L’Oréal desenvolve parceria exclusiva de P&D para bioimpressão de cabelos
A L’Oréal está comprometida com a engenharia de tecidos há quase 30 anos e detém um conhecimento e expertise únicos na área de biologia capilar. Com esta exclusiva parceria de pesquisa, L’Oréal e Poietis levam adiante um novo desafio científico: a bioimpressão de um folículo capilar, um pequeno órgão que produz os cabelos, usando uma bioimpressora.
Esta tecnologia de bioimpressão assistida por laser desenvolvida pela Poietis para produzir tecido biológico pode posicionar células em 3D com uma resolução celular extremamente alta e viabilidade celular (mais de 95%). Esta tecnologia única de bioimpressão envolve a disposição sucessiva de camadas de micro-gotas de bio-tintas usando um escaneamento rápido por um feixe de laser. O tecido biológico vivo criado deve então ser maturado por cerca de três semanas antes de ser usado em testes.
A combinação desta exclusiva tecnologia à expertise única da L’Oréal em biologia capilar podem possibilitar a criação de um folículo funcional capaz de produzir cabelos – esta é a ambição de L’Oréal e Poietis.
“Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a L’Oréal. O fato de que uma empresa mundialmente renomada está adotando a nossa tecnologia é um grande passo para a Poietis,” diz Fabien Guillemot, CEO e Diretor Executivo Científico da Poietis.
“A nossa parceria com a L’Oréal deve levar ao desenvolvimento de aplicações inovadoras em termos de engenharia de tecidos”, acrescenta Bruno Brisson, Diretor Geral e Diretor Executivo Comercial.
“Para a L’Oréal, a combinação das nossas respectivas áreas de expertise abre a possibilidade de realizações anteriormente inéditas na área de cabelos. Esta parceria de pesquisa é muito motivadora para as equipes de Pesquisa Avançada,” explica José Cotovio, Diretor do Departamento de Métodos e Modelos Preditivos, Pesquisa e Inovação da L’Oréal.
A parceria de pesquisa multianual entre Poietis e L’Oréal nas áreas de biologia capilar e engenharia capilar deve levar a novos avanços em conhecimento capilar e permitir o desenvolvimento de testes exclusivos de eficácia em amostras de cabelos bioimpressos.
Aproveitando o tema, o que torna os cabelos tão fortes?
A resposta está em uma publicação recente de uma equipe transdisciplinar da L’Oréal e do Laboratório de Física Sólida da Universidade Paris-Sud em PNAS (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências). O estudo desvenda um entendimento mais profundo da mecânica dos cabelos e revela a sua organização supramolecular dinâmica.
A fibra capilar é dotada de uma propriedade mecânica única, que é a resistência à quebra e ao alongamento. Para entender a origem desta propriedade mecânica única, uma equipe transdisciplinar da L’Oréal investigou a maturação progressiva da fibra capilar, começando do bulbo inferior. Este estudo dará indícios para identificar melhor e criar compostos ativos, com o objetivo de modular as propriedades mecânicas da fibra capilar.
Leia a publicação completa aqui: http://www.pnas.org/content/113/21/5940.long