L’Occitane: região das Américas teve salto de 57% nas vendas no primeiro trimestre
Embora, de acordo com a Bloomberg, a L’Occitane possa deixar a Bolsa de Valores de Hong Kong, na qual está listada há 14 anos, o grupo de cosméticos anunciou que registrou, no primeiro trimestre de seu ano fiscal 2023/24 encerrado em 30 de junho, um faturamento de 502 milhões de euros, alta de 24,5% à taxa de câmbio constante.
O crescimento foiimpulsionado pela marca americana de skincare Sol de Janeiro, adquirida no final de 2021, mas também pela principal marca do grupo, L’Occitane en Provence, que se beneficiou da recuperação, ainda que suave, do mercado chinês.
“Estamos atentos às incertezas macroeconômicas contínuas, como sinais de uma recuperação mais lenta do que o esperado na China, inflação persistente nos principais mercados e ventos contrários à taxa de câmbio. No entanto, continuamos cautelosamente otimistas sobre nossas perspectivas para o ano fiscal de 2024, apoiados por maiores investimentos em marketing nos principais mercados e canais de distribuição de nossa marca principal e no desenvolvimento contínuo de nossas novas marcas”, disse André Hoffmann, CEO da L’Occitane, sublinhando o desejo de desenvolver a Sol de Janeiro e a Grown Alchemist, marca australiana de cuidados com a pele comprada em março de 2022, na região da Ásia-Pacífico e no varejo de viagem.
No primeiro trimestre de 2023/24, a marca L’Occitane en Provence registrou vendas de 290 milhões de euros, alta de 4,4% a câmbio constante. A Sol de Janeiro viu as suas vendas atingirem os 113 milhões de euros, um aumento de 171%. A Elemis, por seu lado, registrou um volume de negócios de 48 milhões de euros, um salto de 23,6%. Por último, as demais marcas do grupo, LimeLife, Melvita, Erborian, L’Occitane au Brésil e Grown Alchemist, obtiveram vendas de 50 milhões de euros, um aumento de 16,2%.
Graças ao desempenho da Sol de Janeiro, as vendas na região das Américas geraram 202,5 milhões de euros, um aumento de 57,5%. A região da Ásia-Pacífico viu as suas vendas atingirem os 180 milhões de euros, um aumento de 11,2%. As da região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) atingiram os 120 milhões de euros, um crescimento de 6,4%.
No primeiro trimestre, as vendas online aumentaram 24,4% para 149 milhões de euros, lideradas pelas da marca Sol de Janeiro. As vendas de varejo atingiram os 160 milhões de euros, um aumento de 3,5%, e as vendas em multimarcas atingiram 193 milhões de euros, +50,6%.
Presente em 90 países, o grupo L’Occitane, que conta com um portfólio de oito marcas, possui uma rede de 3.000 lojas, sendo 1.300 próprias.
Fonte: Fashion Network 26..07.2023