L’oréal e startup Gjosa se unem para enxaguar xampu com apenas 1,5 litro de água
Em um momento em que o acesso à água é uma questão estratégica, a L’Oréal e a Gjosa anunciaram que agora são capazes de enxaguar o xampu com apenas 1,5 litro de água, em vez dos 8 litros normalmente necessários.
A startup suíça Gjosa desenvolveu um chuveiro de baixo fluxo (2 litros de água por minuto), que quebra o fluxo de água enquanto acelera a velocidade das gotículas, de modo que o enxágue seja mais eficaz. Para otimizar a operação, os cientistas da L’Oréal desenvolveram xampus mais fáceis de enxaguar, aplicados diretamente no chuveiro. Alguns parâmetros do jato de água foram ajustados em condições reais para obter o enxágee correto, sem respingos, e reduzindo o consumo de água e energia em quase 70%.
O acesso à água é uma questão crescente em todo o mundo: o consumo mundial de água está crescendo duas vezes mais rápido que a população e, segundo a ONU, em 2025, 2/3 da população mundial pode estar vivendo em condições de estresse hídrico. Os xampus e gel de banho usam uma quantidade considerável de água. Daí a vantagem de encontrar uma maneira de usar cada gota de água da melhor maneira possível.
“Esta é uma parceria exclusiva exemplar, baseada nas expectativas dos consumidores, usa tecnologia de ponta para trazê-los para o caminho do desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência totalmente nova ao consumidor”, disse Amin Abdulla e Luc Amgwerd, fundadores da Gjosa.
“Os resultados iniciais oferecem grandes perspectivas para uma inovação que reduz visivelmente o consumo de água em nossas práticas diárias de higiene. Esta tecnologia inovadora está perfeitamente alinhada com nossos compromissos com a inovação sustentável”, reforçou Laurent Attal, vice-presidente de pesquisa e inovação da L’Oréal.
Testados nos laboratórios da L’Oréal, os protótipos do novo chuveiro estão sendo testados em vários salões de cabeleireiros do mundo, como na África do Sul e nos EUA, antes de prever a implantação dessa tecnologia no mercado de cabeleireiros profissionais.