No mês dedicado à temática, o evento marcou o lançamento do grupo Vertentes e de uma cartilha sobre saúde mental, que será distribuída para os salões parceiros de L’Oréal Produtos Profissionais
Na tarde da última terça-feira (31), no Auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, aconteceu o lançamento do “Vertentes – Ecossistema de Saúde Mental”, grupo plural constituído de instituições voltadas à promoção de saúde e bem-estar mental, além da apresentação da cartilha proprietária com boas práticas relacionadas à temática. Entre as associações fundadoras do grupo está a ASEc+, responsável pelo Movimento Saber Lidar, que lidera a implementação do programa HeadUp, causa global de L’Oréal Professionnel, no Brasil.
Na ocasião, Joana Fleury, diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais, contou como a temática é trabalhada dentro do grupo e reafirmou o compromisso a longo prazo estabelecido por L’Oréal Professionnel com a saúde mental dos profissionais de beleza, em especial, cabeleireiros. Por meio do programa HeadUp, a marca tem oferecido treinamentos, que já foram assistidos por mais de 5.000 profissionais brasileiros, a fim de letrá-los e conscientizá-los sobre questões envolvendo saúde mental.
“Sabemos que existe um grande desafio de investimento público e privado na saúde mental, o que evidencia a enorme responsabilidade que um grupo como o Grupo L’Oréal, assim como tantos outros no mercado, têm nesse processo. Para se ter uma ideia, só em L’Oréal somos cerca de 3 mil colaboradores no Brasil. Imagina, enquanto iniciativa privada, como conseguimos tocar e mobilizar pessoas quando falamos de suporte e educação sobre esse tema, que é um direito básico. Na Divisão de Produtos Profissionais já iniciamos esta jornada de acolhimento ao lançar o programa HeadUp, que tem como objetivo ajudar a mitigar a preocupação número #1 dos profissionais de beleza que é, justamente, a saúde mental”, afirma Joana Fleury, Diretora Geral de L’Oréal Produtos Profissionais, durante sua participação no local.
A cartilha “Linguagem em Saúde Mental Importa”, lançada durante o evento, visa conscientizar o público sobre a importância da linguagem quando o assunto é bem-estar mental, e como através dela é possível que sejam criados espaços seguros e saudáveis para que cada um possa ser quem realmente é. L’Oréal Professionnel, a fim de somar forças e contribuir para o combate a estigmas sobre a causa, irá distribuir a cartilha virtual nos salões atendidos diretamente por L’Oréal no Brasil, agregando mais um passo na jornada Head Up.
“A primeira reflexão que a gente fez é como nós, da indústria e iniciativa privada, podemos atuar na promoção e prevenção à saúde mental, mesmo que o Grupo L’Oréal esteja ligado à beleza em primeira instância. Por isso, hoje estamos aqui como um parceiro dessa causa e participando da discussão, e agradecemos a possibilidade de assumir o compromisso de dar mais um passo rumo à promoção da saúde mental na indústria profissional com a distribuição da cartilha nos 4 mil salões que atendemos diretamente no Brasil. Esse é apenas o primeiro passo dessa parceria com o Vertentes” afirmou Joana.
Lançada em junho deste ano, a campanha Head Up foi desenvolvida em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), a fim de dar visibilidade à saúde mental dos profissionais de beleza, por meio de treinamentos, conscientização e agendas adaptadas para cada país. No Brasil, a ONG Movimento Saber Lidar lidera a iniciativa, que agora se prepara para o lançamento do “Mapa da Saúde Mental”, novo desdobramento anunciado por Joana Fleury durante o evento, e que será divulgado nas próximas semanas.