Lucro da Colgate-Palmolive sobe 6,1% no 4º tri
A fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza teve um ganho de US$ 643 milhões nos últimos três meses de 2019
A Colgate-Palmolive, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, obteve lucro líquido atribuído aos controladores de US$ 643 milhões no quarto trimestre de 2019, alta de 6,1%. O lucro por ação ficou em US$ 0,75, valor 7,14% acima de igual período de 2018.
A última linha do balanço foi beneficiada pela reversão de diversos tributos como o ICMS no Brasil, que contribuiu com US$ 30 milhões; o programa de eficiência e crescimento da multinacional, de US$ 27 milhões; e custos relacionados à aquisição de US$ 20 milhões.
Entre outubro e dezembro do ano passado, a receita da Colgate totalizou US$ 4 bilhões, um avanço de 5,35% ante igual período de 2018. Na América Latina, que corresponde a 23% das vendas, a alta foi de 2%.
Os resultados da dona das marcas de creme dental Sorriso, do sabonete Protex e do desinfetante Pinho Sol ficaram acima da média do consenso dos analistas, que esperavam US$ 0,73 de lucro por ação e receita de US$ 3,93 bilhões.
As despesas gerais, administrativas e de vendas representaram 35,2% da receita líquida no quarto trimestre ante 34,8% das vendas líquidas no mesmo intervalo de 2018. Os investimentos globais em publicidade somaram US$ 426 milhões no período, alta de 13,3%.
América Latina
Principal mercado da Colgate-Palmolive representando 23% das vendas, a América Latina registrou aumento de 3% no lucro operacional durante o quarto trimestre de 2019, para US$ 245 milhões, ou 27% da receita líquida. A receita foi 2% maior.
O resultado foi atribuído ao aumento no lucro bruto, mas parcialmente compensado pelas despesas de vendas, gerais e administrativas maiores. Na região, o aumento médio dos preços dos produtos foi de 3,5% e o volume vendido cresceu 3%, liderado por México e Colômbia.
A Colgate segue líder em creme dental na América Latina, com ganho de participação de mercado Colômbia, Argentina, República Dominicana, Costa Rica, Chile e Panamá. A multinacional também segue com a maior fatia das escovas manuais vendidas.
Na América do Norte, segundo maior mercado com 21% das vendas, o lucro operacional caiu 10% em base anual, para US$ 232 milhões. A receita cresceu 1,5% entre outubro e dezembro. O volume de produtos vendidos foi 3,5% superior, mas os preços recuaram 2%.
A Ásia-Pacífico, com 17% das vendas, teve expansão de 7%, sendo que o lucro operacional foi 22% maior, para US$ 192 milhões. O volume vendido foi 4,5% superior e os preços foram reduzidos, em média, 2%.
Na Europa, que representou 16% das vendas no trimestre, o lucro operacional foi de US$ 172 milhões, alta de 12%. O volume vendido foi 13% maior e os preços caíram 0,5%. A região África e Eurásia, com fatia de 6% das vendas, teve lucro operacional de US$ 46 milhões, alta de 14%. A unidade de nutrição animal Hill’s, viu a receita crescer 8% e o lucro operacional também aumentar 8%, a US$ 203 milhões.
Previsão para 2020
A Colgate-Palmolive prevê crescimento de 4% a 6% na receita em 2020, disse Wallace.
Neste ano, a previsão é de que as vendas orgânicas, que desconsideram variação na taxa de câmbio, aquisições e desinvestimentos, sejam entre 3% a 5% maiores. “Esse crescimento reflete nosso plano de continuar investir por trás de nossas marcas”, disse Wallace.
Em 2019, a multinacional americana também manteve a liderança no mundo em escovas manuais, com a marca Colgate representando 31,6% da categoria.
Fonte: Valor Econômico 31.01.2020