Após constatar que mais da metade dos cabeleireiros no Brasil diz se preocupar com sua saúde mental, L’Oréal Professionnel lança iniciativa com treinamento e conscientização sobre o tema
Desde 1909, a L’Oréal Professionnel, marca de produtos e serviços de alta performance que une o pioneirismo tecnológico à expertise dos melhores profissionais de beleza, tem sido parceira e grande aliada dos profissionais, elevando, aprimorando e apoiando a indústria profissional de beleza. Hoje, a marca vai além ao lançar a campanha global “Head Up”, que visa dar mais visibilidade para a saúde mental, em especial dos profissionais de beleza como os cabeleireiros. A iniciativa conta com treinamento por meio de uma série de vídeos divididos em quatro módulos com foco na conscientização sobre o tema.
A campanha “Head Up”, com conteúdos cocriados com cabeleireiros do mundo inteiro com foco na saúde mental, foi globalmente desenvolvida pela marca em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), após estudos da marca apontarem que a saúde mental é o 13º desafio para os profissionais de salão. No Brasil, segundo estudo realizado pela L’Oréal Professionnel com 257 respondentes, o dado é ainda mais agravante, já que a saúde mental é a segunda maior preocupação de acordo com 59% dos respondentes.
Ser cabeleireiro é também ser um ouvinte. Em média, os profissionais passam 2 mil horas¹ por ano ouvindo seus clientes e oferecem um atendimento que vai além do serviço. De fato, esses profissionais fornecem apoio social e emocional, sendo que 75% dos clientes consideram a ida ao cabeleireiro uma forma de autocuidado. Esses profissionais ouvintes também precisam ser ouvidos.
“Sabemos que saúde mental foi uma grande questão para todos durante a pandemia, porém quando olhamos para o mercado de beleza e todos os desafios que foram vividos é nítido que quem trabalhava com ele precisou se reinventar e desenvolver uma grande resiliência. Sempre fomos parceiros em todos os quesitos, desde a capacitação profissional até em como auxiliar o negócio, hoje queremos continuar cuidando do business, e mais do que nunca, após tudo, temos um olhar 360º para quem toca e cuida diariamente das nossas consumidoras. Precisamos olhar e cuidar de quem cuida”, afirma Mariana Salgado, diretora da L’Oréal Professionnel no Brasil.
Com o propósito de aumentar a conscientização acerca da saúde mental, o conteúdo foi disponibilizado no canal de Youtube da marca e no Access, plataforma de ensino de L’Oréal Produtos Profissionais. O conteúdo é dividido em quatro módulos certificados de oito minutos cada, apresentados por Hayley Jepson, co-desenvolvedora de Head Up, e Daniel Mason Jones, educador de L’Oréal Professionnel e co-desenvolvedor de Head Up, com os temas: Apresentação (Head Up Keys Résumé), Saúde Mental Importa, EU: Autocuidado, e VOCÊ: Definindo limites. Além de conteúdos online, cada país contará com uma ONG local que será parceira no desenvolvimento de encontros e uma agenda específica para cada país. No Brasil, a ONG responsável será o Movimento Saber Lidar, que tem o objetivo de promover a saúde mental de profissionais que lidam diretamente com o público.
“Nos últimos anos, o reconhecimento da importância da saúde mental cresceu rapidamente. Portanto, trabalhar com L’Oréal Professionnel em prol da saúde mental dos profissionais de cabelo era essencial. Tenho orgulho de co-desenvolver este programa de treinamento gratuito.”, comenta Katrina Gay, especialista em saúde mental da ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), co-desenvolvedora da Head Up.