de mercado apontam que a brasileira está aprendendo a cuidar do rosto. “Atualmente a limpeza adequada, primeiro passo de um ritual de beleza cutâneo, tem conquistado popularidade por ser uma necessidade mandatória para uma população com predominância de pele que vai de mista a oleosa”.

Considerando o desenvolvimento de limpadores faciais, Fernanda lembra que os solubilizantes são de extrema importância para a incorporação de substâncias hidrofóbicas em formulações aquosas, indicando opções da Sensient  para formulações com o teor reduzido de álcool (ou sem álcool), que atendem a tendência global de “redução do uso de etanol”.

Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient

Um best seller da empresa, segundo Fernanda, é o SOLUBILISANT LRI®, um blend único de surfactantes, não iônico, que  permite substituir o álcool pela água. Apresentando baixa viscosidade, facilita a aplicação nas formulações, minimiza pegajosidade e espuma, além de solubilizar concentrados de perfume, óleos essenciais, vitaminas e outros ingredientes oleosos de cosméticos sem álcool.

Outra indicação da Sensient é o NATPURE® SOL CRYSTAL, lançado em 2020. “É a grande inovação verde da categoria. Patenteado, biodegradável e composto por 91% de ingredientes de origem natural, o ingrediente foi desenvolvido para inspirar a criação de demaquilantes e água micelares sustentáveis, com alta performance e que promovam bem-estar”, ressalta, informando que também apresenta baixa viscosidade, e a possibilidade  de obter microemulsões estáveis e transparentes com baixa porcentagem de uso.

Fernanda salienta, ainda, que a multifuncionalidade tem ganhado espaço na categoria limpadores faciais. Especialmente em época de crise econômica, os consumidores buscam por produtos all-in-one, que economizam tempo e dinheiro, favorecendo o surgimento de versões turbinadas de limpadores faciais que, além de higienizarem a pele, oferecem algum tipo de tratamento ou prevenção.

“Já faz alguns anos que estamos vivenciando a tendência de cuidados com a pele antipoluição. Nesse contexto, o carvão ativado tornou-se um ‘hero ingredient’, conhecido por ser um filtro natural com alta capacidade de absorção, sendo largamente usado na elaboração de produtos para o controle de oleosidade, remoção das impurezas mais profundas e diminuição dos poros”, afirma. Fernanda cita que como exemplo desde as famosas máscaras faciais detox, esfoliantes até águas micelares com o ativo. Nesse caminho, a Sensient oferece o seu VEGETABLE CHARCOAL, um novo grau fino de carvão, com tamanho reduzido de partícula, que o torna extremamente eficaz em formulações de limpeza profunda. “Nosso carvão vegetal é de origem sustentável, extraído das turfeiras europeias, não contém bambu e pode ser adquirido em pó ou dispersão”, garante.

Biotecnologia natural

Como forte parceira da indústria de Personal Care, a Evonik destaca dois produtos do seu portfólio que atendem o segmento de limpadores faciais: O RHEANCE® One e o dermosoft® decalact sebum MB. Segundo Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul, o RHEANCE® One é um biossurfactante que oferece limpeza eficiente e ao mesmo tempo suave, com ótimo perfil de sustentabilidade, unindo os benefícios mais procurados pelos consumidores com a facilidade de aplicação e manuseio pelos formuladores.

“Multifuncional, o RHEANCE® One apresenta excelente suavidade para a pele e mucosas e é altamente eficiente na solubilização de vários óleos essenciais, fragrâncias e aromas.  Quando testado com maquiagem de longa duração para rosto e olhos, demonstrou excelente desempenho na remoção de maquiagem comparado a outras alternativas”, destaca Coelho.

Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul

Fabricado por um processo biotecnológico totalmente natural, RHEANCE® One é um produto à base de ramnolipídeos para uso em aplicações como limpeza facial, lenços umedecidos e cuidados bucais. Disponível como uma solução aquosa de baixa viscosidade, é simples de manusear e de processar, permitindo adaptações na espuma e viscosidade para atender aos requisitos específicos de formulação através do ajuste do valor do pH.

Já o dermosoft® decalact sebum MB é um ingrediente multifuncional de origem natural, com aprovação COSMOS, que apresenta ação antimicrobiana, antioleosidade e adstringente, para limpeza suave da pele. É indicado para a limpeza do rosto, produtos leave on ou de cuidados especiais para peles oleosas ou mistas, incluindo as que possuem tendência a manchas.

De acordo com Coelho, o ingrediente ativo tem ação sobre várias condições da pele, como regulação da produção de sebo, tamanho de poros, crescimento bacteriano e vermelhidão. É capaz de limpar as impurezas sem afetar a barreira de proteção, ajudando a restabelecer a pele saudável.

“Com estas soluções, a Evonik vai ao encontro da tendência de produtos para a limpeza da pele que ofereçam não apenas o desempenho funcional de limpeza eficiente e suave, mas também benefícios adicionais combinados com perfil mais natural e sustentável”, completa.

Produtos 100% BCI      

Para Maria Sílvia Marelli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para o Mercosul da Stepan, as preocupações sociais e ambientais, sempre em transformação, apresentam seus desafios, mas também oportunidades. “A Stepan abraça uma visão ampla em sustentabilidade e está unicamente posicionada para fazer parcerias com os clientes e entregar produtos que equilibrem as necessidades da crescente população, com metas em sustentabilidade ambiental. Nosso objetivo é disponibilizar matérias primas para cosméticos, oferecendo um total de 25 produtos 100% BCI (índice de carbonos biorrenováveis)”, afirma.

Maria Sílvia Marelli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para o Mercosul da Stepan

Maria Sílvia cita como exemplo de produtos 100% BCI o STEPAN-MILD® L3, produto da reação entre álcool láurico e ácido lático. “A adição de apenas 1% em formulações de produtos de cuidados pessoais garante uma espuma mais densa e suave, proporcionando benefícios sensoriais para uma experiência enriquecedora, diferencial que o consumidor espera ver em constante evolução agregando benefícios para a pele”.

Para compor a formulação de um sabonete facial com suavidade, espuma rica e viscosidade adequada, a Stepan desenvolveu uma linha de tensoativos anfóteros especiais, com benefícios diferenciados, que podem ser utilizados tanto como tensoativos primários, como secundários, como é o caso do AMPHOSOL® CS-50, esse anfótero de fontes vegetais, trata-se de uma Hidroxisultaína. “Ele é ideal para produtos transparentes e pode ser utilizado em formulações com diferentes ranges de pH”.

A gerente da Stepan também destaca o produto NINOL® CAA, obtido a partir de cadeias C12-C14 saturadas de origem vegetal, que permite a solubilização de fragrâncias e ainda promove excelente desempenho na construção de viscosidade e na estabilização de espuma. Em níveis de concentração reduzidos, este tensoativo não-iônico multifuncional tem performance superior quando comparado a amidas e betaínas tradicionais. “NINOL CAA é uma solução ecológica para afirmações free from, que atendem às expectativas de inovação de produtos cosméticos”, acrescenta.

A combinação desses ingredientes, proporciona o desenvolvimento de produtos de cuidado facial premium e inovadores. “A Stepan dispõe de um banco de dados de formulações dirigidas ao mercado brasileiro, que atendem a performance esperada pelo consumidor e em seu desejo por uma experiência sensorial diferenciada”, complementa Maria Sílvia.

Peles sensíveis

Um tensoativo aniônico de alta suavidade e livre sulfatos é a indicação para produtos de limpeza facial de Natália Carvalho Scagliusi, especialista de produto de Personal Care da IMCD Brasil: Iselux™, que foi desenvolvido pela fabricante Innospec e que no país é distribuída com exclusividade pela IMCD, sendo um produto inovador alinhado às necessidades e demandas de mercado.

Natália Carvalho Scagliusi, especialista de produto de Personal Care da IMCD Brasil

“Uma das principais características de Iselux™ é a alta suavidade, sendo ideal para a limpeza de peles sensíveis”, afirma Natália, que destaca que o produto é biodegradável e de origem natural e fontes renováveis. Derivado dos óleos de palmas e coco, o tensoativo da Innospec também se diferencia pelo alto grau de vegetalização, aproximadamente 80%. O que está alinhado com o posicionamento da IMCD de trabalhar com parceiros e produtos que tem preocupação com a sustentabilidade em seu posicionamento estratégico.

A especialista da IMCD também aponta vantagens para o formulador, entre elas o fácil manuseio, a estabilidade em ampla faixa de pH e a excelente solubilidade em água, garantindo formulações de alta transparência, além de possibilitar fácil espessamento, apresentando excelente sinergia com eletrólitos, betaínas e compatibilidade com os principais espessantes de mercado. “Ele promove uma espuma volumosa e cremosa, característica muito valorizada pelos consumidores”.

Em testes realizados pela Innospec comparando o Iselux™ com os principais tensoativos do mercado, os resultados demonstraram a suavidade do produto na pele. “O time da IMCD Brasil está à disposição para uma apresentação mais detalhada sobre este produto ou para uma discussão aprofundada sobre projetos exclusivos”, finaliza.

Teste demonstrou a suavidade do Iselux™ comparado com os principais tensoativos do mercado

Ação detox

Stelly Correia Costa, gerente de Desenvolvimento de Negócios Active Ingredients para a América Latina da Clariant, lembra que uma das palavras mais pesquisadas em 2020 foi “limpeza”, como consequência da pandemia, e aposta que ela continuará valorizada nos próximos anos. “Muitos consumidores já tinham rotinas estabelecidas de limpeza facial e outros criaram seus momentos de cuidado com o rosto, principalmente devido ao intensivo uso de máscaras, que pode causar problemas na pele, como irritação e acne, que até ganhou um nome próprio: maskne”.

Stelly Correia Costa, gerente de Desenvolvimento de Negócios Active Ingredients para a América Latina da Clariant

Como esses produtos precisam ser eficientes e suaves, uma vez que o rosto é uma região bastante sensível, a Clariant Active Ingredients desenvolveu o ativo BioDTox®, uma combinação de ingredientes naturais que estimulam a eliminação de toxinas da pele e a protegem contra o efeito oxidativo causado pelos radicais livres. Segundo Stelly, sua composição reúne bioflavonoides de frutas cítricas, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres; aloe vera, rica em polifenóis com ação antibacteriana, antioxidante e fortalecedora do sistema imunológico, e brócolis, importante fonte de sulforafano, conhecido especialmente por ativar a via de detoxificação Nrf-2, ajudando a eliminar toxinas e a proteger a pele do estresse oxidativo.

BioDtox® promove uma limpeza profunda sem agressão, além de diminuir a capacidade dos poluentes se aderirem à pele. Ele pode ser usado em uma série de fórmulas, como produtos para limpeza diária e proteção da pele, sabonetes, séruns, águas micelares, loções, máscaras e outros produtos com a função detox e antipoluição.  “Após uma aplicação, já é possível ver a melhora de 18% na radiância da pele exposta a agentes contaminantes. Em pouco tempo, outros efeitos se tornam perceptíveis: controle de oleosidade, menor descamação e redução dos poros”, garante Stelly. Confira aqui sugestão de formulação de água micelar.

Adicionalmente ao ingrediente ativo BioDtox®, Thiago Magalhães, gerente técnico de Personal Care para a América Latina da Clariant, pontua que é  preciso também entregar ao consumidor uma formulação eficiente e, ao mesmo tempo, suave e gentil para a pele. “Indicamos a linha de tensoativos suaves GlucoTain®, feita à base de açúcar (índice de carbono renovável de 95%), que oferece benefícios sensoriais surpreendentes, que podem ser aplicados a uma ampla gama de produtos para cuidados da pele com enxague”. O ingrediente também possui excelente compatibilidade com uma grande variedade de ingredientes, fragrâncias, óleos e outros ativos. “É uma alternativa para substituição de produtos tradicionais, como Betaína, APG, PEG-40 hydrogenated castor oil e outros”.

Thiago Magalhães, gerente técnico de Personal Care para a América Latina da Clariant

Entre os benefícios do GlucoTain®, Magalhães destaca a alta performance em espumação, mesmo com a redução de tensoativos, e o sensorial diferenciado, possibilitando a diminuição de poliquaternium nas formulações. Além disso, ajuda a construir a viscosidade do sistema aniônico, permitindo diminuir produtos petroquímicos normalmente utilizados para essa finalidade, e a aumentar o grau de vegetalização do produto final. “Ele também permite solubilizar fragrâncias, evitando o uso de produtos etoxilados para isso e gerando savings no processo de produção, além de apresentar excelente perfil de biodegradabilidade, comparado aos outros surfactantes tradicionais de mercado”.

Higiene fisiológica

A marca Bioderma oferece uma verdadeira coleção de águas micelares, indicadas para diferentes necessidades de cada tipo de pele. Entre elas, a Pigmentbio H2O, água micelar com ação clareadora que diminui marcas escuras e promove um rosto mais iluminado, uniforme e purificado desde a higiene. O produto, que contém azelato de lisina e Andrographolide, limpa, remove a maquiagem e retira os resíduos de poluição do rosto e reduz em a produção excessiva de melanina. A linha também conta com a Hydrabio H2O, que estimula a produção de aquaporina, e Sébium H2O, solução micelar desenvolvida exclusivamente para peles mistas, oleosas e acneicas.

Livre de sabão

Muitas marcas lançaram nos últimos meses soluções inovadoras em limpeza facial. Recém-lançado pela Bayer, Bepantol® Derma Gel Facial Diário tem fórmula livre de sabão, que oferece uma combinação de ingredientes, entre eles Dexpantenol, niacinamida, glicerina e óleo de argan, que permitem uma limpeza delicada e suave, enquanto garante a manutenção dos níveis de hidratação natural da pele, deixando-a com uma sensação suave, sem irritá-la.

Regenerador da barreira

Normaderm Phytosolution Gel de Limpeza Intensivo, da Vichy, possui base de limpeza de origem vegetal para limpar sem agredir a pele, enquanto a mantém hidratada. Indicado peles oleosas a acneicas, a formulação é sem álcool, sem sabão, sem sulfato e com pH semelhante ao da pele. Ácido salicílico (purificante), derivado de probiótico (regenerador da barreira da pele), zinco e cobre (reguladores da oleosidade) e água termal mineralizante de Vichy estão na composição do produto.

Renovação celular

O Gel de Limpeza Facial Effaclar Concentrado, da La Roche-Posay,  possui fórmula concentrada, especialmente desenvolvida para peles brasileiras, com uma combinação única de ácido salicílico, zinco e LHA®, uma nova geração de renovador celular. Indicado para peles oleosas a acneicas. O produto desobstrui os poros profundamente e reduz a oleosidade de forma duradoura além de ter eficácia antiacne comprovada.

Biodiversidade brasileira

Enriquecida com a betaína de cupuaçu, tensoativo natural da biodiversidade brasileira e glicerina vegetal, a Espuma de Limpeza Suave de Natura Chronos possui uma espuma cremosa e refrescante que limpa a pele suavemente. O sensorial da fórmula é adequado para todos os tipos de pele.

Efeito mate

O Gel de Limpeza Facial Garnier é enriquecido com vitamina C, que purifica, reduz marcas e a oleosidade, deixando a pele com efeito mate.

Ação 7 em 1

Com fórmula não oleosa e ação sete em um, a Água Micelar Hialurônico L’Oréal Paris limpa, demaquila, purifica, reequilibra, tonifica, suaviza e preenche a pele com hidratação.  Suas micelas agem como um imã que remove a maquiagem e impurezas do rosto. Já o ácido hialurônico, conhecido por seu poder preenchedor, ajuda a manter o nível de hidratação da pele, prevenindo o aparecimento de novas linhas de expressão.

Potente demaquilante

A linha Artistry Skin Nutrition, que a Amway trouxe para o Brasil em março oferece dois produtos para limpeza. A Água Micelar Demaquilante e Limpador Artistry Skin Nutrition promete dissolver fórmulas de longa duração e à prova d’água. Já o Balancing Gel de Limpeza Facial contém aloe vera e aminoácidos, que refresca e forma uma espuma leve que limpa e purifica profundamente a pele removendo o excesso de oleosidade sem agredir a pele.

Os últimos lançamentos demonstram que a etapa da limpeza da pele deixou de ser aquela que antecede a aplicação dos produtos de tratamento. As marcas precisam, portanto, não apenas reforçar a sua ação “pouco agressiva”, mas defender atributos mais valorizados para melhorar as condições da pele sob vários aspectos, como hidratação, renovação celular, proteção antioxidante, equilíbrio do microbioma, multifuncionalidade, entre muitos outros.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers