Iniciativa conjunta com varejistas e dermatologistas busca combater a desinformação e promover práticas seguras de fotoproteção
À medida que os riscos do câncer de pele ganham mais visibilidade, a L’Oréal Dermatological Beauty (LDB) intensifica seus esforços de conscientização com o lançamento oficial da campanha Sun Responsibly. A iniciativa, apresentada na Reunião Anual da Academia Americana de Dermatologia, agora se expande para mídias sociais, redes varejistas e plataformas da The Skin Cancer Foundation.
A campanha surge como resposta à crescente preocupação com os impactos da exposição solar inadequada. Segundo a Skin Cancer Foundation, um em cada cinco americanos será diagnosticado com câncer de pele até os 70 anos, e mais de duas mortes ocorrem a cada hora nos EUA em decorrência da doença.
Criada a partir de um apelo feito por Tracy Bliss em 2022 durante o evento Dermatology and Retail Alliance, a campanha ganhou força com a formação do consórcio Sun Care Consortium, reunindo varejistas como Ulta Beauty, CVS, Walgreens, Meijer e Hy-Vee, além de especialistas e dermatologistas.
“A missão da LDB é liderar soluções dermatológicas sustentáveis e eficazes. Desenvolver fórmulas de proteção solar que as pessoas gostem de usar é parte do nosso compromisso com a prevenção do câncer de pele”, afirmou Damien Favre, presidente da L’Oréal Dermatological Beauty nos EUA. “Mas queremos ir além do produto: buscamos colaboração ativa entre profissionais da saúde e o varejo para ampliar o alcance da orientação especializada”, completou.
Com vendas de produtos solares em alta — o mercado de massa movimentou US$ 2,5 bilhões em 2024 e o segmento de prestígio, US$ 539,3 milhões, segundo a Circana —, há espaço para crescimento. A estratégia da campanha inclui aumentar o acesso e a educação sobre reaplicação correta e uso diário de fotoprotetores, inclusive por meio de iniciativas como a distribuição de amostras, sinalização em lojas e cupons promocionais.
A LDB também destaca a necessidade de enfrentar a desinformação disseminada por influenciadores nas redes sociais, como mitos sobre protetores solares causarem câncer ou serem desnecessários em dias nublados. “A quantidade de besteira que vemos online é alarmante”, alertou Deborah S. Sarnoff, presidente da Skin Cancer Foundation.
Dermatologistas como Heather Woolery-Lloyd e Mamina Turegano reforçam o papel educativo da campanha ao esclarecer mal-entendidos sobre a exposição ao sol e uso de fotoprotetores. “Queremos incentivar uma relação equilibrada com o sol, sem alarmismo, mas com responsabilidade”, declarou Turegano.
Ao longo do verão, consumidores encontrarão a campanha Sun Responsibly nos principais pontos de venda, mídias sociais e ações de engajamento da Skin Cancer Foundation, incluindo anúncios na revista anual da entidade e nos monitores do trailer Destination Healthy Skin, que oferece exames gratuitos.
Com a adesão de marcas como La Roche-Posay e CeraVe, a LDB aposta na força da colaboração para transformar a proteção solar em um hábito diário. “Nossa meta é tornar Sun Responsibly um movimento duradouro, não apenas uma campanha sazonal”, concluiu Penny Coy, vice-presidente da Ulta Beauty.